A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616
Resumo: Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes
id UNICAMP-30_e9c9127b5977650f8ef260f96cca0242
oai_identifier_str oai::78831
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogicoJogos educativos - Aspectos psicológicosLudoterapiaAtividades criativas na sala de aulaBrinquedos pedagogicosEducação pre-escolar - Aspectos psicológicosOrientador: Maria Cecilia Rafael de GoesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como tema central de interesse a teoria do jogo proposta por L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin. Apóia-se, para o estudo da atividade lúdica, nos conceitos de mediação social e pedagógica e em um estudo de campo, realizado com uma turma de pré-primário da Rede Municipal de Campinas, em 1992. o objetivo deste estudo de campo centrou-se em analisar as condições histórico-cultural_, organizadas no contexto educacional observado, particularmente com intuito de estabelecer relações destas condições com o que a teoria aponta como dec1ínio do jogo de papéis e desenvolvimento do jogo de regras. Neste trabalho, destacou-se mais especificamente o papel assumido pela professora nas situações em que as crianças estavam envolvidas em atividades lúdicas das duas modalidades. O material empírico constitui-se por vídeo-gravações de episódios interativos, que foram transcritos e analisados qualitativamente, focalizando as formas como se organizaram o jogo de papéis e o jogo de regras. Posteriormente, estas análises serviram como material de discussões, retomando algumas teses da teoria sócio-histórica do jogo, procurando apontar para a importância de ampliação e reformulação de alguns aspectos teóricos, necessários para a compreensão da atividade lúdicaMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da19941994-08-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[185]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. A constituição social do brincar: modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico. 1994. [185]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/78831porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:39Zoai::78831Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
title A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
spellingShingle A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
Jogos educativos - Aspectos psicológicos
Ludoterapia
Atividades criativas na sala de aula
Brinquedos pedagogicos
Educação pre-escolar - Aspectos psicológicos
title_short A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
title_full A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
title_fullStr A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
title_full_unstemmed A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
title_sort A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
author Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
author_facet Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos - Aspectos psicológicos
Ludoterapia
Atividades criativas na sala de aula
Brinquedos pedagogicos
Educação pre-escolar - Aspectos psicológicos
topic Jogos educativos - Aspectos psicológicos
Ludoterapia
Atividades criativas na sala de aula
Brinquedos pedagogicos
Educação pre-escolar - Aspectos psicológicos
description Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-08-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616
ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. A constituição social do brincar: modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico. 1994. [185]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. A constituição social do brincar: modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico. 1994. [185]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/78831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[185]f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188767179735040