Desempenho de um trator de pequeno porte que executa farefas simultaneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Carlos Rodrigues dos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591346
Resumo: Orientador: Oscar A. Braunbeck
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spelling Desempenho de um trator de pequeno porte que executa farefas simultaneasMáquinas agrícolas - TraçãoMáquinas agrícolas - CustosMáquinas agrícolas - Costo operacionalAnálise modalErgonomiaAquisição de dadosOrientador: Oscar A. BraunbeckDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia AgricolaResumo: Analisando as condições do mercado nacional de tratores, verifica-se que o pequeno e médio produtor encontra-seem situação desfavorável, ao que se refere a escolha de uma máquina que satisfaça suas necessidades,uma vez que os preços das categoriasinferioressão muito próximos as categoriaslogo acima, fazendo o produtor optar por uma máquinamaior do que suas reais necessidades.Com um mercado cada vez mais competitivoe a falta de uma máquina que desempenhe as necessidadesdos pequenos e médios dos produtores foi desenvolvidopelos formandos de Engenharia MecânicaAutomobilísticada Faculdade de EngenhariaIndustrial (FEl) como trabalho de formatura, um protótipo de uma máquina agrícola, tendo como principal característicaa possibilidade de utilização de até três implementossimultaneamente, sendoum frontal,um centrale um traseiro. A partir da possibilidadede utilizaçãode até três implementos,determinou-seas cargas sobre o eixo de tração em função do implementoutilizado e a sua posição de engate. Determinou-se também as cargas sobre o eixo de tração para os três implementos utilizados simultaneamente e na condição de dois implementos combinadosemtodas as posiçõespossíveis.Atravésdo modelomatemáticodescrito por Gee Clought e as cargas sobre os eixo de tração, determinou-se o deslizamento dos pneus da máquina para cada operação executada possibilitando reconhecer qual a melhorposiçãode engate paraum único implementoe a melhor posição de engate para utilizaçãosimultâneade dois ou três implementos. o estudo da ergonomia e da dinâmica do chassi foram feitas através de uma análisemodal, pois a forma diferenciadado chassida máquina requerum conhecimento do comportamentodinâmico estrutural.As freqüênciasde interessenesta análise estão na faixa de Oà 10 fiz, pois em se tratando de tratores, é nesta faixa que ocorrem as condiçõesmais críticas,tanto com relação a ergonomiaquanto com relação a dinâmica do chassi. Foram também estudadas questões econômicas ligadas aos custos fixos e operacionais,comparativamenteentre um trator convencionale o aqui proposto. A análise de desempenho do trator indicou a posição frontal como o melhor ponto de ancoragem do implemento, e posição traseira como condição mais desfavorável, ficando então a ancoragem frontal destinada às operações pesadas e a ancoragem traseira utilizada apenas quando se estiver trabalhando com três ou dois implementossimultaneamente. A análise dos modos de vibração do trator não possibilita quantificar as oscilações,mas efetuar comparaçõesentre as configuraçõesmodais.Destaforma podese verificar qual é o modo mais crítico, e se eua freqüência esta peno de alguma freqüênciade oscilaçãoindesejável.Neste caso, tem-se o 60modo, comoo maiscritico, pois agemsobre o chassios três enômenossimultaneamente. Os custos analisadoscomparam o trator multitarefacom o trator convencional, sem levar em consideraçãoo fato da possibilidadeda utilizaçãode atétrês implementos simultaneamente, e a versatilidade que a concepção estrutural do chassi pode proporcionar em termos de custo de produção. Tendo os dois tratores preços iniciais muito próximos os custos fixos ficam basicamenteos mesmos,e os custosoperacionais não apresentamgrandes diferençaspara utilizaçãocomum único implementoAbstract: Analyzing the conditions of the national market of tractors, it is verified that smalland medium farmersmeet unfavorableconditionfor the choice of a machinethat satisfiestheir needs, sincethe prices of the lower categoriesare cIoseto the prices of the categoriesimmediatelyabove. It makesfarmersto chooselargermachinesthan required for theirneeds. A more competitemarketand the lack of adequatetractors for smalland medium fanners took a group of students at the FEl Universityto propouse a new tractor concept. They built a prototype tractor able to carry three implements simultaneousat the rear, front and centralposition. The dynamic load at the traction wheels was determinedfor the three different locations of the implements,as well as for combinationsfor simultaneousoperations. Wheel slippage was determined using equations proposed by Gee-Clougth.The best locationfor individualimplementsor for combinationsof implementswas determined on the basis of wheelslipage. The study of the ergonomicsand the dynamicsof the chassiswere done through a modal analysis, because the differentiatedforro of chassisof the machinerequests a knowledge of the structural dynamic behavior. The frequencies of interest in this analysisare in the range of Oto 10Hz, wherethe most riticalconditionsare, becausein if beingabout tractors, it is in this strip that you/theyhappenthe most criticalconditions so much with relationship the ergonomics as with relationship the dynamics of the chassis. Besides the two previous analysis,the fixed and operationalcosts, were studied comparativelybetweenthe conventionaland proposed tractoTS. The analysis of acting of the tractor indicated about better point of one implement the frontal of the machine, and the behavior of back anchorage as unfavorablecondition,keep doing the front anchoragedestinedto heavy operationsand the back anchorage just used when it wiIl work with three or two implements simultaneous. lhe modal analysis of the tractor no make possible knows the quantity oscilation,but makepossiblecomparethe vibrationalmodes, then, wecan check who is the critical mode and which frequecy to be this mode. lhe sixth vibrational mode showed to be the critical, because two dynamicsfenomeno act simultaniouly in the chassi. lhe analyzed costs related the "multitarefa"with the conventional tractors, without taking in considerationthe possibilityin use three implementstogether, and the versatility that the strustural conception of the chassis can provides in terms of productions cost. 80th tractors are basicallythe same one, and the operacional cost doesn't present great difIerenceswhenuse onlyone implementMestradoMáquinas AgrícolasMestre em Engenharia Agrícola[s.n.]Braunbeck, Oscar Antonio, 1943-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia AgricolaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos Neto, Carlos Rodrigues dos20002000-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591346SANTOS NETO, Carlos Rodrigues dos. Desempenho de um trator de pequeno porte que executa farefas simultaneas. 2000. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agricola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591346. 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