Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642062 |
Resumo: | Orientador: Maurício Urban Kleinke |
id |
UNICAMP-30_f44d2afacfe419beee82b6d5bbe9bc0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1167028 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysisENEM Physics items classified by exploratory factor analysisBourdieu, Pierre, 1930-2002Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Análise fatorial exploratóriaCapital culturalBourdieu, PierreNational Secondary Education Examination (Brazil)Exploratory factor analysisCultural capitalOrientador: Maurício Urban KleinkeTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos maiores exames de larga escala do mundo e tem como objetivos principais a autoavaliação no término da escolaridade básica e o acesso ao Ensino Superior. A maioria dos concluintes do Ensino Médio realizam este exame para buscar uma vaga no Ensino Superior. Diferentes estudos a partir dos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Anísio Teixeira (INEP) apontam que o desempenho dos candidatos está correlacionado à escolaridade familiar, como sugere a sociologia de Bourdieu. Os microdados permitem observar com qual frequência que cada alternativa é escolhida, o que permite supor sobre os principais erros cometidos. Geralmente esses erros podem ser associados ao contexto; à taxionomia; às concepções alternativas, etc. Além disso, observamos que o uso da combinação de indicadores quantitativos próximos da Teoria Clássica dos Testes como índice de facilidade (IFI), indicie de discriminação (IDI) e índice de concentração (ICI) podem fornecer informações importantes como a presença de distratores importantes entre as alternativas. Compreender o construto da prova de Física do ENEM exige ferramentas estatísticas de análise multivariada, e na presente tese optamos por aplicar análise fatorial exploratória (AFE). Neste sentido, o objetivo deste trabalho é identificar as características dos agrupamentos gerados por AFE dos itens de Física, buscando compreender os construtos da prova e as principais dificuldades apresentadas pelos candidatos concluintes do Ensino Médio. Identificamos como principal construto um conjunto de itens associados a "Física escolar" e outros fatores mais próximos da "Física de especialista". Os itens que compõe o fator "Física escolar" apresentam características que julgamos adequadas para avaliar e selecionar os candidatos simultaneamente. Já o fator associado a "Física de especialista", muitas vezes, não classifica nem seleciona. Famílias com ensino superior apresentam maior afinidade com o construto solicitado que as famílias com menor grau de escolaridade. Caso a prova fosse formada apenas por itens com características de "Física escolar" o resultado na classificação seria mais inclusivo, com maior equidade no acesso ao ensino superiorAbstract: The ENEM is one of the biggest and most important large-scale exams in the world. This exam has two main objectives: self-evaluation at the end of high school and an assessment in universities. Most high school graduates do the exam in order to apply to university. Previous research shows that the performance of candidates is related to a family’s education level, as Bourdieu's sociology suggests. The data demonstrates how often each alternative is chosen, which allows us to understand the main mistakes made by candidates. These mistakes are frequently associated with the context; taxonomy; alternative conceptions, etc. In addition, we can observe that the combination of indexes, just like score, discrimination and concentration which compose the Classical Theory of Tests can help us identify the distractors in a question. The understanding of the construct of ENEMs Physics test demand a multivariate analysis, and in this research, we have opted to use the exploratory factor analysis. The objective of this work is to identify the characteristics of the factors generated by exploratory factor analysis of the Physics items, seeking to understand the test constructs and the main difficulties presented by high school graduates. We find as the main construct of the exam a "School Physics" and the other factor associated with a "Specialist Physics". The items that make up the "School Physics" factor have characteristics that we consider adequate to evaluate and select candidates simultaneously. The factor associated with "Specialist Physics", on the other hand, often does not classify or select. Families with higher education have a greater affinity with the requested construct than families with less education. If the test was formed only by items with characteristics of "School Physics", the result in the classification would be more inclusive, with greater equity in access to higher educationDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Kleinke, Maurício Urban, 1958-Mattos, Cristiano Rodrigues deChagas, Emiliano AugustoGirotto Júnior, GildoOliveira, Samuel Rocha deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVillar, Renato Pacheco, 1987-20212021-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (498 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642062VILLAR, Renato Pacheco. Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória: ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis. 2021. 1 recurso online (498 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642062. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167028Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-21T15:59:55Zoai::1167028Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-21T15:59:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis |
title |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis |
spellingShingle |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis Villar, Renato Pacheco, 1987- Bourdieu, Pierre, 1930-2002 Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Análise fatorial exploratória Capital cultural Bourdieu, Pierre National Secondary Education Examination (Brazil) Exploratory factor analysis Cultural capital |
title_short |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis |
title_full |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis |
title_fullStr |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis |
title_full_unstemmed |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis |
title_sort |
Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória : ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis |
author |
Villar, Renato Pacheco, 1987- |
author_facet |
Villar, Renato Pacheco, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kleinke, Maurício Urban, 1958- Mattos, Cristiano Rodrigues de Chagas, Emiliano Augusto Girotto Júnior, Gildo Oliveira, Samuel Rocha de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villar, Renato Pacheco, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Análise fatorial exploratória Capital cultural Bourdieu, Pierre National Secondary Education Examination (Brazil) Exploratory factor analysis Cultural capital |
topic |
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Análise fatorial exploratória Capital cultural Bourdieu, Pierre National Secondary Education Examination (Brazil) Exploratory factor analysis Cultural capital |
description |
Orientador: Maurício Urban Kleinke |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-06-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642062 VILLAR, Renato Pacheco. Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória: ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis. 2021. 1 recurso online (498 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642062. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642062 |
identifier_str_mv |
VILLAR, Renato Pacheco. Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória: ENEM Physics items classified by exploratory factor analysis. 2021. 1 recurso online (498 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642062. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167028 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (498 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189176517591040 |