Atualização do sistema altimétrico do estado de São Paulo e suas aplicações em infraestrutura viária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albarici, Fabio Luiz, 1974-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636878
Resumo: Orientador: Jorge Luiz Alves Trabanco
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spelling Atualização do sistema altimétrico do estado de São Paulo e suas aplicações em infraestrutura viáriaUpdate heights system of São Paulos state and applications in road infrastructureMares terrestresAltitudesReferencia de nivelGravimetriaNivelamentoEarth tideHeightsLevel referenceGravimetrySpirit levelingOrientador: Jorge Luiz Alves TrabancoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A metodologia aplicada nesta pesquisa está diretamente ligada a atualização do sistema altimétrico brasileiro, onde a vinculação destas altitudes é realizada através de redes monumentadas por toda extensão do território nacional, partindo-se com o nivelamento geométrico dos data de Imbituba-SC e Santana-AP, uma vez que a não proximidade destas referências verticais, insere distorções na rede altimétrica, reduzindo sua acurácia. Esta baixa acurácia interfere em obras de infraestrutura viária, principalmente as obras de arte especiais e estudos hidrológicos (a exemplo das orientações da agência nacional de águas para atualização das curvas cota x área x volume). Uma hipótese para a resolução deste problema é a definição de um novo ponto como referencial vertical local, ou seja, redefine-se o sistema de referência vertical pela modelagem das marés terrestre, oceânicas, nível médio do mar (NMM), geoidal, cálculo da superfície equipotencial local e por fim o cálculo das novas altitudes ortométricas rigorosa. Com isso atende-se a resolução da IAG e do SIRGAS para a definição e realização de um sistema referência para as altitudes. Dessa forma, esta pesquisa tem seu objetivo definir como datum vertical local o marégrafo de Caneneia. Os resultados do NMM, indicam que o nível médio vem aumentado de forma gradual e estável. Os modelos dos efeitos geodinâmicos que podem afetar diretamente a estação maregráfica foram analisados e quantificados mostrando a estabilidade do marégrafo. Ao analisar os valores obtidos para o W_(0 Local), vê-se a consistência e confiabilidade dos valores, quando feita a análise com o valor da superfície equipotencial global (W_0). A altitude ortométrica rigorosa, possui menor separação geoide/quase-geoide quando comparadas comas altitudes normal-ortométricas e ao se investigar a mesma separação entre as altitudes normais calculadas pelo IBGE e as calculadas nesta tese, os resultados numéricos indicam uma menor separação quando se utiliza as altitudes normal calculadas na tese utilizando-se Cananeia como origem. Por fim, as altitudes normais calculadas através de Imbituba e Cananeia tem-se uma melhora em termos de desvio-padrão quando se utiliza Cananeia como origem do sistema altimétricoAbstract: The methodology applied in this research is directly linked to the updating of the Brazilian height system, where the linkage of these heights is carried out through networks that are monumented throughout the national territory, starting with the geometric leveling of the date of Imbituba-SC and Santana-AP, since the non-proximity of these vertical references, inserts distortions in the height network, reducing its accuracy. This low accuracy interferes with road infrastructure works, especially the special works of art and hydrological studies (such as the guidelines of the national water agency to update curves x area x volume). A hypothesis for the solution of this problem is the definition of a new point as a local vertical reference, that is, the vertical reference system is redefined by the modeling of the terrestrial and oceanic tides, mean sea level (MSL), geoid, local equipotential surface and finally the calculation of the new rigorous orthometric height. This will meet the resolution of IAG and SIRGAS for the definition and implementation of a reference system for altitudes. Thus, this research has its goal set as a local vertical datum of the tide gauge Cananeia. The MSL results indicate that the mean level has been gradually and steadily increased. The geodynamic models of the effects that can directly affect the tide station were analyzed and quantified showing the stability of the tide gauge. When analyzing the values obtained for W_(0 Local),, we can see the consistency and precision of the values when the global equipotential surface value (W_0) was analyzed. The rigorous orthometric height has less geoid/quasi-geoid separation when compared to normal-orthometric heights and when investigating the same separation between the normal heights calculated by IBGE and those calculated in this thesis, numerical results indicate a smaller separation when used the normal heights calculated in the thesis using Cananeia as origin. Finally, the normal heights calculated through Imbituba and Cananeia have an improvement in terms of standard deviation when using Cananeia as the origin of the height systemDoutoradoTransportesDoutor em Engenharia CivilCAPES88881.132305/2016-01[s.n.]Trabanco, Jorge Luiz Alves, 1956-Oliveira, Henrique Cândido deCosta, Diogenes CortijoSantos, Marcelo Carvalho dosMachado, Wagner CarruptUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlbarici, Fabio Luiz, 1974-20192019-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636878ALBARICI, Fabio Luiz. Atualização do sistema altimétrico do estado de São Paulo e suas aplicações em infraestrutura viária. 2019. 1 recurso online (174 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636878. 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