Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639054 |
Resumo: | Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva |
id |
UNICAMP-30_f4eeba770ab931b428cafeb08219a250 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1129039 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft"Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft"World of WarcraftJogos eletrônicosMulheres - IdentidadeVisualizaçãoWorld Of WarcraftElectronic gamesWomen - IdentityVisualizationOrientador: José Eduardo Ribeiro de PaivaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Devido à sua crescente popularidade e democratização, os jogos eletrônicos vêm se consolidando como uma das mídias de maior impacto social, principalmente entre os jovens. Neles, as personagens do sexo feminino ganham cada vez mais espaço. Entretanto, as visualidades femininas são muitas vezes limitadas e objetificadas. Esta dissertação pretende apresentar uma análise das representações gráficas dos avatares do sexo feminino no jogo "World Of Warcraft" sob enfoque de estudos sociológicos e de gênero. Para tanto, foram coletadas imagens e dados referentes às customizações de personagens no jogo, destacando silhuetas e possíveis diferenças em relação às proporções corporais dos avatares masculinos. Observou-se que os avatares femininos tendem a possuir corpos magros e curvilíneos, com corpos e rostos muito semelhantes entre si e que reproduzem estereótipos de feminilidade. Estes resultados permitem concluir que as visualidades femininas não mostram corpos reais e tampouco representam a diversidade de suas jogadoras. Dado o debate cada vez mais amplo sobre a representação equânime dos corpos nas mídias, é de grande relevância que sejam discutidas as possibilidades de performance de gênero dentro de espaços virtuais e como torná-las mais representativasAbstract: Due to their increasing popularity and democratization, online games have become consolidated as one of the most social impacting media, primarily among young generations. On them, female sex characters are gaining increasingly more space. Nonetheless, female sex visualities are frequently constrained and objectified. This dissertation intends to submit an analysis from graphical representations of female sex avatars in the game "World Of Warcraft" under the approach of gender and sociological studies. Therefore, images and data were collected from character customizations in the game, emphasizing silhouettes and possible differences compared with the physical proportions of males avatars. It was noted that female avatars tend to have thin and curvilinear bodies, with bodies and faces very similar between them which also reproduces femininity stereotypes.These outcomes enable to conclude that female visualities do not show real bodies nor represents the players diversity. Given the increasingly wider debate about the equal body representation on the medias, it is very relevant the discussions about gender performance possibilities inside virtual spaces as well as make them more representativesMestradoArtes VisuaisMestra em Artes VisuaisCAPES88882.435506/2019-01[s.n.]Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-Lesnovski, Ana Flávia MerinoStateri, JuliaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTorquato, Ana Laura, 1995-20202020-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (60 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639054TORQUATO, Ana Laura. Identidade e performance: Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft". 2020. 1 recurso online (60 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639054. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129039Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-30T15:06:46Zoai::1129039Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-30T15:06:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" |
title |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" |
spellingShingle |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" Torquato, Ana Laura, 1995- World of Warcraft Jogos eletrônicos Mulheres - Identidade Visualização World Of Warcraft Electronic games Women - Identity Visualization |
title_short |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" |
title_full |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" |
title_fullStr |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" |
title_full_unstemmed |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" |
title_sort |
Identidade e performance : Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft" |
author |
Torquato, Ana Laura, 1995- |
author_facet |
Torquato, Ana Laura, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959- Lesnovski, Ana Flávia Merino Stateri, Julia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torquato, Ana Laura, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
World of Warcraft Jogos eletrônicos Mulheres - Identidade Visualização World Of Warcraft Electronic games Women - Identity Visualization |
topic |
World of Warcraft Jogos eletrônicos Mulheres - Identidade Visualização World Of Warcraft Electronic games Women - Identity Visualization |
description |
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639054 TORQUATO, Ana Laura. Identidade e performance: Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft". 2020. 1 recurso online (60 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639054. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639054 |
identifier_str_mv |
TORQUATO, Ana Laura. Identidade e performance: Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft". 2020. 1 recurso online (60 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639054. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129039 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (60 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189161490448384 |