Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601054 |
Resumo: | Orientador: Jose Roberto Zan |
id |
UNICAMP-30_ebf1b6671c23b603efbe76090c7c8f8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::351912 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da genteMúsica popularMúsica instrumentalIndústria culturalPopular musicInstrumental musicCultural industriesOrientador: Jose Roberto ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O selo Som da Gente, ativo entre os anos de 1981 e 1992, foi criado e gerenciado pelo casal de compositores Walter Santos e Teresa Souza. A empresa produziu, ao todo, 46 discos exclusivamente instrumentais, que representam uma parte bastante significativa dos lançamentos daquele segmento, no período. A partir de um amplo levantamento bibliográfico e da realização de entrevistas com músicos e profissionais envolvidos na história do selo, procurou-se construir um extenso panorama da sua atuação, desde a escolha do cast até a divulgação e distribuição dos discos, no Brasil e no exterior, passando pela relação que se estabeleceu entre os artistas e os empresários. Analisando esses dados e incorporando-os em uma interpretação daquele momento específico do mercado fonográfico brasileiro, este trabalho pôde verificar o comportamento do selo num período de transição da estrutura de organização global desse mercado, no sentido da adoção de um sistema aberto de produção, em que a relação entre pequenas e grandes gravadoras tende a migrar de um cenário onde predomina a atuação autônoma ¿ a chamada produção independente ¿ para um cenário onde o predomínio é de uma atuação complementar entre elas ¿ as pequenas gravadoras produzindo estreitamente vinculadas às grandesMestradoMestre em Música[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Carrasco, Claudiney RodriguesVicente, EduardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMuller, Daniel Gustavo Mingotti20052005-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601054MULLER, Daniel Gustavo Mingotti. Musica instrumental e industria fonografica no Brasil: a experiencia do selo som da gente. 2005. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601054. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351912porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T09:01:13Zoai::351912Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T09:01:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente |
title |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente |
spellingShingle |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente Muller, Daniel Gustavo Mingotti Música popular Música instrumental Indústria cultural Popular music Instrumental music Cultural industries |
title_short |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente |
title_full |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente |
title_fullStr |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente |
title_full_unstemmed |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente |
title_sort |
Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente |
author |
Muller, Daniel Gustavo Mingotti |
author_facet |
Muller, Daniel Gustavo Mingotti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zan, José Roberto, 1948- Carrasco, Claudiney Rodrigues Vicente, Eduardo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muller, Daniel Gustavo Mingotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular Música instrumental Indústria cultural Popular music Instrumental music Cultural industries |
topic |
Música popular Música instrumental Indústria cultural Popular music Instrumental music Cultural industries |
description |
Orientador: Jose Roberto Zan |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601054 MULLER, Daniel Gustavo Mingotti. Musica instrumental e industria fonografica no Brasil: a experiencia do selo som da gente. 2005. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601054. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601054 |
identifier_str_mv |
MULLER, Daniel Gustavo Mingotti. Musica instrumental e industria fonografica no Brasil: a experiencia do selo som da gente. 2005. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601054. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 201p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188930491252736 |