A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621107 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
id |
UNICAMP-30_f3b54fb6da86124d203588b84407e06b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::912931 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensinoThe usage of technological instruments on school everyday : conditions, interaction, possibilities and impacts at teaching relationsTecnologiaEnsinoRelações educativasIntegraçãoCotidiano escolarTechnologyTeachingEducational relationshipsIntegrationSchool everydayOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa busca analisar condições, interações e impactos relacionados à integração dos instrumentos tecnológicos nas relações de ensino. A partir de interlocuções estabelecidas entre professores, gestores e alunos no desenvolvimento de um projeto de intervenção no ambiente escolar, procurou-se acompanhar o trabalho dos professores via semanários, sugerir atividades, realizar oficinas, explorando diversas experiências e possibilidades de trabalho com recursos tecnológicos, observando e registrando o desenvolvimento do projeto, que se efetivou em uma vivência participativa. As formas de interação e participação, as atividades significativas, a mediação do professor e da pesquisadora, os resultados e produtos do trabalho realizado, foram discutidos e compartilhados, buscando-se relacionar os pressupostos teóricos da perspectiva Histórico-Cultural assumida e a prática cotidiana dos professores em exercício, que experienciavam as possibilidades de integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Através do desenvolvimento da pesquisa observou-se que a apropriação e a utilização de instrumentos tecnológicos possibilitam o redimensionamento da prática educativa.Abstract: This dissertation aims to evaluate conditions, interactions and impacts related to the integration of technological devices on teaching processes. Based on interlocution established between professors, managers and students when developing school environment interference projects, this project intended to follow professors work up through seminars, activities and workshops, surveying several experiences and work possibilities with technical resources, pointing project evolution out on a participatory life. The participation and interaction patterns, the relevant activities, the mediation of professor and researchers, the results and products reached were all discussed and shared in order to link theoretical conjectures of historic-cultural perspectives adopted and daily practices of professors when laboring, which have experienced the integration possibilities of technologies on teaching and learning process. Through the research process it was possible to observe how the appropriation and utilization of technological instruments contribute to the redimensioning of educational practice.MestradoPsicologia EducacionalMestra em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Vanzella, Lila Cristina GuimarãesMagiolino, Lavínia Lopes SalomãoBueno, LuziaBanks-Leite, LuciUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargo, Andréia Regina de Oliveira, 1979-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621107CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar: condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino. 2013. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621107. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912931porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:19Zoai::912931Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino The usage of technological instruments on school everyday : conditions, interaction, possibilities and impacts at teaching relations |
title |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino |
spellingShingle |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino Camargo, Andréia Regina de Oliveira, 1979- Tecnologia Ensino Relações educativas Integração Cotidiano escolar Technology Teaching Educational relationships Integration School everyday |
title_short |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino |
title_full |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino |
title_fullStr |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino |
title_full_unstemmed |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino |
title_sort |
A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar : condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino |
author |
Camargo, Andréia Regina de Oliveira, 1979- |
author_facet |
Camargo, Andréia Regina de Oliveira, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Vanzella, Lila Cristina Guimarães Magiolino, Lavínia Lopes Salomão Bueno, Luzia Banks-Leite, Luci Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Andréia Regina de Oliveira, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Ensino Relações educativas Integração Cotidiano escolar Technology Teaching Educational relationships Integration School everyday |
topic |
Tecnologia Ensino Relações educativas Integração Cotidiano escolar Technology Teaching Educational relationships Integration School everyday |
description |
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621107 CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar: condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino. 2013. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621107. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621107 |
identifier_str_mv |
CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar: condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino. 2013. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621107. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 116 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189104810721280 |