A integralidade do cuidado a criança na rede publica de saude de Campinas sob a perspectiva da atenção basica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Guilherme Arantes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599661
Resumo: Orientador: Maria Aparecida Affonso Moyses
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spelling A integralidade do cuidado a criança na rede publica de saude de Campinas sob a perspectiva da atenção basicaIndicadores de saúdeBem-estar da criançaServiços de saúde para criançasServiços de saúdeAtenção primária à saúdeOrientador: Maria Aparecida Affonso MoysesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Este trabalho pretendeu realizar uma análise das relações entre serviços de saúde, tendo por base o modelo clássico de sua hierarquização em níveis primário, secundário e terciário, tratados aqui como níveis tecnológicos. A assistência pediátrica do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Campinas-SP foi utilizada como campo de investigação. Em conformidade com a experiência do autor e objetivos iniciais, todo o estudo ocorre sob a perspectiva- posto de observação - da Atenção Básica.A partir de um senso comum sobre a desestruturaçãodo sistema público de saúde e das dificuldades de relacionamento entre os subsistemas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observação aberta nos três níveis tecnológicos da saúde, representados aqui, fundamentalmente pelo olhar médico sobre o processo de referência e contra-referência.As informações obtidas foram tratadas através de metodologia qualitativa, em busca de uma aproximação dos aspectos complexos da formação, comportamento, atitudes, interações e saberes prevalentes dos profissionais da saúde no cotidiano da assistência, sem perder de vista o contexto de sua construção histórica. Em outro segmento, foi realizada uma análise de 105 encaminhamentos de um Centro de Saúde (CS) da rede básica de Campinas.O conjunto de discussões originadasnos aspectos descritos conflui para o debate da "Integralidade", um dos princípios doutrinários do SUS, explicado em termos da unicidade do próprio sistema, das ações de saúde e da pessoa. A interpretação deste conceito, entretanto, não encontra homogeneidade na literatura brasileira, mesmo quando há tentativa de sua objetivação, ora sendo estabelecida em função da abrangência, ora em relação à continuidade e coordenação do cuidado. E consonância com dados da literatura internacional, Campinas apresenta dificuldades em utilizar de maneira eficiente as tecnologias de informação disponíveis em seu sistema de saúde. As dificuldades de comunicação entre os serviços foi uma percepção generalizada neste estudo, refletidas numa amostra de referências de um CS, que mostrou a ausência de qualquer form~ de retomo na maioria dos casos. A integralidade do cuidado pediátrico na rede pública de Campinas foi bem avaliada pelos profissionais de cada nível de complexidade, mas essa visão mudava em relação aos demais níveis. De maneira geral, do nível terciário para o primário houve questionamentos quanto a competência técnica do profissional, enquanto que no sentido contrário esses questionamentos versavam sobre competências relacionais e de empatia, ambas em detrimento da integralidade. Entretanto, dados oficiais mostraram que a resolubilidade da Atenção Básica em Campinas estaria dentro das médias internacionais. O desenvolvimento de relações de afetividade entre as partes aparece, em todos os contextos, como um dos fatores importantes na percepção do outro. Na busca da construção da integralidade, deve ser levado em consideração a lógica produtivista da formação universitária, conhecida como "capitalismo acadêmico". Este estudo advoga, sem pretensões de originalidade, correções no rumo do ensino médico, no sentido de formá-Io agente técnico-científico, cidadão e sujeito social, responsável por construir um novo paradigma sanitário onde a busca pelo diagnóstico não seja visto como um fim em si mesmo, e a explicação fisiopatológica não esgote as causas da doençaAbstract: This study was conducted to explore the relationship developed among health services in the public pediatric practice of the city of Campinas. It was considered the classical organization in primary, secondary and tertiary levels, treated here as technologicallevels. This study is based upon a primary care perspective, in agreement to the author's background. A qualitative approach was adopted in order to examine the common sense of comunicacional distress among parts, and to understand complex aspects of behaviors, attitudes, interactions and knowledge's among health workers in daily public practice. Semi-structured interviews were done with eight pediatricians and one nurse of all of the three technological levels of the public heath system in Campinas. An open observational study was done while waiting for the interviews, during conversations and while working as physician in this system. In another segment, 105 references of a community health center were analyzed to access the coordination of care. The prime target of this study was to discuss "integrality", one of the Unique Health System (SUS) doctrinarian principIes. Although it' s importance and prevalence in Brazilian papers dealing with health system, there are no consensus about the meaning of integrality, regarding the international literature. In one moment it deals to "comprehensiveness", in the next to "continuity" and "coordination" of care. Like it presents in others internationals heath systems, Campinas has a great difficulty in use its information technology effectively. Lack of response of patients referred to specialties is a universal complaint in Campinas. An analysis of 105 pediatric references of a health center showed less than 10% of response, but near 40% of coordination when all the medical records are considered. Campinas pediatrics public care integrality was well evaluated for each of the technological levels, although this vision changed in relation to the other levels. Roughly, ftom the tertiary to the primary level, there were concerns about technical competencies, while in the opposite way, preoccupations deals with relationships and empathy, both to the detriment of integrality. In search for integrality of care, medical curriculum redesign must be considered in order to achieve not only medical skills, but also citizenship and social responsibility. In this way, searching for diagnosis must not play the central role of the primary care teaching, as well as it do not permit the fisiopathological explanationas the final diseases causeMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Moysés, Maria Aparecida Affonso, 1949-Zanolli, Maria de LurdesSmeke, Elizabeth de Leone MonteiroBicudo, Angélica MariaGarcia, Maria Alice AmorimUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMello, Guilherme Arantes20052005-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599661MELLO, Guilherme Arantes. A integralidade do cuidado a criança na rede publica de saude de Campinas sob a perspectiva da atenção basica. 2005. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599661. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335505porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:09:33Zoai::335505Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:09:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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