Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948 |
Resumo: | Orientador: Wagner dos Santos Oliveira |
id |
UNICAMP-30_f3fe767c7a1a45de8da11d2deddc0f0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1097757 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superiorPrediction on the use of active learning methodologies in college coursesAprendizagem - MetodologiaDelphi, MétodoLearning - MethodologyDelphi, MethodOrientador: Wagner dos Santos OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia QuímicaResumo: A tarefa educativa representa um grande desafio, assim professores, educadores, têm que refletir sobre a importância do ensino, no sentido de contribuir para a formação do profissional de um ponto de vista técnico, científico e ético. Desta forma, deve-se sempre buscar estratégias de ensino diferenciadas que ressaltem o significado dos conceitos técnico-científico, a fim de elevar o grau de conhecimento dos alunos, e seu desempenho na vida profissional. A introdução nas instituições de ensino superior de novas tecnologias impulsionou o desenvolvimento de metodologias que auxiliam a aprendizagem, bem como a interação entre professores e alunos, dentre elas estão as denominadas metodologias ativas de ensino (MAs), sendo em sua maioria dependentes de recursos eletrônicos. Esse estudo teve por objetivo definir e apresentar as principais metodologias ativas, suas aplicações e as ferramentas mais utilizadas no ensino superior; apontar as principais vantagens e desvantagens do uso da metodologia Delphi. A Delphi é uma técnica interativa de previsão projetada para conhecer com antecipação a probabilidade de eventos futuros, por meio da solicitação e coleta sistemática da opinião de especialistas que darão sua contribuição, ao identificar áreas de concordância ou discordância e assim chegar ao consenso. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário e tratados de forma qualitativa. Conclui-se que o uso das metodologias ativas de ensino nas salas de aulas acontece de diferentes modos de aplicações dependendo apenas da criatividade dos professores e, são importantes ferramentas para estes profissionais da educação nas mais diversas áreas do conhecimento, buscando aproximar os alunos das realidades e interesse da sociedade e, do seu dia a dia profissionalAbstract: The challenge that the educational task represents is well known. Hence, professor and educators must reflect about the teaching importance in contributing to professional formation. Therefore, it is important to search for different education strategies that highlight the technical-scientific meaning of the concepts studied in order to increase the students¿ knowledge and their performance in professional life. The introduction of new technologies in universities promoted the development of methodologies that help in learning, as well as the interaction between professors and students. Among these methods are the Active Learning Methodologies, where the most of them depend on electronic technology. This study aims to define and show the main active methodologies, their applications and the tools in college education. In addition, this work intends to show the advantages and disadvantages of the Delphi methodology, an interactive prediction technique projected to know in advance the probability of future events through the solicitation and systematical gathering of specialist¿s opinion. These advices will contribute to identify areas of agreement and disagreements and so, reach a consensus. The data were collected through a questionnaire application and analyzed qualitatively. We can conclude that the use of learning active methodologies in classes happens in different ways depending on professors¿ creativity. These methodologies are important tools to the educators in diverse knowledge fields, seeking to bring students closer to the realities and interests of society and their daily professional lifeMestradoEngenharia QuímicaMestra em Engenharia Química[s.n.]Oliveira, Wagner dos Santos, 1947-Amaral, Sergio Ferreira doTerra, JulianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia QuímicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia QuímicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Mara Medeiros dos, 1963-20192019-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948SANTOS, Mara Medeiros dos. Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior . 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097757Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-05T15:41:15Zoai::1097757Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-02-05T15:41:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior Prediction on the use of active learning methodologies in college courses |
title |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior |
spellingShingle |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior Santos, Mara Medeiros dos, 1963- Aprendizagem - Metodologia Delphi, Método Learning - Methodology Delphi, Method |
title_short |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior |
title_full |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior |
title_fullStr |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior |
title_full_unstemmed |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior |
title_sort |
Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior |
author |
Santos, Mara Medeiros dos, 1963- |
author_facet |
Santos, Mara Medeiros dos, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Wagner dos Santos, 1947- Amaral, Sergio Ferreira do Terra, Juliana Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mara Medeiros dos, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem - Metodologia Delphi, Método Learning - Methodology Delphi, Method |
topic |
Aprendizagem - Metodologia Delphi, Método Learning - Methodology Delphi, Method |
description |
Orientador: Wagner dos Santos Oliveira |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-10-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948 SANTOS, Mara Medeiros dos. Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior . 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Mara Medeiros dos. Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior . 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637948. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097757 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189155093086208 |