Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreri, Andrea Varsone
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229
Resumo: Orientador: Maria Ines de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
id UNICAMP-30_e91397132a834fae8953005df54f9b4f
oai_identifier_str oai::393596
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidoresEveryday life school and curricular politics : tactics between consuming teachersCurrículosEnsino médioProfessoresNarrativasCompetênciasOrientador: Maria Ines de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esse trabalho envolve uma investigação acerca de práticas pedagógicas no cotidiano escolar articuladas às políticas curriculares nacionais de ensino médio deflagradas no Brasil, a partir do final da década de 90. O aporte teóricometodológico da pesquisa está focado nas contribuições dos estudos de Michel De Certeau e Walter Benjamin. Foram entrevistados professore(a)s experientes que narraram como consomem as noções curriculares de "competências e habilidades" nos seus fazeres pedagógicos, especialmente na disciplina escolar química. Os resultados da investigação apontam para os efeitos de uma circularidade de discursos ocasionada pela permanente tensão entre políticas públicas e maneiras de fazer presentes no cotidiano escolarAbstract: This work involves an inquiry concerning pedagogical practices in the everyday life school articulated to national curricular politics of high school in Brazil, from the end of 90's decade. The theorical-metodologic framework was constructed by the contributions of Michel De Certeau and Walter Benjamin¿s studies.Teachers had been interviewed and they had told as they consume the curricular notions of ¿competences and abilities¿, especially for teaching chemistry subject in high school. The results of the inquiry point with respect to the effect of a circulation of speeches caused by the permanent tension between public politics and ways to make practices in the everyday life schoolMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Guedes-Pinto, Ana LúciaGuimarães, Áurea MariaZan, Dirce Djanira Pacheco eUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarreri, Andrea Varsone20072007-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229CARRERI, Andrea Varsone. Cotidiano escolar e politicas curriculares: taticas entre professores e consumidores. 2007. 131f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393596porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:45:49Zoai::393596Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:45:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
Everyday life school and curricular politics : tactics between consuming teachers
title Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
spellingShingle Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
Carreri, Andrea Varsone
Currículos
Ensino médio
Professores
Narrativas
Competências
title_short Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
title_full Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
title_fullStr Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
title_full_unstemmed Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
title_sort Cotidiano escolar e politicas curriculares : taticas entre professores e consumidores
author Carreri, Andrea Varsone
author_facet Carreri, Andrea Varsone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Guimarães, Áurea Maria
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreri, Andrea Varsone
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Ensino médio
Professores
Narrativas
Competências
topic Currículos
Ensino médio
Professores
Narrativas
Competências
description Orientador: Maria Ines de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229
CARRERI, Andrea Varsone. Cotidiano escolar e politicas curriculares: taticas entre professores e consumidores. 2007. 131f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229
identifier_str_mv CARRERI, Andrea Varsone. Cotidiano escolar e politicas curriculares: taticas entre professores e consumidores. 2007. 131f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604229. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188958843699200