A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472
Resumo: Orientador: Helena Cristina de Lima Barbosa
id UNICAMP-30_ee519977000e8f8f54f90e5497657f8c
oai_identifier_str oai::1259725
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médioEndocrine physiology gamification : playful pedagogical proposal for high schoolFisiologiaGamificaçãoJogos de tabuleiroEducaçãoEnsino médioPhysiologyGamificationBoard gamesEducationHigh schoolOrientador: Helena Cristina de Lima BarbosaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Há uma busca constante pela melhor maneira de ensinar, sendo um desafio aos educadores de todas as esferas uma reformulação em seus métodos e nas suas concepções. Nesse sentido, se faz necessário pensar em mecanismos que possam potencializar o cognitivo dos alunos e tornar o processo de aprendizado mais prazeroso e até mais efetivo. Este trabalho aborda de maneira prático-teórica uma metodologia participativa de aprendizagem da Fisiologia Endócrina para os alunos de Ensino Médio através de um jogo de tabuleiro. No desenvolvimento da partida, a proposta do jogo foi o organismo buscar a sua homeostasia através do movimento das peças em um tabuleiro principal, que é composto por algumas partes do corpo humano, resolvendo desafios propostos em cartas objetivos. Os jogadores também possuem tabuleiros individuais nos quais são possíveis a realização de alterações de parâmetros fisiológicos, como concentrações hormonais ou de substratos energéticos, a fim de se resolver os problemas propostos no decorrer do jogo. Outro aspecto muito importante foi a averiguação do impacto dessa metodologia participativa no aprendizado dos estudantes. Para isso, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, ou seja, uma série de perguntas antes e após a prática do jogo, respectivamente. Os alunos avaliaram positivamente a prática e houve um aumento no percentual de acertos das perguntas no pós-teste. Espera-se que este trabalho possa contribuir, de forma lúdica e com elementos de descontração, com um jogo que seja capaz de mostrar aos estudantes os principais componentes da Fisiologia Endócrina e que o organismo funciona de maneira integradaAbstract: There is a constant search for the best way to teach, being a challenge for educators of all spheres to reformulate their methods and conceptions. In this sense, it is necessary to think of mechanisms that can enhance the students' cognitive and make the learning process more pleasant and even more effective. This work approaches in a practical-theoretical way a participatory methodology for learning Endocrine Physiology for high school students through a board game. In the development of the game, the purpose of the game was for the organism to seek its homeostasis through the movement of pieces on a main board, which is composed of some parts of the human body, solving challenges proposed in objective cards. Players also have individual boards on which it is possible to make changes to physiological parameters, such as hormone concentrations or energy substrates, in order to solve the problems proposed during the game. Another very important aspect was the investigation of the impact of this participatory methodology on student learning. For this, a pre-test and a post-test were applied, that is, a series of questions before and after playing the game, respectively. The students evaluated the practice positively and there was an increase in the percentage of correct answers to the questions in the post-test. We hope that this work could contribute, in a playful way and with elements of relaxation, with a game that would be able to show to the students the main components of Endocrine Physiology and that the organism works in an integrated wayMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de BiologiaCAPES001[s.n.]Barbosa, Helena Cristina de Lima, 1978-Grassi-Kassisse, Dora MariaDe Oliveira, Camila Aparecida MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPenido, Carlos Eduardo de Castro, 1973-20222022-10-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (47 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472PENIDO, Carlos Eduardo de Castro. A fisiologia endócrina em jogo: proposta pedagógica lúdica para o ensino médio. 2022. 1 recurso online (47 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259725Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-10T10:21:27Zoai::1259725Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-10T10:21:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
Endocrine physiology gamification : playful pedagogical proposal for high school
title A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
spellingShingle A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973-
Fisiologia
Gamificação
Jogos de tabuleiro
Educação
Ensino médio
Physiology
Gamification
Board games
Education
High school
title_short A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
title_full A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
title_fullStr A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
title_full_unstemmed A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
title_sort A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
author Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973-
author_facet Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Helena Cristina de Lima, 1978-
Grassi-Kassisse, Dora Maria
De Oliveira, Camila Aparecida Machado
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Penido, Carlos Eduardo de Castro, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Fisiologia
Gamificação
Jogos de tabuleiro
Educação
Ensino médio
Physiology
Gamification
Board games
Education
High school
topic Fisiologia
Gamificação
Jogos de tabuleiro
Educação
Ensino médio
Physiology
Gamification
Board games
Education
High school
description Orientador: Helena Cristina de Lima Barbosa
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472
PENIDO, Carlos Eduardo de Castro. A fisiologia endócrina em jogo: proposta pedagógica lúdica para o ensino médio. 2022. 1 recurso online (47 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472
identifier_str_mv PENIDO, Carlos Eduardo de Castro. A fisiologia endócrina em jogo: proposta pedagógica lúdica para o ensino médio. 2022. 1 recurso online (47 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7472. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259725
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (47 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189186755887104