O OP (Orçamento Participativo) como processo de educação politica : um estudo da historica experiencia de Varzea Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eduardo Tadeu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604564
Resumo: Orientador: Cesar Apareciddo Nunes
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spelling O OP (Orçamento Participativo) como processo de educação politica : um estudo da historica experiencia de Varzea PaulistaParticipação popularOrçamento participativoParticipação políticaPolítica e educaçãoEducation and policyCitizens participationBudgeting participatoryPolitics participatoryOrientador: Cesar Apareciddo NunesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa trabalha o Orçamento Participativo (OP) como instrumento de formação e de educação política. Resgata estudos que apontam a histórica ausência de participação popular no Brasil até o surgimento dos projetos de Orçamento Participativo nas décadas de 1980 e 1990, particularmente a emblemática experiência de Porto Alegre iniciada a partir da posse do governo popular em 1989. A pesquisa reflete ainda sobre a importância desse tipo de mediação política, principalmente nessa conjuntura de avanço da globalização hegemônica de caráter neoliberal. A metodologia da pesquisa-ação-participante foi utilizada, até pela condição de agente político no processo do OP de Várzea Paulista do autor da tese. Partindo das formulações de Boaventura de Sousa Santos e de Gramsci, a tese propugna pela necessidade de fortalecimento de iniciativas, como o próprio OP, que expressem a construção de um senso comum contra-hegemônico. A partir da histórica experiência do OP de Várzea Paulista, cidade industrial de 110 mil habitantes no interior de São Paulo, que implantou o OP desde 2005, com a posse do novo governo, a tese resgata as formas pelas quais o OP proporciona às pessoas que dele participam a possibilidade de elevarem seu nível de consciência política e, dessa forma, avançar no sentido de uma nova hegemonia e de um nova consciência e ação que apontem um novo senso comum emancipatórioAbstract: This research presents the Participatory Budget as an efficient way of reaching political education development. The study is introduced by examining the historical absence of popular participation in Brazil and it goes through until the emergence of projects of Participatory Budget in the decades of 1980 and 1990, particularly started with the emblematic Porto Alegre's experience initiated in 1989 with the ownership of popular government. The research still reflecting on the importance of this type of mediation, mainly in this conjuncture of advance of the hegemonic globalization with neoliberal character. The methodology of the participatory-action-research was choosed, specially because of the al condition of the agent into the process of Várzea Paulista's Participatory Budget as the author of the thesis. Making use of the formularizations of Boaventura de Sousa Santos and Gramsci, the thesis advocates for the necessity to achieve strong initiatives, as the proposed one, that can express the construction of an againsthegemonic common sense. Embased on the historical experience of Participatory Budget in Várzea Paulista, São Paulo's industrial city with 110 thousand inhabitants, which one has implanted its process since 2005, during the ownership of the new government, this thesis describes how a Participatory Budget provides to the people the possibility to raise their level of political conscience and through the citizen participation, go foward to a new hegemony and to a new emancipatory common senseDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Martins, Marcos FranciscoPereira, Ascicio dos ReisSanchez Gamboa, Silvio AncisarArantes, Valério JoséRoach, Eduardo Francisco FreyreUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Eduardo Tadeu20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf191p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604564PEREIRA, Eduardo Tadeu. O OP (Orçamento Participativo) como processo de educação politica: um estudo da historica experiencia de Varzea Paulista. 2007. 191p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604564. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397565porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:49:09Zoai::397565Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:49:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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