O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403 |
Resumo: | Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
id |
UNICAMP-30_f38d8e361055abb177a25ea69ebdfeed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::405903 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamentalThe development of children's economic understanding : evaluation and intervention in the class of the 3rd and 4th grades of the elementary schoolEducação economicaSocialização - Aspectos econômicosConsumo (Economia)Pensamento econômicoConsumidores - EducaçãoEconomic educationSocialization - Economic aspectsConsumerEconomic understandingConsumer - EducationOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi investigar o pensamento econômico de crianças brasileiras, entre 9 e 11 anos, antes e após o desenvolvimento de um Programa de Educação Econômica. A principal relevância dessa investigação foi introduzir o estudo da formação do pensamento econômico em crianças, no contexto da pesquisa educacional no Brasil, trabalhando o tema a partir de um modelo de desenvolvimento das idéias econômicas, vinculado à perspectiva cognitivista e com influência do ambiente social e educativo. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira consistiu na tradução, adaptação e preparação do instrumento de medida, Escala TAE-N, desenvolvida e validada no Chile e replicada através deste trabalho no Brasil, com uma amostra de 132 crianças, alunos e alunas da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, da rede particular de ensino da cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. Ainda nesta fase, foi realizada, numa amostra de 30 crianças, uma entrevista clínica sobre o tema, com o propósito de caracterizar os sujeitos envolvidos. Os resultados desta primeira etapa mostraram, tendo como parâmetro os Níveis de Desenvolvimento do Pensamento Econômico proposto por Denegri, que as crianças apresentavam um pensamento econômico primitivo, orientado para uma compreensão específica dos fenômenos econômicos e com uma capacidade de estabelecer relações e explicar a realidade econômica a partir de suas vivências e das informações que recebem do meio familiar, escolar e da mídia. Na segunda etapa, foi desenvolvido com as turmas um Programa de Educação Econômica, intitulado ¿Educando para o Consumo Consciente¿, utilizando a metodologia de trabalho com projetos, numa perspectiva interdisciplinar e transversal. Na terceira e última etapa desta pesquisa, a Escala TAE-N foi novamente aplicada nos alunos. Verificou-se, nesta segunda aplicação, que todas as turmas apresentaram um aumento na média das pontuações, o que sinaliza um desenvolvimento na compreensão dos fenômenos econômicos. Os resultados indicaram, ainda, o crescimento igual nas diferentes idades e um melhor desempenho dos meninos em relação às meninas no espaço entre os tempos de aplicação da Escala. Em relação às turmas, todas apresentaram crescimento na segunda aplicação do TAE-N, embora em percentuais diferentes. As análises permitiram tanto uma compreensão mais específica de como as crianças brasileiras compreendem o mundo econômico, quanto uma visão mais abrangente da importância de se trabalhar esse tema no âmbito das escolas de Educação BásicaAbstract: The objective of this paper was to investigate the economic thought of Brazilian children, between nine and eleven years old, before and after the development of na Economic Education Program. Its mainly relevance was to introduce the economic thought formation study in children in the context of educational research in Brazil, working on the theme in a development model of economic ideas connected to the cognitivist perspective and with influence of the social and educative enviroments. This research was developed in three stages. The first consisted on the translation, adaptation and preparation of the measure tool, TAE-N scale, developed and checked in Chile and pealed through this research in Brazil, with a sample of 132 children, students of 3rd and 4th grades of the Elementary School, in a Private School in São Bernardo do Campo, São Paulo. Still at this stage, a clinical interview in a sample of 30 children was made with the purpose of characterizing them. The results of this first stage showed, by the parameters of the Development Levels of the Economic Thought, prepositioned by Denegri, that the children have presented a primitive economic thought, directed to a specific comprehention of the economic phenomena and with the capacity of creating relations and explain the economic reality from their own daily experiences and from the information they received from their familiar, schoolar and media enviroments. The second stage was developed with the classes of an Economic Education Program entitled ¿Educando para o Consumo Consciente¿, using the methodology of projects work, in a transversal and interdisciplinar perspective. Finally, at the third and last stage of this research, the TAE-N scale has been applied again on the students. It was verified that al the classes presented an increase in their medium scores, what signalyzes a development in the economic phenomena comprehention. The results indicated an equal growth in the different ages analyzed and a better performance of the boys than the one of the girls, during the application of the Scale. In concern to the classes, all of them presented knowledge growth in the second application of TAE-N, although in different percentuals. The analysis enabled a more specific comprehention of how the Brazilian children understand the economic world as well as more open view on the importance of working on this theme in the Elementary School enviromentDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Coria, Marianela DenegriBrenelli, Rosely PalermoVinha, Telma PileggiScriptori, CarmenUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Regina Magna Bonifacio de20072007-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf259p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403ARAUJO, Regina Magna Bonifacio de. O desenvolvimento do pensamento economico em crianças: avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental. 2007. 259p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/405903porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:56:48Zoai::405903Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:56:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental The development of children's economic understanding : evaluation and intervention in the class of the 3rd and 4th grades of the elementary school |
title |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental |
spellingShingle |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental Araujo, Regina Magna Bonifacio de Educação economica Socialização - Aspectos econômicos Consumo (Economia) Pensamento econômico Consumidores - Educação Economic education Socialization - Economic aspects Consumer Economic understanding Consumer - Education |
title_short |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental |
title_full |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental |
title_fullStr |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental |
title_sort |
O desenvolvimento do pensamento economico em crianças : avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental |
author |
Araujo, Regina Magna Bonifacio de |
author_facet |
Araujo, Regina Magna Bonifacio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939- Coria, Marianela Denegri Brenelli, Rosely Palermo Vinha, Telma Pileggi Scriptori, Carmen Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Regina Magna Bonifacio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação economica Socialização - Aspectos econômicos Consumo (Economia) Pensamento econômico Consumidores - Educação Economic education Socialization - Economic aspects Consumer Economic understanding Consumer - Education |
topic |
Educação economica Socialização - Aspectos econômicos Consumo (Economia) Pensamento econômico Consumidores - Educação Economic education Socialization - Economic aspects Consumer Economic understanding Consumer - Education |
description |
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-11-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403 ARAUJO, Regina Magna Bonifacio de. O desenvolvimento do pensamento economico em crianças: avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental. 2007. 259p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ARAUJO, Regina Magna Bonifacio de. O desenvolvimento do pensamento economico em crianças: avaliação e intervenção em classes de 3a a 4a series do ensino fundamental. 2007. 259p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/405903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 259p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188970057170944 |