A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472 |
Resumo: | Orientador: Helena Cristina de Lima Barbosa |
id |
UNICAMP-30_ee519977000e8f8f54f90e5497657f8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1259725 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médioEndocrine physiology gamification : playful pedagogical proposal for high schoolFisiologiaGamificaçãoJogos de tabuleiroEducaçãoEnsino médioPhysiologyGamificationBoard gamesEducationHigh schoolOrientador: Helena Cristina de Lima BarbosaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Há uma busca constante pela melhor maneira de ensinar, sendo um desafio aos educadores de todas as esferas uma reformulação em seus métodos e nas suas concepções. Nesse sentido, se faz necessário pensar em mecanismos que possam potencializar o cognitivo dos alunos e tornar o processo de aprendizado mais prazeroso e até mais efetivo. Este trabalho aborda de maneira prático-teórica uma metodologia participativa de aprendizagem da Fisiologia Endócrina para os alunos de Ensino Médio através de um jogo de tabuleiro. No desenvolvimento da partida, a proposta do jogo foi o organismo buscar a sua homeostasia através do movimento das peças em um tabuleiro principal, que é composto por algumas partes do corpo humano, resolvendo desafios propostos em cartas objetivos. Os jogadores também possuem tabuleiros individuais nos quais são possíveis a realização de alterações de parâmetros fisiológicos, como concentrações hormonais ou de substratos energéticos, a fim de se resolver os problemas propostos no decorrer do jogo. Outro aspecto muito importante foi a averiguação do impacto dessa metodologia participativa no aprendizado dos estudantes. Para isso, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, ou seja, uma série de perguntas antes e após a prática do jogo, respectivamente. Os alunos avaliaram positivamente a prática e houve um aumento no percentual de acertos das perguntas no pós-teste. Espera-se que este trabalho possa contribuir, de forma lúdica e com elementos de descontração, com um jogo que seja capaz de mostrar aos estudantes os principais componentes da Fisiologia Endócrina e que o organismo funciona de maneira integradaAbstract: There is a constant search for the best way to teach, being a challenge for educators of all spheres to reformulate their methods and conceptions. In this sense, it is necessary to think of mechanisms that can enhance the students' cognitive and make the learning process more pleasant and even more effective. This work approaches in a practical-theoretical way a participatory methodology for learning Endocrine Physiology for high school students through a board game. In the development of the game, the purpose of the game was for the organism to seek its homeostasis through the movement of pieces on a main board, which is composed of some parts of the human body, solving challenges proposed in objective cards. Players also have individual boards on which it is possible to make changes to physiological parameters, such as hormone concentrations or energy substrates, in order to solve the problems proposed during the game. Another very important aspect was the investigation of the impact of this participatory methodology on student learning. For this, a pre-test and a post-test were applied, that is, a series of questions before and after playing the game, respectively. The students evaluated the practice positively and there was an increase in the percentage of correct answers to the questions in the post-test. We hope that this work could contribute, in a playful way and with elements of relaxation, with a game that would be able to show to the students the main components of Endocrine Physiology and that the organism works in an integrated wayMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de BiologiaCAPES001[s.n.]Barbosa, Helena Cristina de Lima, 1978-Grassi-Kassisse, Dora MariaDe Oliveira, Camila Aparecida MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPenido, Carlos Eduardo de Castro, 1973-20222022-10-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (47 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472PENIDO, Carlos Eduardo de Castro. A fisiologia endócrina em jogo: proposta pedagógica lúdica para o ensino médio. 2022. 1 recurso online (47 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259725Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-10T10:21:27Zoai::1259725Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-10T10:21:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio Endocrine physiology gamification : playful pedagogical proposal for high school |
title |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio |
spellingShingle |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973- Fisiologia Gamificação Jogos de tabuleiro Educação Ensino médio Physiology Gamification Board games Education High school |
title_short |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio |
title_full |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio |
title_fullStr |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio |
title_sort |
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio |
author |
Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973- |
author_facet |
Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Helena Cristina de Lima, 1978- Grassi-Kassisse, Dora Maria De Oliveira, Camila Aparecida Machado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisiologia Gamificação Jogos de tabuleiro Educação Ensino médio Physiology Gamification Board games Education High school |
topic |
Fisiologia Gamificação Jogos de tabuleiro Educação Ensino médio Physiology Gamification Board games Education High school |
description |
Orientador: Helena Cristina de Lima Barbosa |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472 PENIDO, Carlos Eduardo de Castro. A fisiologia endócrina em jogo: proposta pedagógica lúdica para o ensino médio. 2022. 1 recurso online (47 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472 |
identifier_str_mv |
PENIDO, Carlos Eduardo de Castro. A fisiologia endócrina em jogo: proposta pedagógica lúdica para o ensino médio. 2022. 1 recurso online (47 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259725 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (47 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189186755887104 |