Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Eduardo Nascimento, 1986
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637186
Resumo: Orientador: João Paulo Borin
id UNICAMP-30_ecc1b901276326120d38614478508272
oai_identifier_str oai::1093214
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do ExércitoEffect of military physical training on physical performance indicator of students from the Preparatory School of Army CadetesMilitaresTreinamento fisicoIndicadores de desempenhoMilitaryPhysical trainingPerformance indicatorsOrientador: João Paulo BorinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O Exército Brasileiro tem a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) como porta de entrada para a carreira de oficial combatente. Dentre diversas disciplinas curriculares, o treinamento físico militar (TFM) é a responsável por desenvolver a aptidão física dos alunos, além de prepará-los para o combate, bem como elevar os níveis de confiança e motivação. Porém são escassas as informações quanto as respostas dos alunos durante a realização do TFM. Assim, o presente estudo teve por objetivo verificar o efeito do TFM em indicadores de desempenho físico dos alunos, durante o ano letivo na EsPCEx. Participaram da presente pesquisa 305 homens com idade entre 18 e 21 anos, regularmente matriculados na EsPCEx e distribuídos em três companhias de alunos. Em todos os dias de TFM foi monitorada a carga interna (Foster et al, 1998), a qualidade da recuperação (Kenta, Hassmén, 1998) e anotado o conteúdo de treinamento. Para avaliar os indicadores de desempenho físico foram realizados testes motores, corrida de 3000 metros, natação de 50 metros, repetição máxima de flexão de braços, repetição máxima de flexão na barra e teste de repetição máxima de abdominal, em três momentos: antes do inicio (M0), após 12 semanas (M1) e na 19ª semana. Após coleta, os dados foram analisados com teste não-paramétrico de Kruskal-wallis para medidas descritivas da carga e conteúdo de treinamento, bem como aplicada a técnica de análise de variância para modelo de medidas repetidas em grupos independentes, complementado com o teste de comparações múltiplas de Bonferroni, para verificar as medidas descritivas dos testes segundo companhia e momento de avaliação (p<0,05). Os principais resultados apontam para: i) quanto ao conteúdo, há o predomínio da resistência aeróbia associado a resistência de força, com 34,04% na 1ª companhia, 39,21% na 2ª companhia e 34,19% na 3ª companhia; ii) nos testes motores, em todas as companhias houve melhora no desempenho (p<0,05) e, por fim, a carga interna apresentou distribuição ondulatória. Conclui-se assim que a organização do conteúdo e carga aplicada tem gerado efeito positivo no desempenho de alunos do exércitoAbstract: The Brazilian Army has the Preparatory School of Army Cadets (EsPCEx) as a gateway to the career of a combatant officer. Among several curricular subjects, military physical training (TFM) is the matter responsible for developing the physical fitness of students, in addition to preparing them for combat, as well as raising the levels of confidence and motivation. However, information about the student's response during the performance of the TFM is scarce. Thus, the aim of the present study was to verify the effect of TFM on indicators of physical performance of students during the school year of EsPCEx. 305 men aged between 18 and 21 years old, regularly enrolled in EsPCEx and distributed in three companies participated in this study. In all days of TFM as monitored the internal load (Foster et al. 1998), the quality recovery (Kenta, Hassmén, 1998) and annotated the training content. To evaluate the physical performance indicators, motor tests were performed, 3000 meters run, swimming 50 meters, maximum repetition of arm flexion, maximal repetition of flexion in the bar and maximum repetition of abdominal test, in three moments: before de beginning (M0), after 12 weeks (M1) and in the 19th week. After collect, data were analyzed using a non-parametric Kruskal-Wallis test for descriptive measures of load and training content, as well as applied the variance analysis technique for repeated measures model in independent groups, complemented with the Bonferroni multiples comparisons test, to verify the descriptive measurements of the tests according to the company and evaluation moment (p<0.05). The main results point to: i) as to the content, there is the predominance of aerobic resistance associated with strength resistance with 34.04% in the 1st company, 39.21% in the 2nd company and 34.19% in the 3rd company; ii) in the motor tests, in all companies there was improvement in performance (p<0.05) and, finally, the internal load presented wavy distribution. It is concluded that the organization of content and applied load has generated positive effect on the performance of Army studentsMestradoBiodinâmica do Movimento e EsporteMestre em Educação Física[s.n.]Borin, João Paulo 1966-Marson, Runer AugustoAndries Júnior, OrivalUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Bruno Eduardo Nascimento, 198620192019-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (54 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637186SILVA, Bruno Eduardo Nascimento. Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. 2019. 1 recurso online (54 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637186. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1093214Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-30T17:46:40Zoai::1093214Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-30T17:46:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
Effect of military physical training on physical performance indicator of students from the Preparatory School of Army Cadetes
title Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
spellingShingle Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
Silva, Bruno Eduardo Nascimento, 1986
Militares
Treinamento fisico
Indicadores de desempenho
Military
Physical training
Performance indicators
title_short Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
title_full Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
title_fullStr Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
title_full_unstemmed Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
title_sort Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
author Silva, Bruno Eduardo Nascimento, 1986
author_facet Silva, Bruno Eduardo Nascimento, 1986
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borin, João Paulo 1966-
Marson, Runer Augusto
Andries Júnior, Orival
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Eduardo Nascimento, 1986
dc.subject.por.fl_str_mv Militares
Treinamento fisico
Indicadores de desempenho
Military
Physical training
Performance indicators
topic Militares
Treinamento fisico
Indicadores de desempenho
Military
Physical training
Performance indicators
description Orientador: João Paulo Borin
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637186
SILVA, Bruno Eduardo Nascimento. Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. 2019. 1 recurso online (54 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637186. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637186
identifier_str_mv SILVA, Bruno Eduardo Nascimento. Efeito do treinamento físico militar em indicadores de desempenho físico de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. 2019. 1 recurso online (54 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637186. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1093214
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (54 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189149890052096