Infâncias entre cortes e espelhos : beleza, consumo e subjetivação numa etnografia com crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17275 |
Resumo: | Orientadores: Karla Adriana Martins Bessa, Guita Grin Debert |
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Infâncias entre cortes e espelhos : beleza, consumo e subjetivação numa etnografia com criançasChildhood between cuttings and mirrors : beauty, consumption and subjectivation in a ethnography with childrenInfânciaBeleza físicaConsumo (Economia)InterseccionalidadeChildhoodBeauty, PersonalConsumption (Economics)IntersectionalityOrientadores: Karla Adriana Martins Bessa, Guita Grin DebertTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese tem como foco de estudo a construção da autoimagem corporal por meninos e meninas pertencentes a diferentes realidades sociais e econômicas, na faixa etária entre 6 e 12 anos, moradores de Brasília e frequentadores de salões de beleza. A partir do princípio de que as crianças são agentes e intérpretes sutis de seus contextos culturais, priorizam-se as narrativas desses sujeitos sociais sobre os processos de construção de sua beleza. Busca-se desenvolver um trabalho etnográfico, com abordagem socioantropológica da infância, fundamentado nos estudos de gênero em uma perspectiva interseccional. Tomando como base os estudos de Kramer (2002), que destacam, em todos os momentos da pesquisa, a preocupação ética, extremamente necessária em trabalhos envolvendo crianças, são propostos os seguintes objetivos: a) discutir como os marcadores sociais da diferença (geração, classe, raça e gênero), operados nos salões de beleza, são manejados pelas crianças, reverberando nos processos de produção de suas aparências físicas; b) compreender os modos pelos quais crianças de diferentes classes vivenciam e significam a construção de suas aparências físicas, identificando o que isso revela sobre o meio social em que estão inseridas; c) fomentar uma reflexão acerca da construção sociocultural da beleza e suas relações com esses marcadores sociais. A metodologia fundamenta-se nas reflexões de Sarmento (2003), Cohn (2005) e Corsaro (2011), que ressaltam a importância da realização de pesquisas socioantropológicas que primem pelo protagonismo dos pontos de vista das crianças, valorizando, assim, trabalhos feitos com elas e não simplesmente sobre elas. Nesse sentido, este trabalho se engaja no desenvolvimento de formas colaborativas de construção do conhecimento, busca conferir ênfase às expectativas das crianças e compreendê-las em sua diversidade. Ressalta-se que este estudo destaca os posicionamentos e as negociações de crianças frente às presenças incisivas, em seus cotidianos, do mercado da beleza e da valorização social de um estrito padrão estéticoAbstract: This research focuses on the construction of body image by boys and girls belonging to different social and economic realities, aged between 6 and 12 years old, residents of Brasilia, frequenters of beauty salons. Starting from the principle that children are agents and subtle interpreters of their cultural contexts, the narratives of these social subjects about the processes of constructing their beauty are prioritised. I aim to develop an ethnographic work with a socio-anthropological approach to childhood, based on gender studies, from an intersectional perspective with other social markers of difference such as class and race. Drawing on Kramer's (2002) work, which prioritises ethical concerns at all stages of research, which is essential when working with child actors, I aim to achieve the following objectives: a) To analyse the experiences of girls and boys with the services offered by beauty parlours, in order to understand how the categories of body and beauty, which are used on a daily basis in these establishments, are handled by the children, and how they are reflected in the processes of producing their self-images and body perceptions; b) to understand the ways in which children of different classes experience and make sense of the construction of their physical appearance, and to identify what this reveals about the social environment in which they are situated; c) to encourage reflection on the social construction of beauty and its relationship to social markers of difference (gender, class, race). To carry out this study, I base the methodology on the reflections of Sarmento (2003), Cohn (2005) and Corsaro (2011), who emphasise the importance of socio-anthropological research that highlights the protagonism of children's points of view, thus valuing work done with them and not simply on them. In this sense, I am committed to developing collaborative forms of knowledge construction, seeking to do work that emphasises children's expectations and understands them in their diversity. I emphasise that the development of this study highlights the positions and negotiations of children faced with the pervasive presence of the beauty market in their everyday lives and the social valorisation of a limited aesthetic standardAbertoDoutoradoCiências SociaisDoutor em Ciências SociaisCNPQ1473482016-1[s.n.]Bessa, Karla Adriana Martins, 1967-Debert, Guita Grin, 1948-Beleli, Iara AparecidaTambascia, Christiano KeyRibeiro, Fernanda BittencourtDiógenes, Gloria Maria dos SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPonte, Vanessa, 1980-20232023-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (377 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17275PONTE, Vanessa. Infâncias entre cortes e espelhos: beleza, consumo e subjetivação numa etnografia com crianças. 2023. 1 recurso online (377 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17275. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384208Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384208porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-09T21:44:48Zoai::1384208Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-09T21:44:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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