Fazer festa é uma guerra : relações entre vestidos, noivas, anfitriões e convidados na organização de casamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636184 |
Resumo: | Orientador: Isadora Lins França |
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Fazer festa é uma guerra : relações entre vestidos, noivas, anfitriões e convidados na organização de casamentosThrowing a party is a war : relations among brides, gowns, hosts, and guests in the planning of weddingsCasamentoConflito socialParentescoDiferenciação (Sociologia)Consumo (Economia)WeddingSocial ConflictKinshipDifferentiation (Sociology)Consumption (Economy)Orientador: Isadora Lins FrançaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Uma festa de casamento não é ocasião qualquer. Organizada sob muita expectativa, cuidado e apreço, uma festa como esta é frequentemente descrita como a realização de um sonho de vida e não raro demanda anos para sua preparação. Extraordinária, feita para ser única, é produto de um intenso engajamento de seus anfitriões e, no Brasil, é também composta em relação direta a um mercado especializado em eventos que, por ano, movimenta mais de R$ 17 bilhões. Desde 2015, nessa pesquisa busquei compreender o que circula junto com o dinheiro nesse cenário. Aliando observação participante a entrevistas em profundidade, analisei o processo de organização de celebrações de casamento orçadas entre R$ 20 mil e R$ 300 mil em São Paulo (SP) e Belém (PA). No trabalho de campo, percorri diferentes lojas de vestidos de noivas pelos territórios do mercado paulista e, dali, somei noivas e noivos à minha rede interestadual de interlocutores. Já ao lado dos anfitriões da festa, acompanhei-os na rotina de preparação dos eventos, me inserindo em suas redes familiares e em diferentes ocasiões de interação com outros agentes do mercado. Nessa tese, apresento uma etnografia sobre as relações entre vestidos, noivas, anfitriões e convidados durante o processo de organização de casamentos. Dividido em duas costuras analíticas, o texto é fruto de um experimento antropológico que apostou nos conflitos como caminho de investigação sobre as relações. Cada capítulo persegue um conjunto específico de disputas: o embate entre preços e valores dos vestidos na concorrência do mercado; as fronteiras morais e corporais na produção material da noiva; as brigas entre anfitriões na batalha pelo comando da festa e dos limites da família e, por fim, as expectativas e as dívidas cobradas em retribuições dos convidados. Entre sacrifícios pessoais, financeiros e corporais, aqui evidencio que uma festa de casamento apenas se dá depois de um destacado e conflitivo processo de negociação. Nele, por um lado, as interações comerciais e o consumo de vestidos de noivas provocam reflexões sobre articulação entre gênero, raça e corporalidade em uma materialização de valor e distinção entre coisas e pessoas que se justapõem às dimensões de classe. E, por outro lado, os relatos íntimos sobre os preparativos da festa evidenciam as formas pelas quais as relações pessoais são espessadas ou diluídas em um parentesco feito na prática e por vinculações que são, contudo, permeadas por hierarquias. No tempo investido na preparação do evento, valores de coisas, de pessoas e relações estão sempre sendo reavaliados. E, concomitante à produção da festa, prestígios e reputações são forjados e manejados numa dinâmica em que reciprocidade e aliança não excluem também a produção de desigualdadesAbstract: A wedding party is not a simple occasion. Organized under a lot of expectation, care and appreciation, a party like this is often described as the realization of a dream of life and often requires years for its preparation. Extraordinary, planned to be unique, a wedding is the product of an intense engagement of its hosts and, in Brazil, is also composed in direct relation to a market specialized in events that, per year, moves more than R$ 17 billion. Since 2015, in this research I have tried to understand what circulates on the side of money in this scenario. Combining participant observation and in-depth interviews, I analyzed the process of planning wedding celebrations between R$ 20,000 and R$ 300,000 in São Paulo (SP) and Belém (PA). In the fieldwork, I went through different bridal gown stores through the markets of São Paulo and from there I added brides and grooms to my interstate network of interlocutors. Already beside the hosts of the party, I accompanied them in the routine of preparation of the events, inserting myself in their familiar networks and in different occasions of interaction with other agents of the market. In this PhD dissertation, I present an ethnography on the relations among gowns, brides, hosts and guests during the process of planning weddings. Divided in two analytical seams, the text is the result of an anthropological experiment that bets on the conflicts like way of investigation on the relations. Each chapter follow a specific set of disputes: the fight between prices and values of gowns in the market competition; the moral and bodily boundaries in the material production of the bride; the struggle among hosts in the battle for the command of the party and the limits of the family; and finally, the expectations and debts charged in retributions of the guests. Among personal, financial, and bodily sacrifices, I demonstrate that a wedding celebration only occurs after a notable and conflicting negotiation process. On the one hand, commercial interactions and the consumption of bridal gowns provoke reflections on the articulation between gender, race and corporality in a materialization of value and distinction between things and people that overlap class dimensions. And, on the other hand, the intimate accounts of the preparations for the parties show the ways in which personal relationships are thickened or thinned in a kinship made in practice and by linkages that are also permeated by hierarchies. In the time invested in the planning of the event, values of things, people, and relationships are always being re-evaluated. And, concomitant with the production of the party, prestige and reputation are forged and managed in a dynamic where reciprocity and alliance do not exclude the production of inequalitiesDoutoradoCiências SociaisDoutora em Ciências SociaisCAPES[s.n.]França, Isadora Lins, 1978-Gregori, Maria FilomenaFacchini, ReginaMarques, Ana Cláudia Duarte RochaAlmeida, Heloisa Buarque deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEscoura, Michele, 1986-20192019-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (245 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636184ESCOURA, Michele. Fazer festa é uma guerra: relações entre vestidos, noivas, anfitriões e convidados na organização de casamentos. 2019. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636184. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088544Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T14:11:35Zoai::1088544Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-03T14:11:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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