Filosofia da formação profissional nas sociedades pos-industriais-um olhar para alem do tradicional : o caso do lazer e do turismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583946 |
Resumo: | Orientador: João Francisco Regis de Morais |
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Filosofia da formação profissional nas sociedades pos-industriais-um olhar para alem do tradicional : o caso do lazer e do turismoTurismoLazer e turismoEducação - FilosofiaFormação profissionalPós-modernismoOrientador: João Francisco Regis de MoraisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As novas configurações internacionais são percebidas aos níveis econômico, político, social e cultural (globalização, novas tecnologias, desemprego estrutural, formação de blocos econômicos, conflitos étnicos e religiosos etc.) e engendraram as sociedades denominadas pós-industriais e pós-modernas. Nessas novas sociedades houve uma profunda transformação no mundo do trabalho. Desde a análise de Karl Marx até as análises contemporâneas de Jeremy Rifkin, Robert Reich, Peter Drucker, Robert Kurz, Jean-François Lyoard, Charles Handy e Karl Albrecht, entre outros, pode-se ver claramente que, no amplo cenário internacional, o mundo do trabalho sofreu transformações estruturais profundas que alteraram inexoravelmente suas características estabelecidas durante a Revolução Industrial. Uma sociedade pós-Industrial exige novos paradigmas didáticopedagógicos para o treinamento e educação dos novos profissionais e atualização elou reciclagem dos profissionais já estabelecidos. Além das escolas tradicionais surgem como instrumentos educacionais os meios de comunicação, as empresas sindicatos e organizações não-govemamentais. Fica claramente estabelecido que o processo educacional não tem um "fim". Educação permanente, "aprender a aprender", reciclagens periódicas, novos cursos para novas profissões, ,mudanças conjunturais, tudo isso significa sucessivos desafios e oportunidades para as pessoas. O campo do lazer, turismo e hotelaria está situado no âmago dessas novas realidades. Seus profissionais precisam ser orientados para um mundo dinâmico, mutável, extremamente competitivo. Em um contexto internacional, as pessoas têm que habituar-se com as mudanças, pois estas ainda estão em pleno processo evolutivo. A análise dos fundamentos filosóficos de alguns' projetos de educação em Turismo na América do Norte e Europa Ocidental, é importante para auxiliar o estabelecimentos de uma filosofia da educação para esse setores no Brasil e no Mercosul. As mudanças curriculares, as novas ementas, conteúdos programáticos e o trabalho feito junto aos professores e alunos são instrumentos fundamentais para que esse trabalho seja desenvolvido no sentido de garantir uma sólida formação humanística e técnica aos alunos e inserir o curso na realidade nos novos mercados. Os resumos do Projeto Pedagógico do curso de Turismo da PUCCAMP e do Plano de Trabalho da Unidade de Turismo e Hotelaria do SENAC São Paulo foram anexados para ilustrar algumas reflexões realizadas ao longo do textoDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Morais, Régis de, 1940-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTrigo, Luiz Gonzaga Godoi19961996-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf250f.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583946TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Filosofia da formação profissional nas sociedades pos-industriais-um olhar para alem do tradicional: o caso do lazer e do turismo. 1996. 250f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583946. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/110762porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:30:14Zoai::110762Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:30:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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