Cerzindo o tecido social : ressignificações do Bordado Arpillera e a vida de atingidas por Belo Monstro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Ralyanara Moreira, 1989-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/54
Resumo: Orientador: Antonio Augusto Arantes Neto
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Ao se reunirem para bordar, as mulheres refletem sobre perdas e deslocamento forçado; sobre as novas condições de vida; fortalecem a coesão enquanto grupo; e alimentam a consciência de constituição de gênero, classe, raça e etnia. Esses processos acrescentam aos bordados, enquanto objetivação de seu modo de expressão, o sentido de denúncia feminina. Em face dessa realidade, a pesquisa versa sobre as criações, usos e sentidos do bordado arpillera, tal como praticado por mulheres impactadas por barragens no Brasil. As apropriações e ressignificações dessa forma de expressão, disseminada pelo MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens –, revelam experiências de perda, ao mesmo tempo em que permitem a (re)elaboração e expressão do "ponto de vista" de cada uma das mulheres e suas famílias, fortalecendo-as no contexto das relações de gênero, em particular no enfrentamento de problemas emergentes nas conjunturas locais. Para tanto, a pesquisa focaliza processos socioculturais e políticos relativos à criação de arpilleras no conjunto da vida cotidiana de mulheres em Altamira, estado do Pará, localizada na região do médio/baixo Xingu, assim como a circulação desses bordados para além das especificidades onde são criados. O estudo antropológico foi desenvolvido com mulheres expulsas do Xingu e deslocadas compulsoriamente para Reassentamentos Urbanos Coletivos – bairros construídos na periferia da cidade pela empresa concessionária da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Norte Energia. A criação do bordado arpillera compõe o pensar-saber-fazer antropologias e pesquisas, de maneira que as peças foram acionadas como uma metodologia de realização do estudo e como constituidoras dos processos de criação da teseAbstract: Groups of women in different regions of Brazil are creating "testimonies" of daily life through threads, needles, scissors and fabrics. Their embroideries adopt the arpilleras’ language created in Chile. When gathering to embroider, women reflect on losses, forced displacement and new living conditions; they strengthen cohesion as a group and nurture awareness of gender, race and ethnicity. These processes add to the embroideries, as objectification of their way of expression, the sense of feminine denunciation. In the face of this reality, this research deals with the creations, uses and meanings of arpillera embroidery, as practiced by women impacted by dams in Brazil. The appropriations and resignifications of this form of expression, disseminated by MAB (Movement of People Affected by Dams), reveal experiences of loss, while allowing the (re)elaboration and expression of the point of view of each of the women and their families, empowering them in the context of gender relations, particularly in addressing emerging problems in the local conjunctures. Therefore, this research focuses on socio-cultural and political processes related to the creation of arpilleras in the daily life of women in Altamira, state of Pará, located in the middle/lower Xingu region, as well as the circulation of these embroideries beyond the specificities where they are created. The anthropological study was carried out with women expelled from the Xingu and compulsorily displaced to Collective Urban Resettlements - neighborhoods built on the outskirts of the city by the utility company of the Belo Monte Hydroelectric Power Plant, Norte Energia. The creation of arpillera embroidery makes up the think-know-do anthropologies and research, so that the pieces were used as a methodology for conducting the study and as constituting the processes of creating the thesisDoutoradoAntropologia SocialDoutora em Antropologia SocialFAPESP2016/18776-3[s.n.]Arantes Neto, Antonio Augusto, 1943-Beltrão, Jane FelipeSimioni, Ana Paula CavalcantiKofes, Maria SuelyFrança, Isadora LinsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreire, Ralyanara Moreira, 1989-20212021-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (400 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/54FREIRE, Ralyanara Moreira. Cerzindo o tecido social: ressignificações do Bordado Arpillera e a vida de atingidas por Belo Monstro. 2021. 1 recurso online (400 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/54. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230083Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-05T10:57:38Zoai::1230083Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-05T10:57:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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