Projeto performativo na prática arquitetônica recente : estrutura Conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Max Lira Veras Xavier de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618105
Resumo: Orientadores: Regina Coeli Ruschel, Rivka Oxman
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spelling Projeto performativo na prática arquitetônica recente : estrutura ConceitualPerformative design in recent practice : conceptual frameworkModelagem de informação da construçãoBuilding information modelingOrientadores: Regina Coeli Ruschel, Rivka OxmanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Dentro do universo dos projetos digitais baseados no desempenho, existe uma categoria que usa o desempenho não apenas como meios avaliativos, mas, acima de tudo, como instrumento de transformação das ideias e conceitos em matéria e forma arquitetônica. Usa-se mecanismos digitais que incorporam princípios de informatização à estruturas computacionais. Esta categoria de projeto digital é denominada Projeto Performativo. O presente trabalho tem como objetivo geral formular uma estrutura conceitual de processo de projeto digital que explique a prática de Projeto Performativo. A questão que se coloca é, quais são os pressupostos da prática de projeto que visem a incorporação do desempenho como propulsor do processo de geração da forma arquitetônica? Duas hipóteses foram investigadas neste contexto. A primeira hipótese foi que o modelo de projeto digital denominado performativo tem como pressuposto um processo de projeto baseado na colaboração, no processo de projeto automatizado, na modelagem paramétrica e na interoperabilidade. A segunda hipótese foi que é possível simular a prática de Projeto Performativo segundo estes pressupostos em experiências didáticas de atelier de projeto. Para atender aos objetivos gerais e específicos e responder às hipóteses levantadas, esta pesquisa desenvolveu uma investigação por meio da pesquisa exploratória e explicativa. A primeira iniciou com a busca da familiarização do problema por meio de uma revisão bibliográfica e de estudos de casos. Os estudos de casos foram desenvolvidos em escritório de projeto referência internacional. A segunda ocorreu pelo desenvolvimento de uma pesquisa experimental. Da análise de referencial teórico e dos estudos de casos emergiu uma estrutura conceitual para o projeto performativo caracterizada: pela prática essencialmente colaborativa multidisciplinar na síntese arquitetônica resultando em mudanças na apropriação das autorias; uso simultâneo de técnicas de projeto analógicas e digitais resultando na co-existência de estágios de decisão manuais, semi-automatizados e/ou automatizados; na modelagem paramétrica com maior ênfase ao projeto topológico substituindo tradição tipológica; na interoperabilidade marcada pelo fluxo de informação analógico e digital viabilizado pelo BIM - Building Information Modeling - como processo evolutivo fragmentado que permite liberdade necessária ao processo. A estrutura conceitual comporta a coexistência em um mesmo processo de projeto digital de diferente de métodos baseados no desempenho para resolução de diferentes partes ou sistemas do edifício. Essa coexistência de diferentes modelos e métodos permite resolver problemas complexos de projeto, abrigar e pacificar a controversa relação forma X função. O resultado de ordem experimental relacionado a validação da estrutura conceitual em experiência de ateliê de projeto confirmou que, apesar das limitações e restrições deste universo, foi possível estimular a morfogênese de modo criativo e eficiente. As experiências com o uso do Método BESO para a geração da forma pelo desempenho estrutural permitiram: criar múltiplas soluções de projeto, dentro de um espaço de soluções; utilizar facilmente o ferramental (mesmo não se conhecendo alguns conceitos relacionados ao comportamento da estrutura); possibilitar a realização de um número grande de ações cognitivas, num curto intervalo de tempo; realizar novas explorações formais; valorizar o desempenho estrutural como motor de geração da forma do edifícioAbstract: Within the universe of digital designs based on performance, there is a category that uses performance not only as evaluative means, but, above all, as a transformation tool for ideas and concepts in matter and architectonic form. It uses digital mechanisms that incorporate computational principles to computational structures. This category of digital design is called Performative Design. The general aim of the present paper is to formulate a digital design process conceptual framework that explains the Performative Design practice. The question to be made is what are the design practice assumptions aimed at the incorporation of performance as the propeller of the architectonic form generation process? Two hypotheses were investigated in this context. The first hypothesis was that the digital design model called performative has as assumption a design process based on cooperation, automated design process, parametric modeling, and interoperability. The second hypothesis was that it is possible to simulate the practice of Performative Design according to these assumptions in design workshop teaching experiments. In order to meet the general and specific aims and answer the raised hypotheses, this research has developed an investigation through exploratory and explanatory research. The first one started with the familiarization of the problem through literature review and case studies. The case studies were carried out in international reference design office. The second was done with experimental research. The analysis of the theoretical reference and case studies gave origin to a conceptual framework for the performative design characterized by the following factors: the essentially cooperative multidisciplinary practice in the architectonic synthesis resulting in changes in the appropriation of authorship; the simultaneous use of analogical and digital design techniques resulting in the coexistence of manual, semi-automated and/or automated decision stages; parametric modeling with emphasis on the topological design replacing typological tradition; interoperability marked by the analogical and digital information flow made possible by BIM - Building Information Modeling - as a fragmented evolutional process which allows the necessary freedom to the process. The conceptual framework involves the coexistence, in the same process of digital design, of different methods based on performance for the resolution of different parts or systems of the building. Such coexistence of different models and methods allows the solution of complex design problems, and also harbors and pacifies the controversial relationship form X function. The experimental result related to the validation of the conceptual framework in the experience of design workshop has confirmed that despite the limitations and restrictions of this universe, it was possible to stimulate morphogenesis in a creative and efficient way. The experiences with the use of the BESO method for form generation by structural performance have allowed the following: to create multiple design solutions within a space of solutions, to easily use the tooling (even not knowing some concepts related to the structure behavior), to allow the running of a large number of cognitive actions in a short time, to make new formal explorations, to value the structural performance as the motor of building form generationDoutoradoArquitetura e ConstruçãoDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Ruschel, Regina Coeli, 1958-Celani, Maria Gabriela CaffarenaRomano, ElisabettaScheer, SergioMoreira, Daniel de CarvalhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Max Lira Veras Xavier de2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf436 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618105ANDRADE, Max Lira Veras Xavier de. Projeto performativo na prática arquitetônica recente: estrutura Conceitual. 2012. 436 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618105. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/867049porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:40:34Zoai::867049Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:40:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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