O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Regina Magna Bonifacio de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_f38d8e361055abb177a25ea69ebdfeed
oai_identifier_str oai::405903
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamentalThe development of children's economic understanding : evaluation and intervention in the class of the 3rd and 4th grades of the elementary schoolEducação economicaSocialização - Aspectos econômicosConsumo (Economia)Pensamento econômicoConsumidores - EducaçãoEconomic educationSocialization - Economic aspectsConsumerEconomic understandingConsumer - EducationOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi investigar o pensamento econômico de crianças brasileiras, entre 9 e 11 anos, antes e após o desenvolvimento de um Programa de Educação Econômica. A principal relevância dessa investigação foi introduzir o estudo da formação do pensamento econômico em crianças, no contexto da pesquisa educacional no Brasil, trabalhando o tema a partir de um modelo de desenvolvimento das idéias econômicas, vinculado à perspectiva cognitivista e com influência do ambiente social e educativo. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira consistiu na tradução, adaptação e preparação do instrumento de medida, Escala TAE-N, desenvolvida e validada no Chile e replicada através deste trabalho no Brasil, com uma amostra de 132 crianças, alunos e alunas da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, da rede particular de ensino da cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. Ainda nesta fase, foi realizada, numa amostra de 30 crianças, uma entrevista clínica sobre o tema, com o propósito de caracterizar os sujeitos envolvidos. Os resultados desta primeira etapa mostraram, tendo como parâmetro os Níveis de Desenvolvimento do Pensamento Econômico proposto por Denegri, que as crianças apresentavam um pensamento econômico primitivo, orientado para uma compreensão específica dos fenômenos econômicos e com uma capacidade de estabelecer relações e explicar a realidade econômica a partir de suas vivências e das informações que recebem do meio familiar, escolar e da mídia. Na segunda etapa, foi desenvolvido com as turmas um Programa de Educação Econômica, intitulado ¿Educando para o Consumo Consciente¿, utilizando a metodologia de trabalho com projetos, numa perspectiva interdisciplinar e transversal. Na terceira e última etapa desta pesquisa, a Escala TAE-N foi novamente aplicada nos alunos. Verificou-se, nesta segunda aplicação, que todas as turmas apresentaram um aumento na média das pontuações, o que sinaliza um desenvolvimento na compreensão dos fenômenos econômicos. Os resultados indicaram, ainda, o crescimento igual nas diferentes idades e um melhor desempenho dos meninos em relação às meninas no espaço entre os tempos de aplicação da Escala. Em relação às turmas, todas apresentaram crescimento na segunda aplicação do TAE-N, embora em percentuais diferentes. As análises permitiram tanto uma compreensão mais específica de como as crianças brasileiras compreendem o mundo econômico, quanto uma visão mais abrangente da importância de se trabalhar esse tema no âmbito das escolas de Educação BásicaAbstract: The objective of this paper was to investigate the economic thought of Brazilian children, between nine and eleven years old, before and after the development of na Economic Education Program. Its mainly relevance was to introduce the economic thought formation study in children in the context of educational research in Brazil, working on the theme in a development model of economic ideas connected to the cognitivist perspective and with influence of the social and educative enviroments. This research was developed in three stages. The first consisted on the translation, adaptation and preparation of the measure tool, TAE-N scale, developed and checked in Chile and pealed through this research in Brazil, with a sample of 132 children, students of 3rd and 4th grades of the Elementary School, in a Private School in São Bernardo do Campo, São Paulo. Still at this stage, a clinical interview in a sample of 30 children was made with the purpose of characterizing them. The results of this first stage showed, by the parameters of the Development Levels of the Economic Thought, prepositioned by Denegri, that the children have presented a primitive economic thought, directed to a specific comprehention of the economic phenomena and with the capacity of creating relations and explain the economic reality from their own daily experiences and from the information they received from their familiar, schoolar and media enviroments. The second stage was developed with the classes of an Economic Education Program entitled ¿Educando para o Consumo Consciente¿, using the methodology of projects work, in a transversal and interdisciplinar perspective. Finally, at the third and last stage of this research, the TAE-N scale has been applied again on the students. It was verified that al the classes presented an increase in their medium scores, what signalyzes a development in the economic phenomena comprehention. The results indicated an equal growth in the different ages analyzed and a better performance of the boys than the one of the girls, during the application of the Scale. In concern to the classes, all of them presented knowledge growth in the second application of TAE-N, although in different percentuals. The analysis enabled a more specific comprehention of how the Brazilian children understand the economic world as well as more open view on the importance of working on this theme in the Elementary School enviromentDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Coria, Marianela DenegriBrenelli, Rosely PalermoVinha, Telma PileggiScriptori, CarmenUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Regina Magna Bonifacio de20072007-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf259p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403ARAUJO, Regina Magna Bonifacio de. O desenvolvimento do pensamento economico em crianças: avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental. 2007. 259p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/405903porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:56:48Zoai::405903Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:56:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
The development of children's economic understanding : evaluation and intervention in the class of the 3rd and 4th grades of the elementary school
title O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
spellingShingle O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
Araujo, Regina Magna Bonifacio de
Educação economica
Socialização - Aspectos econômicos
Consumo (Economia)
Pensamento econômico
Consumidores - Educação
Economic education
Socialization - Economic aspects
Consumer
Economic understanding
Consumer - Education
title_short O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
title_full O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
title_fullStr O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
title_full_unstemmed O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
title_sort O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
author Araujo, Regina Magna Bonifacio de
author_facet Araujo, Regina Magna Bonifacio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Coria, Marianela Denegri
Brenelli, Rosely Palermo
Vinha, Telma Pileggi
Scriptori, Carmen
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Regina Magna Bonifacio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação economica
Socialização - Aspectos econômicos
Consumo (Economia)
Pensamento econômico
Consumidores - Educação
Economic education
Socialization - Economic aspects
Consumer
Economic understanding
Consumer - Education
topic Educação economica
Socialização - Aspectos econômicos
Consumo (Economia)
Pensamento econômico
Consumidores - Educação
Economic education
Socialization - Economic aspects
Consumer
Economic understanding
Consumer - Education
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403
ARAUJO, Regina Magna Bonifacio de. O desenvolvimento do pensamento economico em crianças: avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental. 2007. 259p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ARAUJO, Regina Magna Bonifacio de. O desenvolvimento do pensamento economico em crianças: avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental. 2007. 259p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/405903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
259p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188970057170944