Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mara Medeiros dos, 1963-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948
Resumo: Orientador: Wagner dos Santos Oliveira
id UNICAMP-30_f3fe767c7a1a45de8da11d2deddc0f0f
oai_identifier_str oai::1097757
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superiorPrediction on the use of active learning methodologies in college coursesAprendizagem - MetodologiaDelphi, MétodoLearning - MethodologyDelphi, MethodOrientador: Wagner dos Santos OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia QuímicaResumo: A tarefa educativa representa um grande desafio, assim professores, educadores, têm que refletir sobre a importância do ensino, no sentido de contribuir para a formação do profissional de um ponto de vista técnico, científico e ético. Desta forma, deve-se sempre buscar estratégias de ensino diferenciadas que ressaltem o significado dos conceitos técnico-científico, a fim de elevar o grau de conhecimento dos alunos, e seu desempenho na vida profissional. A introdução nas instituições de ensino superior de novas tecnologias impulsionou o desenvolvimento de metodologias que auxiliam a aprendizagem, bem como a interação entre professores e alunos, dentre elas estão as denominadas metodologias ativas de ensino (MAs), sendo em sua maioria dependentes de recursos eletrônicos. Esse estudo teve por objetivo definir e apresentar as principais metodologias ativas, suas aplicações e as ferramentas mais utilizadas no ensino superior; apontar as principais vantagens e desvantagens do uso da metodologia Delphi. A Delphi é uma técnica interativa de previsão projetada para conhecer com antecipação a probabilidade de eventos futuros, por meio da solicitação e coleta sistemática da opinião de especialistas que darão sua contribuição, ao identificar áreas de concordância ou discordância e assim chegar ao consenso. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário e tratados de forma qualitativa. Conclui-se que o uso das metodologias ativas de ensino nas salas de aulas acontece de diferentes modos de aplicações dependendo apenas da criatividade dos professores e, são importantes ferramentas para estes profissionais da educação nas mais diversas áreas do conhecimento, buscando aproximar os alunos das realidades e interesse da sociedade e, do seu dia a dia profissionalAbstract: The challenge that the educational task represents is well known. Hence, professor and educators must reflect about the teaching importance in contributing to professional formation. Therefore, it is important to search for different education strategies that highlight the technical-scientific meaning of the concepts studied in order to increase the students¿ knowledge and their performance in professional life. The introduction of new technologies in universities promoted the development of methodologies that help in learning, as well as the interaction between professors and students. Among these methods are the Active Learning Methodologies, where the most of them depend on electronic technology. This study aims to define and show the main active methodologies, their applications and the tools in college education. In addition, this work intends to show the advantages and disadvantages of the Delphi methodology, an interactive prediction technique projected to know in advance the probability of future events through the solicitation and systematical gathering of specialist¿s opinion. These advices will contribute to identify areas of agreement and disagreements and so, reach a consensus. The data were collected through a questionnaire application and analyzed qualitatively. We can conclude that the use of learning active methodologies in classes happens in different ways depending on professors¿ creativity. These methodologies are important tools to the educators in diverse knowledge fields, seeking to bring students closer to the realities and interests of society and their daily professional lifeMestradoEngenharia QuímicaMestra em Engenharia Química[s.n.]Oliveira, Wagner dos Santos, 1947-Amaral, Sergio Ferreira doTerra, JulianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia QuímicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia QuímicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Mara Medeiros dos, 1963-20192019-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948SANTOS, Mara Medeiros dos. Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior . 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097757Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-05T15:41:15Zoai::1097757Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-02-05T15:41:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
Prediction on the use of active learning methodologies in college courses
title Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
spellingShingle Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
Santos, Mara Medeiros dos, 1963-
Aprendizagem - Metodologia
Delphi, Método
Learning - Methodology
Delphi, Method
title_short Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
title_full Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
title_fullStr Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
title_full_unstemmed Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
title_sort Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
author Santos, Mara Medeiros dos, 1963-
author_facet Santos, Mara Medeiros dos, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Wagner dos Santos, 1947-
Amaral, Sergio Ferreira do
Terra, Juliana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mara Medeiros dos, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - Metodologia
Delphi, Método
Learning - Methodology
Delphi, Method
topic Aprendizagem - Metodologia
Delphi, Método
Learning - Methodology
Delphi, Method
description Orientador: Wagner dos Santos Oliveira
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948
SANTOS, Mara Medeiros dos. Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior . 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948
identifier_str_mv SANTOS, Mara Medeiros dos. Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior . 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097757
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189155093086208