Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580369 |
Resumo: | Orientador: Jaime Szajner |
id |
UNICAMP-30_f4cc52ca39803e05de9e31421cdd2541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::62359 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquiloMotores elétricosVeículos elétricosCircuitos eletrônicosOrientador: Jaime SzajnerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia EletricaResumo: Está em desenvolvimento no Laboratório de Engenharia de Computação e Automação Industrial (LCA) um protótipo de veículo autoguiado (AGV) controlado por computador. Este tipo de veículo tem diversas aplicações dentro de ambientes industriais automatizados onde se comunica com um computador supervisor para receber instruções e efetuar diversas tarefas no processo de produção. Sua aplicação pode ser também levada a outras atividades produtivas como no setor de minério, em ambientes de alto risco ou em atividades de exploração submarina de petróleo. o desenvolvimento deste tipo de veículo é complexo, necessitando do trabalho em equipe de vários grupos de desenvolvimento, integrando a utilização do conhecimento de técnicas em diversas áreas de Engenharia, o protótipo do AGV indicado é formado por um sistema de tração. sistema de direção, unidade controladora de tração e direção, sistema de aquisição de dados e unidade sensora. Os equipamentos desenvolvidos correspondentes aos sistemas de tração e direção têm as seguintes partes: inversor, placas de circuitos de comando com acoplamentos óptico e magnético, placas de circuitos de proteção contra sobretensões e curto-circuitos, e fonte auxiliar do tipo chaveado. Neste trabalho é apresentada a fundamentação teórica e metodologia usada na análise e elaboração do projeto de cada parte dos equipamentos envolvidos no sistema de acionamento, para os quais utilizaram-se pacotes de simulação; os resultados obtidos foram usados na fase inicial do projeto. São apresentados também os resultados experimentais, indicando-se os ajustes feitos em bancada. as limitações e as diversas mudanças feitas para obter o comportamento desejado nos equipamentos desenvolvidosAbstract: Presently a prototype of an AGV (Automated Guided VehicIe) controlled b) computer is under development at LCA (Computer Engineering and Industrial Automation Laboratory) at UNICAMP. This type of vehicle has many applications in automated industrial environments where it can carry out several tasks related with the production processess. To do so it receives instructions from a supervlsory computer through a communication network. Its application can be extended to other productive activities like ln milling and at hazardous environments that offer high human life risks. It can also be used for submarine exploitation of petroleum. The development of such kind of vehicle is very complex and requires several groups of work since it involves many branches of Engineering knowledge. The AGV vehicle incorporates a traction system, a steering system, controI units for traction and steering, a data acquisition system and sensor units. The traction and steering systems developed are composed by the following parts: inverter, controller circuit boards with opto and magnetic couplers, overcurrent and overvoltage protection circuit board and auxiliary switching type power supplies. This work presents the theoretical fundaments and the methodology used in the analysis and design of each part of the equipment. Results of digital simulations were used at the first stage of the project. Finally the experimental results are presented showing the adjustments done at lab and the limitations and the solutions used to get the desired behavior of the prototypeMestradoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Szajner, Jaime, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia ElétricaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSanchez, Victor Armando Bravo19931993-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580369SANCHEZ, Victor Armando Bravo. Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo. 1993. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580369. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/62359Publicação FEEporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T13:26:58Zoai::62359Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-03T13:26:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo |
title |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo |
spellingShingle |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo Sanchez, Victor Armando Bravo Motores elétricos Veículos elétricos Circuitos eletrônicos |
title_short |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo |
title_full |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo |
title_fullStr |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo |
title_full_unstemmed |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo |
title_sort |
Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo |
author |
Sanchez, Victor Armando Bravo |
author_facet |
Sanchez, Victor Armando Bravo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Szajner, Jaime, 1944- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchez, Victor Armando Bravo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motores elétricos Veículos elétricos Circuitos eletrônicos |
topic |
Motores elétricos Veículos elétricos Circuitos eletrônicos |
description |
Orientador: Jaime Szajner |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-01-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580369 SANCHEZ, Victor Armando Bravo. Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo. 1993. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580369. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SANCHEZ, Victor Armando Bravo. Projeto de inversor por fonte de tensão para motores trifasicos de indução tipo gaiola de esquilo. 1993. 147f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580369. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/62359 Publicação FEE |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 147f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188755598213120 |