Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Rosangela de Barros
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586397
Resumo: Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza
id UNICAMP-30_ed6409552743e22d770f718dc4fb599e
oai_identifier_str oai::133573
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventivaLeituraEscritaDesenvolvimento cognitivoConstrutivismo (Educação)Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo procurou verificar o desenvolvimento cognitivo de crianças, no início do processo de alfabetização e a influência de uma intervenção construtivista preventiva, no processo de construção da leitura e escrita. Estudaram-se 60 sujeitos, de 6 anos à 7 anos e 11 meses, matriculados no CBI (primeira série) de uma escola pública da cidade de Campinas. Organizaram-se dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle, submetendo-os à uma avaliação cognitiva através de seis provas piagetianas e uma avaliação quanto ao desempenho em leitura e escrita, durante três etapas: pré-teste, pós teste 1 e pós-teste 2. O Grupo Experimental foi subdividido em 6 grupos com 5 sujeitos em cada um e submetidos à 10 sessões de intervenção construtivista, caracterizadas por atividades pedagógicas e situações lúdicas proporcionadas pelos jogos, fundamentadas nos princípios da epistemologia genética de Jean Piaget, baseada sobretudo na ação da criança. A análise quantitativa dos resultados obtidos revelaram que os dois grupos demonstraram progressos cognitivos, ressaltando que na Prova de Seriação o Grupo Experimental obteve melhor desempenho. Quanto a avaliação de leitura e escrita, constatou-se um nítido progresso dos sujeitos do Grupo Experimental, após as sessões de intervenção, comprovando-se a hipótese que permeou este estudo. Tais progressos foram atribuídos às situações-problemas propostas através das atividades e jogos que desafiavam o raciocínio dos sujeitos gerando conflitos e desencadeando os mecanismos que intervêm na construção do conhecimentoAbstract: This study tried to verify the children's cognitive development, in the beginning of the literacy process and the influence of an preventive constructivist intervention, in the process of construction of the reading and writing. They were studied 60 elementary school children from 6 to 7 years old and 11 months, registered in IBC (first series) of a public school of the city of Campinas. They were organized two groups: Experimental group and Group Controls, submitting them to a cognitive evaluation through six piagetians tests and na evaluation with relationship to the acting in reading and writing, during three stages: pre-test, pos-test 1 e pos-test 2. The Experimental Group was subdivided in 6 groups with 5 elementary in each one and submitted to 10 sessions of constructivist intervention, characterized by pedagogic activities and ludics situations provided by the games, based in the beginnings of Jean Piaget's genetic epistemology, based above ali on the child's action. The quantitative analysis of the obtained results revealed that the two groups demonstrated cognitive progresses, standing out that in the Seriacion Test the Experimental Group obtained better acting. As the reading evaluation and writing, a clear progress of the elementary of the Experimental Group was verified, after the, intervention sessions, being proven the hypothesis that permeated this study. Such progresses were attributed to them situation-problems proposals through the activities and games that challenged the reasoning of the elementary generating conflicts and unchaining the mechanisms that intervene in the construction of the knowledgeMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBasso, Rosangela de Barros19981998-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf146f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586397BASSO, Rosangela de Barros. Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva. 1998. 146f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586397. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/133573porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:49:17Zoai::133573Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:49:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
title Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
spellingShingle Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
Basso, Rosangela de Barros
Leitura
Escrita
Desenvolvimento cognitivo
Construtivismo (Educação)
title_short Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
title_full Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
title_fullStr Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
title_full_unstemmed Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
title_sort Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
author Basso, Rosangela de Barros
author_facet Basso, Rosangela de Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Rosangela de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Desenvolvimento cognitivo
Construtivismo (Educação)
topic Leitura
Escrita
Desenvolvimento cognitivo
Construtivismo (Educação)
description Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586397
BASSO, Rosangela de Barros. Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva. 1998. 146f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586397. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586397
identifier_str_mv BASSO, Rosangela de Barros. Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva. 1998. 146f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586397. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/133573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
146f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188813708197888