Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Aline Jekimim, 1983-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8072
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
id UNICAMP-30_efbd9af5072b055798f81958ecb1eb84
oai_identifier_str oai::1265492
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORACinema experimentations at school : possibilities of sliding in both the machinery of seeing and the encounter with the OutsideCinemaEducaçãoEnsino fundamentalDesterritorializaçãoCinemaEducationElementary SchoolDeterritorializationOrientador: Carlos Eduardo Albuquerque MirandaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação compõe-se como a síntese da pesquisa-intervenção de uma professora de Língua Portuguesa realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas (SP). Inicia-se com um ensaio, um texto inacabado, que discorre sobre as expectativas para o ano letivo, as mudanças no cotidiano escolar com o surgimento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), as discussões e contradições relacionadas à educação em uma perspectiva subjetiva e o desenvolvimento de um trabalho rizomático e transdisciplinar realizado por professores da escola em tempos de Covid-19, momento tão desafiador que vivemos, além de escancarar as angústias de uma professora em meio à pandemia e em meio à pesquisa que tinha a escola como campo. A maior parte da pesquisa ocorreu na escola presencial, a partir da relação dos corpos presentes na escola com o cinema. A partir da participação em diversos cursos que relacionavam cinema e educação, principalmente do "Programa Cinema e Educação: a experiência do cinema na educação básica", a pesquisadora foi instigada a realizar (e pesquisar sobre) experimentações de cinema que potencializaram ou poderiam potencializar a relação imagem e território e que possibilitaram emergir o que é sensível e aquilo que pode ser sensível na escola. A partir do cinema como possibilidade de agenciamentos de desterritorialização e reterritorialização, e de encontro com o/do FORA, e pressupondo que cinema e escola fazem parte de uma educação visual/estética e que o cinema na escola, como experimentação, altera as sensibilidades da escola, ativa um mafuá e abre vãos para que a criação se dê de maneira mais autônoma e emancipatória, pretende-se demonstrar possíveis deslizes na maquinaria de ver a/da escola e ter outros possíveis olhares com/na escola. A partir de um fazer cartográfico, que acompanha processos e projetos que atuam em uma mesma espessura processual, serão levados em conta a lei 13.006/14, o histórico do "Programa Cinema e Educação", a experiência enquanto docente, a escola enquanto lugar, os exercícios de experimentação realizados com alunos e alunas de oitavos e nonos anos e os estudos teóricos que contribuam para a compreensão da escola que temos e para que o cinema na escola seja tempo e espaço de aprendizagem e articulação socialAbstract: The present dissertation is composed as a synthesis of the research-intervention of a Portuguese language teacher carried out in a public elementary school in the educational network of Campinas (SP). It begins with an essay, an unfinished text, which discusses the expectations for the school year, the changes in everyday school life with the emergence of the new coronavirus pandemic (SARS-CoV-2), the discussions and contradictions related to education in a subjective perspective and the development of a rhizomatic and transdisciplinary work carried out by school teachers in times of Covid-19, such a challenging moment that we are experiencing, in addition to opening up the anguish of a teacher in the midst of the pandemic and in the midst of the research that had the school as a field. Most of the research took place in the face-to-face school, based on the relationship between the bodies present at school and cinema. From participation in several courses that related cinema and education, mainly from the "Cinema and Education Program: the experience of cinema in basic education", the researcher was instigated to carry out (and research about) cinema experiments that potentiated or could potentiate the relationship between image and territory and which made it possible to emerge what is sensitive and what can be sensitive at school. From cinema as a possibility of deterritorialization and reterritorialization agencies, and from the encounter with/from OUTSIDE, and assuming that cinema and school are part of a visual/aesthetic education and that cinema in school, as experimentation, alters the sensibilities of school, triggers a school environment mess and opens gaps for creation to take place in a more autonomous and emancipatory way, it is intended to demonstrate possible slips in the machinery of seeing the/of the school and having other possible looks with/in the school. Law 13.006/14 , the history of the "Cinema and Education Program", the experience as a teacher, the school as a place, experimentation exercises carried out with eighth and ninth grade students and theoretical studies that contribute to understanding the school we have and so that cinema at school is a time and space for learning and social articulation will be taken into account from a cartographic process, which accompanies processes and projects that operate in the same procedural thicknessMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque, 1965-Fresquet, Adriana MabelOliveira Junior, Wencesláo Machado deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGoulart, Aline Jekimim, 1983-20222022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8072GOULART, Aline Jekimim. Experimentações de cinema na escola: possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA. 2022. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8072. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1265492Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-27T13:11:35Zoai::1265492Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-27T13:11:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA
Cinema experimentations at school : possibilities of sliding in both the machinery of seeing and the encounter with the Outside
title Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA
spellingShingle Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA
Goulart, Aline Jekimim, 1983-
Cinema
Educação
Ensino fundamental
Desterritorialização
Cinema
Education
Elementary School
Deterritorialization
title_short Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA
title_full Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA
title_fullStr Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA
title_full_unstemmed Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA
title_sort Experimentações de cinema na escola : possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA
author Goulart, Aline Jekimim, 1983-
author_facet Goulart, Aline Jekimim, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque, 1965-
Fresquet, Adriana Mabel
Oliveira Junior, Wencesláo Machado de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Aline Jekimim, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Educação
Ensino fundamental
Desterritorialização
Cinema
Education
Elementary School
Deterritorialization
topic Cinema
Educação
Ensino fundamental
Desterritorialização
Cinema
Education
Elementary School
Deterritorialization
description Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8072
GOULART, Aline Jekimim. Experimentações de cinema na escola: possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA. 2022. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8072. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8072
identifier_str_mv GOULART, Aline Jekimim. Experimentações de cinema na escola: possibilidades de fazer deslizes na maquinaria de ver e de encontro com o FORA. 2022. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8072. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1265492
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189188000546816