Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634916
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_e902a8862da5dcb6ac2ee32831a25b9c
oai_identifier_str oai::1062583
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/PedagogiaQuestions of gender analysis : Pibid/Pedagogy projects observationsPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Identidade de gêneroCriançasPsicanáliseEducaçãoInstitutional Program of Scholarships for Teaching (Brazil)Gender identityChildrenPsychoanalysisEducationOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho analisa casos narrados em relatórios semanais, produzidos por bolsistas do subprojeto Pibid/Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em que emergem questionamentos e inquietações a respeito de identidade de gênero, apresentados pelas crianças participantes do subprojeto, realizado em uma escola municipal de Campinas. Analisam-se também as produções escritas ou desenhadas pelas próprias crianças durante a execução do subprojeto, no intuito de equiparar as duas vozes ¿ que se entrecruzam ¿ sobre o mesmo acontecimento. A pesquisa se subdivide, ainda, em análise de relatórios feitos pela própria pesquisadora e relatórios feitos por outras duas bolsistas. Os relatórios da própria pesquisadora abordam registros de uma turma do quarto ano fundamental de 2014 e outra do quinto ano fundamental de 2015. As outras duas bolsistas se referem a uma turma de segundo ano fundamental, de 2014, e uma turma do quarto ano fundamental, de 2017. A metodologia consiste em análise interpretativa dos casos, pelo viés psicanalítico, sustentada principalmente por teorias de Sigmund Freud e D.W. Winnicott. A investigação enfatiza que a interação entre bolsistas e alunos, num contexto suficientemente bom, pode gerar contribuições fundamentais na formação de ambos. Para isso, usam-se os conceitos de holding e mãe suficientemente boa apresentados por Winnicott. Numa análise transversal, também se procura compreender como os aspectos socioculturais de gênero são absorvidos ou refutados por alunas e alunos. E percebe-se que as crianças têm algo a dizer sobre suas fantasias, aspirações, inquietações e angústias a respeito das questões de identidades de gênero, e um espaço que as acolha pode fazer brotar e amadurecer uma atitude íntima e compartilhada de elaboração da condição de ser sexuado inerente ao humanoAbstract: This paper analyzes cases reported in weekly reports, produced by scholarship students from the subproject Pibid / Pedagogy of the School of Education of the State University of Campinas, in which questions and concerns about gender identity emerge, presented by children participating in the subproject, that was conducted in a municipal school of Campinas. Written or drawn productions made by the children themselves are also analyzed during the execution of the subproject, in order to equate the two voices - which intertwine - on the same event. The research is further subdivided into analysis of reports made by the researcher herself and reports made by two other scholars. As part of the reports of the researcher herself, are records of a class of the fourth year of elementary school of 2014 and another of the fifth elementary school year of 2015. As for the records of the other two scholarship students, they refer to a class of the second elementary school year of 2014 , and a class of the fourth elementary school year of 2017. The methodology consists of an interpretative analysis of the cases, by the psychoanalytic bias, supported mainly by theories of Sigmund Freud and D. W. Winnicott. The research emphasizes how the interaction between scholars and students, in a sufficiently good context, can generate fundamental contributions in the formation of both. To this end, the concepts of holding and good enough mother presented by Winnicott are used. In a cross-sectional analysis, the socio-cultural aspects of gender are also taken into account, trying to understand how they are absorbed or refuted by the students. Throughout the work, it is possible to identify that children have something to say about their fantasies, aspirations, concerns and anxieties about issues of gender identities and that a space capable of accommodating them can sprout and mature an intimate and shared attitude in the elaboration of the condition of being sexual inherent to the humanMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCNPQ148143/2016-4[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Trevisan, Anderson RicardoVillela, Fabio Camargo BandeiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendonça, Lilian Cardoso de, 1991-20182018-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (91 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634916MENDONÇA, Lilian Cardoso de. Análise de questões de gênero: observações do subprojeto Pibid/Pedagogia. 2018. 1 recurso online (91 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634916. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062583Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-04T10:37:22Zoai::1062583Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-04T10:37:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
Questions of gender analysis : Pibid/Pedagogy projects observations
title Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
spellingShingle Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Identidade de gênero
Crianças
Psicanálise
Educação
Institutional Program of Scholarships for Teaching (Brazil)
Gender identity
Children
Psychoanalysis
Education
title_short Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
title_full Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
title_fullStr Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
title_full_unstemmed Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
title_sort Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
author Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
author_facet Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Trevisan, Anderson Ricardo
Villela, Fabio Camargo Bandeira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Identidade de gênero
Crianças
Psicanálise
Educação
Institutional Program of Scholarships for Teaching (Brazil)
Gender identity
Children
Psychoanalysis
Education
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Identidade de gênero
Crianças
Psicanálise
Educação
Institutional Program of Scholarships for Teaching (Brazil)
Gender identity
Children
Psychoanalysis
Education
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634916
MENDONÇA, Lilian Cardoso de. Análise de questões de gênero: observações do subprojeto Pibid/Pedagogia. 2018. 1 recurso online (91 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634916. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634916
identifier_str_mv MENDONÇA, Lilian Cardoso de. Análise de questões de gênero: observações do subprojeto Pibid/Pedagogia. 2018. 1 recurso online (91 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634916. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062583
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (91 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189134537850880