A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616 |
Resumo: | Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes |
id |
UNICAMP-30_e9c9127b5977650f8ef260f96cca0242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::78831 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogicoJogos educativos - Aspectos psicológicosLudoterapiaAtividades criativas na sala de aulaBrinquedos pedagogicosEducação pre-escolar - Aspectos psicológicosOrientador: Maria Cecilia Rafael de GoesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como tema central de interesse a teoria do jogo proposta por L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin. Apóia-se, para o estudo da atividade lúdica, nos conceitos de mediação social e pedagógica e em um estudo de campo, realizado com uma turma de pré-primário da Rede Municipal de Campinas, em 1992. o objetivo deste estudo de campo centrou-se em analisar as condições histórico-cultural_, organizadas no contexto educacional observado, particularmente com intuito de estabelecer relações destas condições com o que a teoria aponta como dec1ínio do jogo de papéis e desenvolvimento do jogo de regras. Neste trabalho, destacou-se mais especificamente o papel assumido pela professora nas situações em que as crianças estavam envolvidas em atividades lúdicas das duas modalidades. O material empírico constitui-se por vídeo-gravações de episódios interativos, que foram transcritos e analisados qualitativamente, focalizando as formas como se organizaram o jogo de papéis e o jogo de regras. Posteriormente, estas análises serviram como material de discussões, retomando algumas teses da teoria sócio-histórica do jogo, procurando apontar para a importância de ampliação e reformulação de alguns aspectos teóricos, necessários para a compreensão da atividade lúdicaMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da19941994-08-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[185]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. A constituição social do brincar: modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico. 1994. [185]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/78831porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:39Zoai::78831Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico |
title |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico |
spellingShingle |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Jogos educativos - Aspectos psicológicos Ludoterapia Atividades criativas na sala de aula Brinquedos pedagogicos Educação pre-escolar - Aspectos psicológicos |
title_short |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico |
title_full |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico |
title_fullStr |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico |
title_full_unstemmed |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico |
title_sort |
A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico |
author |
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da |
author_facet |
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos - Aspectos psicológicos Ludoterapia Atividades criativas na sala de aula Brinquedos pedagogicos Educação pre-escolar - Aspectos psicológicos |
topic |
Jogos educativos - Aspectos psicológicos Ludoterapia Atividades criativas na sala de aula Brinquedos pedagogicos Educação pre-escolar - Aspectos psicológicos |
description |
Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-08-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616 ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. A constituição social do brincar: modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico. 1994. [185]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. A constituição social do brincar: modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico. 1994. [185]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/78831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [185]f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188767179735040 |