Morfogênese computacional : da bio-inspiração ao biodesign

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Guilherme Giantini da Silva, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637743
Resumo: Orientador: Maria Gabriela Caffarena Celani
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spelling Morfogênese computacional : da bio-inspiração ao biodesignComputational morphogenesis : from bioinspiration to biodesignMorfogeneseBiomiméticaProjeto arquitetônicoAlgoritmosMorphogenesisBiomimeticsArchitectural designAlgorithmsOrientador: Maria Gabriela Caffarena CelaniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A inspiração na Natureza sempre foi um tema recorrente à produção de artefatos humanos. A partir do início do século XIX, esse tipo de analogia passou a ter mais força no campo da arquitetura e do design, quando cada vez mais profissionais passaram a, além de mimetizar formas naturais, incorporar conceitos e termos da biologia, mimetizar formas naturais e para criar novas formas análogas a elas. Na primeira metade do século XX, alguns estudiosos passaram a desenvolver abstrações dos processos naturais de crescimento e evolução, implementando-as em modelos matemáticos e, posteriormente, algoritmos computacionais. Com a evolução dos sistemas CAD, eles também passaram, mais recentemente, a incorporar esses processos, porém muitas vezes eles se apresentam como uma caixa preta para os usuários. Esses sistemas generativos baseados em processos encontrados na Natureza buscam, em geral, resultados projetuais que atendam a critérios de desempenho. Desta forma, o termo "projeto morfogenético" passou a ser usado para identificar o uso da biomimética como um modelo de projeto desenvolvido através de processos computacionais que resultam no crescimento e desenvolvimento de formas adaptadas a um ambiente. Entretanto, o atual cenário de aplicações mostra a incidência de empregos terminológicos e práticos de forma bastante conflitante, havendo pouca concordância por parte de diferentes autores com respeito a definições e conceitos. Esta dissertação propõe uma revisão do termo através da identificação dos diferentes significados utilizados ao longo das últimas décadas, e de uma fundamentação teórica precisa, qualificando o projeto morfogenético como um método generativo computacional que envolve diferentes condicionantes (como os estruturais, ambientais, materiais, funcionais, morfológicos, etc. Em seguida, são realizados estudos de aplicação com o objetivo de ilustrar algumas ferramentas disponíveis, seu uso e resultados possíveis. A metodologia da primeira parte do estudo consistiu na revisão sistemática da literatura, feita por meio de consultas a bases de dados específicas e entrevistas com dois especialistas da área. A metodologia da segunda parte consistiu na utilização sistemática de procedimentos morfogenéticos com o objetivo de testar suas potencialidade e da realização de cinco exercícios de projeto com maior complexidade. Como resultado, espera-se contribuir um esclarecimento e maior conhecimento a respeito do assunto, apontando para suas possíveis aplicações na área de ArquiteturaAbstract: The inspiration in Nature has always been a recurring theme in the production of human artifacts. From the beginning of the nineteenth century, this type of analogy became stronger in the field of architecture and design as more and more professionals began to incorporate concepts and terms from Biology, beyond the simple mimicking of natural shapes to create new analogous ones. In the first half of the twentieth century, some scholars began to develop abstractions of processes of natural growth and evolution, implementing them as mathematical models and, later, as computational algorithms. More recently, with the evolution of CAD systems, they have also incorporated these processes, but are often a black case for users. These generative systems based on processes found in Nature usually provide design outcomes that meet performance criteria. Therefore, the term "morphogenetic design" has been used to identify the use of biomimetics as a design model developed by means of computational processes that result in the growth and development of forms adapted to an environment. However, the current scenario of applications displays a very conflicting incidence of terminological and practical applications, with little compliance from different authors regarding definitions and concepts. This dissertation proposes a terminological review through the identification of the different meanings used during the last decades, and through a precise theoretical foundation, qualifying the morphogenetic design as a generative computational method capable of bringing together different constraints (such as structural, environmental, material, functional , morphological, etc). Next, experimental design applications are carried out with the purpose of illustrating some available tools, their use and possible outcomes. The methodology of the first part of the dissertation consisted in the systematic review of the literature, made through surveys using specific databases and interview with two specialists in this field of research. The methodology of the second part consisted in the systematic use of morphogenetic procedures with the objective of testing their potentiality and the accomplishment of six design experiments with greater complexity. As a result, we expect to contribute to the clarification and knowledge about the subject, suggesting possible applications in the area of ArchitectureMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Celani, Maria Gabriela Caffarena, 1967-Sperling, David MorenoFrajndlich, Rafael Augusto Urano de CarvalhoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Guilherme Giantini da Silva, 1991-20192019-08-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637743CARVALHO, Guilherme Giantini da Silva. Morfogênese computacional: da bio-inspiração ao biodesign. 2019. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637743. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096040Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T15:00:10Zoai::1096040Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-12T15:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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