Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Megid Neto, Jorge, 1958-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587834
Resumo: Orientadores: Hilario Fracalanza, Ivan Amorosino do Amaral
id UNICAMP-30_ed89b5d57356f0c7e1101b18223032f9
oai_identifier_str oai::176159
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamentalPesquisa educacionalCiencia (Primeiro grau)Ensino de primeiro grauPós-graduaçãoOrientadores: Hilario Fracalanza, Ivan Amorosino do AmaralTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Verifica a existência de significativa produção acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Brasil, precária e inadequadamente divulgada e cujos resultados e contribuições raramente são estudados em seu conjunto. Desse modo, não se avaliam os conhecimentos já alcançados, tais conhecimentos pouco subsidiam novas pesquisas na área, além de não estarem acessíveis à comunidade escolar da educação básica. Assim, procura descrever e analisar as principais características e tendências da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Brasil, representada pelo conjunto de teses e dissertações defendidas até 1995 e relativas à educação científica em suas diversas modalidades curriculares e níveis de escolarização. Focaliza de maneira mais particular 212 trabalhos voltados para o ensino fundamental, estudando-os em função dos seguintes aspectos: autor e orientador do trabalho; instituição e unidade acadêmica; ano de defesa; grau de titulação acadêmica; nível escolar abrangido no estudo; área de conteúdo do currículo escolar ou área afim à educação científica; gênero de trabalho acadêmico (ou tipo de pesquisa); e foco temático do estudo. Apresenta diversos resultados sobre o desenvolvimento da produção acadêmica na área desde a década de 70, tais como: a) elevada concentração de trabalhos em instituições dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; b) crescimento significativo do número de defesas por ano, a partir de meados da década de 80 e principalmente nos últimos anos do período analisado; c) carência de estudos mais voltados para o ensino de Ciências nas séries iniciais do nível fundamental e também na educação infantil; d) ausência de estudos de intervenção na prática escolar conjugando as diversas áreas de conhecimento comumente abrangidas pelo ensino de Ciências no nível fundamental, ou lidando com as várias disciplinas do currículo de forma articulada e interdisciplinar. Nota-se, ainda, que a produção acadêmica sobre o Ensino de Ciências no nível fundamental está centrada em questões mais internas do processo ensino-aprendizagem escolar, visando a melhoria da formação psico-cognitiva e moral dos alunos e a apreensão e compreensão dos conhecimentos científicos formalizados e de alguns aspectos do funcionamento da natureza. Poucas pesquisas investem na abordagem das relações entre ciência e sociedade e do compromisso social da escola e da Educação em Ciências. Também não há preocupação, na grande maioria dos trabalhos, em tratar a realidade e o cotidiano dos alunos com intuito de promover, no mínimo, pequenas transformações nessa realidade e nesse cotidiano como meta do processo educacionalAbstract: This research describes and analyses the main characteristics and tendencies of the Brazilian academic research on scientific education, particularly of the studies concerned with the teaching at the elementary school leveI. It identifies 212 thesis and dissertations produced in Brazil until 1995. About such studies, it develops a bibliographical revision research, whose parameters comprise the following aspects: author and research advisor; institutions and academic unit responsible for the research; year of the defense; academic degree; scholastic levei encompassed in the study; content area of the school curriculum approached in the research; the kind of academic work (or research type) and thematic focus of the study. Several results are presented, related to the development of that production since the 70's, the most evident being the significant growth in the number of works dated from the end of the 80's; the increased concentration of researches carried on in a few institutions; the lack of studies more specifically concerned with the initial years of school; the lack of intervention research on the scholastic practices, articulating the diverse areas which incorporate scientific education, or dealing with the various curriculum disciplines from an interdisciplinary perspective. It is observed that the researches in the area tend to be mostly concerned with the internal issues of the teaching-Iearning scholastic processo They scarcely deal with either, the relationship between science and society, and the social commitment on the part of the school and its scientific educationDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Fracalanza, Hilário, 1942-2009Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMegid Neto, Jorge, 1958-19991999-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf114 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587834MEGID NETO, Jorge. Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental. 1999. 114 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587834. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176159porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:59:03Zoai::176159Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental
title Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental
spellingShingle Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental
Megid Neto, Jorge, 1958-
Pesquisa educacional
Ciencia (Primeiro grau)
Ensino de primeiro grau
Pós-graduação
title_short Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental
title_full Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental
title_fullStr Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental
title_full_unstemmed Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental
title_sort Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental
author Megid Neto, Jorge, 1958-
author_facet Megid Neto, Jorge, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fracalanza, Hilário, 1942-2009
Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Ciencia (Primeiro grau)
Ensino de primeiro grau
Pós-graduação
topic Pesquisa educacional
Ciencia (Primeiro grau)
Ensino de primeiro grau
Pós-graduação
description Orientadores: Hilario Fracalanza, Ivan Amorosino do Amaral
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-04-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587834
MEGID NETO, Jorge. Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental. 1999. 114 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587834. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MEGID NETO, Jorge. Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias no nivel fundamental. 1999. 114 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587834. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
114 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188827750727680