Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbirato, Rita de Cassia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600756
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_f497f478a375917dd5dd76b409272c14
oai_identifier_str oai::348687
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adversoTasks which create input and interactive quality in the construction of the process of learnig language in a initial and difficult contextComunicaçãoInteração socialAquisição da segunda linguagemCommunicative taskInteractionForeign language acquisitionOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a construção do processo de aquisição de uma LE (inglês) por alunos de nível iniciante de um curso de Letras, dentro de um contexto bastante adverso, processo esse criado a partir de um planejamento temático com foco prioritário no sentido e baseado em tarefas comunicativas. Foi elaborado um material didático que teve como tema um pequeno recorte da história da Inglaterra. O material foi implementado na forma de um curso experimental com a carga horária de 40 horas/aulas e a duração de um semestre letivo (primeiro semestre de 2003) em uma Faculdade Particular do período noturno do interior do estado de São Paulo. Como suporte teórico nos apoiamos nos estudos interacionais de sala de aula (Cazden, 1992; Ellis, 1996), estudos sobre a aquisição de L2 (Ellis, 1992) e em investigações conduzidas sobre as características e potencial das tarefas realizadas por Prabhu, 1987 e Skehan, 1992, entre outros. Do ponto de vista metodológico, nossa pesquisa se pauta pelos parâmetros da pesquisa qualitativa, mais precisamente, da etnografia de sala de aula. Para a coleta de dados utilizamos a gravação em áudio e posterior transcrição de aulas, entrevistas e diários dialogados reflexivos. Os resultados demonstraram que o uso de um planejamento temático como o utilizado e que deu origem a um material e a aulas metodologicamente temáticas e amplamente interativas, produziu ambientes de estudo que favoreceram, no curto espaço de tempo que durou a experiência, um desenvolvimento promissor da competência lingüístico-comunicativa mesmo ocorrendo num ambiente bastante adverso, quando esperaríamos muito pouco, menos do que obtivemos ou demoraria muito para atingir tal competência. Além disso, observamos que maiores oportunidades de interações foram criadas, sendo essas interações mais significativas e relevantes para os alunos e tomando o sentido ao invés da forma como ponto de partida. Os dados mostraram ainda que, o uso de tal planejamento trouxe além dos ganhos de aprendizagem evidenciados, uma configuração positiva do filtro afetivo do alunado participanteAbstract: This research aims at investigating the process of acquiring a foreign language (English) by students from beginner levels from a course of Letters, in a rather difficult context. This process was created based in a thematic syllabus with a main focus on the meaning and based on communicative tasks. A teaching material was elaborated about a short sketch of the history of Britain. An experimental course was carried out during the first semester of 2003 with 40 hours/lessons in a private college in an evening course. The theoretical framework of this research is based on Cazden's (1992) and Ellis's (1996) studies about classroom interaction, Ellis's (1996) studies about second language acquisition and Prabhu's (1987) and Skehan's (1992) studies about the features and potential of tasks. The present research, characterized as qualitative research, was based on the principles of the classroom etnography. The interactions were tape recorded, transcribed and analysed. A questionnaire, tape recorded interviews and dialogued diaries were used as well. The results suggest that the use of a thematic syllabus as the one used in this research and which originated a coursebook and lessons metodologically more thematic and providing, in a short period of time, a development of the linguistic- communicative competence even in a such difficult context, when we could expect very little. In addition, we observed that more oportunities of interaction were created, being these interactions more meaningful and relevant for the students and having the meaning instead of the form as focus. Moreover, the data suggested that the use of such syllabus contributed for a positive configuration of the students's afective filterDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Mendes, EdleiseSilva, Ademar daScaramucci, Matilde Virginia RicardiMoraes, Maria Rita SalzanoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbirato, Rita de Cassia20052005-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf281p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600756BARBIRATO, Rita de Cassia. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. 2005. 281p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600756. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/348687porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:16:16Zoai::348687Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:16:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
Tasks which create input and interactive quality in the construction of the process of learnig language in a initial and difficult context
title Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
spellingShingle Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
Barbirato, Rita de Cassia
Comunicação
Interação social
Aquisição da segunda linguagem
Communicative task
Interaction
Foreign language acquisition
title_short Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
title_full Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
title_fullStr Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
title_full_unstemmed Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
title_sort Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso
author Barbirato, Rita de Cassia
author_facet Barbirato, Rita de Cassia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Mendes, Edleise
Silva, Ademar da
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Moraes, Maria Rita Salzano
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbirato, Rita de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Interação social
Aquisição da segunda linguagem
Communicative task
Interaction
Foreign language acquisition
topic Comunicação
Interação social
Aquisição da segunda linguagem
Communicative task
Interaction
Foreign language acquisition
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-10-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600756
BARBIRATO, Rita de Cassia. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. 2005. 281p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600756. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BARBIRATO, Rita de Cassia. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. 2005. 281p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600756. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/348687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
281p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188928107839488