Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229 |
Resumo: | Orientador: Maria Ines de Freitas Petrucci dos Santos Rosa |
id |
UNICAMP-30_e91397132a834fae8953005df54f9b4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::393596 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidoresEveryday life school and curricular politics : tactics between consuming teachersCurrículosEnsino médioProfessoresNarrativasCompetênciasOrientador: Maria Ines de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esse trabalho envolve uma investigação acerca de práticas pedagógicas no cotidiano escolar articuladas às políticas curriculares nacionais de ensino médio deflagradas no Brasil, a partir do final da década de 90. O aporte teóricometodológico da pesquisa está focado nas contribuições dos estudos de Michel De Certeau e Walter Benjamin. Foram entrevistados professore(a)s experientes que narraram como consomem as noções curriculares de "competências e habilidades" nos seus fazeres pedagógicos, especialmente na disciplina escolar química. Os resultados da investigação apontam para os efeitos de uma circularidade de discursos ocasionada pela permanente tensão entre políticas públicas e maneiras de fazer presentes no cotidiano escolarAbstract: This work involves an inquiry concerning pedagogical practices in the everyday life school articulated to national curricular politics of high school in Brazil, from the end of 90's decade. The theorical-metodologic framework was constructed by the contributions of Michel De Certeau and Walter Benjamin¿s studies.Teachers had been interviewed and they had told as they consume the curricular notions of ¿competences and abilities¿, especially for teaching chemistry subject in high school. The results of the inquiry point with respect to the effect of a circulation of speeches caused by the permanent tension between public politics and ways to make practices in the everyday life schoolMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Guedes-Pinto, Ana LúciaGuimarães, Áurea MariaZan, Dirce Djanira Pacheco eUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarreri, Andrea Varsone20072007-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229CARRERI, Andrea Varsone. Cotidiano escolar e politicas curriculares: taticas entre professores e consumidores. 2007. 131f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393596porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:45:49Zoai::393596Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:45:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores Everyday life school and curricular politics : tactics between consuming teachers |
title |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores |
spellingShingle |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores Carreri, Andrea Varsone Currículos Ensino médio Professores Narrativas Competências |
title_short |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores |
title_full |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores |
title_fullStr |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores |
title_full_unstemmed |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores |
title_sort |
Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores |
author |
Carreri, Andrea Varsone |
author_facet |
Carreri, Andrea Varsone |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962- Guedes-Pinto, Ana Lúcia Guimarães, Áurea Maria Zan, Dirce Djanira Pacheco e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreri, Andrea Varsone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Ensino médio Professores Narrativas Competências |
topic |
Currículos Ensino médio Professores Narrativas Competências |
description |
Orientador: Maria Ines de Freitas Petrucci dos Santos Rosa |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-02-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229 CARRERI, Andrea Varsone. Cotidiano escolar e politicas curriculares: taticas entre professores e consumidores. 2007. 131f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229 |
identifier_str_mv |
CARRERI, Andrea Varsone. Cotidiano escolar e politicas curriculares: taticas entre professores e consumidores. 2007. 131f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 131f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188958843699200 |