Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leotti, Maria Jose
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589343
Resumo: Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães
id UNICAMP-30_eed6d2bff9cf0485640493c8c099c994
oai_identifier_str oai::201663
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentaçãoAnálise do discursoSemânticaMetáforaOrientador: Eduardo Roberto Junqueira GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemReumo: Neste estudo nosso propósito é analisar, do ponto de vista enunciativo, as argumentações presentes nos enunciados das propagandas de tênis, buscamos nesse trabalho compreender os sentidos que estão sendo produzidos na enunciação dos textos dessas propagandas. Propomo-nos a fazer uma investigação a respeito do funcionamento enunciativo das metáforas nas propagandas e, ainda, compreendermos como se dá o jogo metafórico no processo, de construção dos sentidos nesses enunciados. O corpus para esse estudo está constituído por propagandas publicitárias de tênis estampadas em revistas brasileiras de circulação nacional. Inicialmente estaremos fazendo uma abordagem dos conceitos de enunciação, argumentação e dos termos da Análise de Discurso utilizados neste trabalho. Tomaremos a posição do semanticista e analisaremos de que forma é construída a argumentação e como está funcionando a metáfora nessas propagandas. Nossas reflexões se formularão no espaço da Semântica Histórica da Enunciação, numa articulação com os domínios da Análise de Discurso,na perspectiva francesa. No desenvolver de nossas análises, percebemos que a construção dos discursos dessas propagandas se da pelo processo de antecipação, ou seja, o locutor constrói a imagem de seu interlocutor e imagina que seu interlocutor, imagina que precisa do produto oferecido na propaganda. Portanto, é esse mecanismo de antecipação que regula a argumentação, possibilitando dessa forma, que o sujeito ajuste seu dizer conforme seus objetivos, e esse ajuste se dá por meio do jogo de imagens que constituem os enunciados, Nos textos analisados a metáfora tem um papel importante. É através da metáfora, de seu funcionamento no enunciado que o argumento é construído, ou seja, o argumento se constrói e é construído através do processo enunciativo desencadeado pela metáforaAbstract: Our purpose in this study is to analyse through the linguistic materiality that composes the corpus, the argumentation that appears in the statements of the propagandas of tennis shoes. We sought to understand the meanings that are being produced in the wordings of the texts of these propagandas. We propose to investigare the functioning of the wordings of the metaphors in the propagandas and to understand how the metaphoric game happens in the process of the construction of the meanings of than statements. Our corpus is composed of publicity propaganda of tennis shoes shown in magazines that are sold all over the country. First we will be approaching the concepts of words, the argumentation and the terms of Discourse Analysis used in this paper. We will use semantics and analyse how the argumentation is built and how the metaphor is functioning in these statements. Our reflections will be in the area of historical semantics of discourse in an articulation with the domains of the Discourse Analysis through the French perspective. The propaganda discourse depends heavily on the metaphoras a recourse to elaborate a great part of this publicity texts. In the development of our analysis we percieyed that the construction of the discourse of these propagandas happen through the mechanism of anticipation, that is, the speaker as he speaks builds the imgge of his/her interlocutor and imagines that he/she thinks they need the product that is offered in the propaganda. 80 it is the anticipation mechanism that regulates the argumentation, making it possible for the subjects of the statements to adjust their speech according to their purposes, and this adjustment happens through images that are in the statements. The metaphor plays an important role in the texts analysed. It is through the metaphoric functioning that the argument is built. In other words, the argument builds itself and is built (that is in the enunciative process developed by the metaphor)MestradoMestre em Linguística[s.n.]Guimarães, Eduardo, 1948-Guimarães, Eduardo, 1948-Silva, Soeli Maria Schreiber daBolonhini, Carmen ZinkUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeotti, Maria Jose20002001-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf119 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589343LEOTTI, Maria Jose. Funcionamento metaforico na propaganda: um estudo enunciativo da argumentação. 2000. 119 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589343. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/201663porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:16:12Zoai::201663Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:16:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação
title Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação
spellingShingle Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação
Leotti, Maria Jose
Análise do discurso
Semântica
Metáfora
title_short Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação
title_full Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação
title_fullStr Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação
title_full_unstemmed Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação
title_sort Funcionamento metaforico na propaganda : um estudo enunciativo da argumentação
author Leotti, Maria Jose
author_facet Leotti, Maria Jose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Eduardo, 1948-
Guimarães, Eduardo, 1948-
Silva, Soeli Maria Schreiber da
Bolonhini, Carmen Zink
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Leotti, Maria Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Semântica
Metáfora
topic Análise do discurso
Semântica
Metáfora
description Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2001-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589343
LEOTTI, Maria Jose. Funcionamento metaforico na propaganda: um estudo enunciativo da argumentação. 2000. 119 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589343. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LEOTTI, Maria Jose. Funcionamento metaforico na propaganda: um estudo enunciativo da argumentação. 2000. 119 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589343. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/201663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
119 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188842067984384