Processamento auditivo (central) : o impacto do histórico da otite média

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Leticia Reis, 1981-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618682
Resumo: Orientadores: Maria Francisca Collela dos Santos, Jorge Rizzato Paschoal
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spelling Processamento auditivo (central) : o impacto do histórico da otite média(Central) auditory processing : the impact of otitis mediaAudiçãoCriançasInfecçãoHearingChildrenInfectionOrientadores: Maria Francisca Collela dos Santos, Jorge Rizzato PaschoalDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: A avaliação do processamento auditivo envolve a detecção e interpretação dos eventos sonoros desde a orelha externa até o córtex auditivo em uma tarefa complexa do sistema auditivo nervoso central. A otite média é a infecção mais comum que acomete as crianças nos primeiros anos de vida. A inflamação na orelha média pode alterar o sistema auditivo periférico e central. Objetivo: Analisar o Processamento Auditivo (Central), PA(C), de crianças com histórico de otite média nos primeiros cinco anos de vida. Os objetivos específicos foram analisar os resultados obtidos nos testes de PA(C) em crianças com e sem histórico de otite média na infância, considerando-se o gênero, as orelhas e a faixa etária; classificar os achados dos testes de PA(C) quanto às habilidades alteradas e comparar o resultado dos testes de PA(C) em crianças submetidas à cirurgia para inserção de tubos de ventilação em estudantes da Rede Pública e da Rede Particular de Ensino. Métodos: Foram avaliadas 109 crianças na faixa etária entre oito e 12 anos, do gênero masculino e feminino. Os indivíduos foram reunidos em três grupos: o grupo controle (GC) foi formado por 40 crianças sem antecedentes de otite média; o grupo experimental I (GEI) foi constituído por 39 estudantes da Rede Pública com histórico de otite média secretora que se submeteram à cirurgia para inserção de tubos de ventilação bilateral nos cinco primeiros anos de vida e o grupo experimental II (GEII) foi composto por 30 estudantes da Rede Particular de Ensino com histórico de otite média secretora que se submeteram à cirurgia para inserção de tubos de ventilação bilateral nos cinco primeiros anos de vida. Todas as crianças foram submetidas à avaliação audiológica completa e avaliação do PA(C) que incluiu os testes dicótico de dígitos, identificação sentenças sintéticas com mensagem competitiva ipsilateral, teste xii dicótico não verbal, padrão de frequência e detecção de intervalo no ruído. Resultados: Na comparação entre as orelhas nos testes de PA(C), considerando-se os grupos, a orelha esquerda apresentou desempenho estatisticamente inferior no teste dicótico de dígitos e no teste de padrão de frequência no GEI. Os escolares dos GEI e GEII apresentaram desempenhos estatisticamente inferiores quando comparado ao GC no teste dicótico de dígitos e teste de detecção de intervalos no ruído. Na análise dos testes de PA(C) entre os GEI e GEII, os sujeitos do GEI tiveram resultados rebaixados estatisticamente significantes no teste dicótico de dígitos na orelha esquerda e no teste de detecção de intervalos no ruído. A habilidade auditiva prejudicada de maior prevalência encontrada no GEI foi de resolução temporal e no GEII de figura-fundo. Conclusão: As crianças com histórico de otite média secretora nos cinco primeiros anos de vida e que se submeteram à cirurgia para inserção de tubo de ventilação bilateral, deste estudo, apresentaram alterações nas habilidades auditivas avaliadas, sendo que os escolares da Rede Pública de Ensino obtiveram respostas inferiores nos testes de PA(C) quando comparados aos escolares da Rede Particular de EnsinoAbstract: Introduction: Auditory processing evaluates the stages involved in detecting and interpreting sound events from the external ear to the auditory cortex in a complex central auditory nervous system. Otitis Media is one of the most common infectious diseases in early childhood. Middle ear inflammation can change the peripheral and central auditory system. Objective: To analyze the results from (Central) Auditory Processing, (C)AP, in children suffering from otitis media in the first five years of age. The specific objectives were to analyze, considering gender, the ears and age, the results obtained in tests of (C)AP in children without otitis media history and children who suffered from otitis media in childhood, to classify central auditory processing test findings regarding the hearing skills evaluated and to compare the results of (C)AP evaluates in children who underwent surgery for bilateral ventilation tubes placement belonging to student from Public and Private Schools. Methods: A total of 109 students between eight and 12 years old, males and females, were divided into three groups. The Control Group (CG) consisted of 40 students from Public School without otitis media history, the Experimental Group I (EGI) consisted of 39 students from Public School suffering from secretory otitis media in their first five years of age and undergoing a surgery for bilateral ventilation tubes placement and the Experimental Group II (EGII) consisted of 30 students from Private School suffering from secretory otitis media in their first five years of age and undergoing a surgery for bilateral ventilation tubes placement. All children underwent complete audiological evaluation and assessment of (C)AP which included the following tests: the dichotic digits, the pediatric speech intelligibility/synthetic sentence identification with ipsilateral competing message, the dichotic nonverbal, the pitch pattern sequence and the gaps-in-noise. Results: xiv Comparing the ears in the (C)AP tests, considering the groups, statistically the left ear showed significant lower performance in the dichotic digits test and the pitch pattern sequence test. The students from EGI and EGII showed lower performance whether compared to CG not only in the dichotic digits test but also in the gaps-in-noise test. Analyzing the results of (C)AP between the Experimental Groups, EGI children had significant lower results in the dichotic digits test, considering the left ear, and gaps-innoise test. The hearing skills were mostly found altered in the temporal found resolution for EGI and figure-ground for EGII. Conclusion: Children suffering from secretory otitis media in their first five years of age and undergoing a surgery for bilateral ventilation tubes placement showed lower performance in auditory abilities, and children from public school had lower responses in (C)AP test when compared with students from private schoolMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestra em Ciências[s.n.]Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-Paschoal, Jorge Rizzato, 1947-Gielow, IngridCouto, Christiane Marques doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorges, Leticia Reis, 1981-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf96 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618682BORGES, Leticia Reis. Processamento auditivo (central): o impacto do histórico da otite média. 2012. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618682. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/878705porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:46:13Zoai::878705Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:46:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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