Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deciete, Nilce, 1983-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621155
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_ec6113d030078ddf94da1091bde8709b
oai_identifier_str oai::913332
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em focoWeaving the senses of alphabetization process : effects of literacy and teaching relations on focusAlfabetizaçãoLetramentoRelações educativasLeituraEscritaAlphabetization processLiteracyLearning relationsReadingWritingOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Em nosso estudo, objetivamos olhar para as principais tendências e debates que marcaram e configuraram o campo da alfabetização no Brasil nas últimas três décadas. Nesse exercício, tomamos como foco de investigação a polêmica entre alfabetização e letramento procurando compreender o movimento das elaborações teóricas que se configuram em torno desses conceitos, caracterizados por uma multiplicidade de interpretações e sentidos. Essa problemática nos levou a investigar o impacto dos estudos do letramento nas formas de conceituar a alfabetização e, além disso, nos instigou a refletir sobre a dimensão da prática alfabetizadora no interior de uma escola pública brasileira, sobre o que a nossa vivência no cotidiano escolar nos permitiria dizer sobre essa prática, impactada na contemporaneidade pelos estudos do letramento. O trabalho empírico realizado em duas salas de aula de 1os anos do Ensino Fundamental, durante um ano letivo, orientou o nosso olhar para a alfabetização em sua complexidade, e a perspectiva histórico-cultural constituiu o nosso argumento sobre a apropriação da forma escrita de linguagem na sua múltipla funcionalidade, na relação entre os sujeitos que ensinam e aprendem, para além da mecânica e das técnicas de escrita. O estudo se insere no âmbito das várias pesquisas que problematizam as relações de ensino, da prática do professor alfabetizador e das teorias que repercutem (ou não) nos modos de fazer. A singularidade desse exercício teórico está na discussão mais detida da alfabetização, no impacto do letramento e no que se produz no dia a dia da sala de aula. Como resultado do estudo, enfatizamos as nuances da prática alfabetizadora e a dimensão da aprendizagem da escrita a partir das produções das crianças, em seus processos de elaboração, e pelos sentidos que as propostas de atividades ganham na dinâmica da aula. Dessa forma, argumentamos sobre a dimensão social da alfabetização, retomando um aspecto fundamental dessa prática, que se mostrou deslocado pelas definições e sentidos do conceito de letramento.Abstract: In this study, one of the main goals is to consider the tendencies and debates which have marked and changed the field of Brazilian initial literacy and written language acquisition research in the past few decades. Along this research, our investigative focus was the polemic between literacy and alphabetization process. We looked for understanding over the theoretical arguments built around these two concepts and followed by several interpretations. This problematic made us investigate the impact of the literacy studies on the different ways of conceptualizing the alphabetization process. This debate stimulated a reflection about the alphabetization practices inside of a Brazilian public school. Therefore, our experience in the school everyday life allowed us to analyze how these practices were impacted and changed by the literacy studies. The empirical work was conducted in two 1st grade elementary school classes, along an entire year. This experience directed our attention to alphabetization in its complexity, and the historical-cultural perspective anchored our arguments about the appropriation of the written language in its multiple functionality, also pointing to the relationship between teaching and learning subjects beyond the mechanics and techniques of writing. This study is one among many whose goal is to discuss the teaching relation and the teachers' practices and the theories that may or may not be present in their practices. The peculiarity of this theoretical exercise rests in the detailed analyses of what occurs in daily classroom as well as in the approaches to alphabetization processes in their relationship to literacy proposals. As a result of the study, we emphasize the nuances of alphabetization and literacy practices and the learning of writing dimension focusing on the children's productions, in their elaboration processes, and on the meanings the proposed activities acquire in the classroom. Thus, we argue about the social dimension intrinsic to the alphabetization process, recouping a fundamental aspect of this school practice, which became displaced by the definitions and meanings of the concept of literacy.MestradoPsicologia EducacionalMestra em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Leite, Sergio Antonio da SilvaBueno, LuziaVanzella, Lila Cristina GuimarãesFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDeciete, Nilce, 1983-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621155DECIETE, Nilce. Tecendo os sentidos de alfabetização: repercussões do letramento e as relações de ensino em foco. 2013. 126 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621155. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913332porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:47Zoai::913332Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco
Weaving the senses of alphabetization process : effects of literacy and teaching relations on focus
title Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco
spellingShingle Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco
Deciete, Nilce, 1983-
Alfabetização
Letramento
Relações educativas
Leitura
Escrita
Alphabetization process
Literacy
Learning relations
Reading
Writing
title_short Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco
title_full Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco
title_fullStr Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco
title_full_unstemmed Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco
title_sort Tecendo os sentidos de alfabetização : repercussões do letramento e as relações de ensino em foco
author Deciete, Nilce, 1983-
author_facet Deciete, Nilce, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Leite, Sergio Antonio da Silva
Bueno, Luzia
Vanzella, Lila Cristina Guimarães
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Deciete, Nilce, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Relações educativas
Leitura
Escrita
Alphabetization process
Literacy
Learning relations
Reading
Writing
topic Alfabetização
Letramento
Relações educativas
Leitura
Escrita
Alphabetization process
Literacy
Learning relations
Reading
Writing
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621155
DECIETE, Nilce. Tecendo os sentidos de alfabetização: repercussões do letramento e as relações de ensino em foco. 2013. 126 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621155. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621155
identifier_str_mv DECIETE, Nilce. Tecendo os sentidos de alfabetização: repercussões do letramento e as relações de ensino em foco. 2013. 126 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621155. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
126 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189104915578880