Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Hellem, 1981-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641982
Resumo: Orientador: Suzel Ana Reily
id UNICAMP-30_f6243f734dbdb5089f525dff88c55ae6
oai_identifier_str oai::1166717
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de PartidaFrom the backstages to the stage : theatering-musicking of the group Ponto de PartidaGrupo Ponto de PartidaMusicar localTeatro musicalComunidades de práticaGrupo Ponto de PartidaLocal musickingMusical theaterCommunities of practiceOrientador: Suzel Ana ReilyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente pesquisa busca olhar para a dinâmica de trabalho do grupo de teatro Ponto de Partida e observar como realizam as negociações em prol do empreendimento a que se propõem, considerando a música como um elemento intrínseco a esse processo - na realização de seu teatro musical e em sua própria forma de existir enquanto coletivo. Fundado em 1980 na cidade de Barbacena, interior de Minas Gerais, o Ponto de Partida surge com a proposta de criar um núcleo de produção cultural e pesquisa teatral fora dos grandes centros urbanos, valorizando sua cultura local. Como premissa, o grupo decidiu não se mudar de Barbacena, mas também não aceitar os limites da província. Tornou-se, então, um grupo "viageiro" e independente, apresentando-se em todo o Brasil e países da África, Europa e América do Sul. A escolha por temas representativos da cultura nacional e regional norteou o trabalho do grupo, e a música ocupou lugar central na expressão dessa identidade, tendo os musicais como instrumento de trabalho. A música faz parte do cotidiano do grupo, devido aos projetos nos quais ele se engaja, e participa diretamente da sua sobrevivência. Nesse sentido, a produção do grupo pode ser compreendida literalmente como um "teatro musical" - ou "teatrar-musicar" - onde o ato de musicar e teatrar são completamente entrelaçados entre si e na vida de seus integrantes. A pesquisa de campo (etnografia) realizada junto ao grupo acompanhou a montagem do novo espetáculo da companhia, Vou Voltar, em 2017. O conceito de "comunidade de prática" (LAVE E WENGER, 1991) foi utilizado como modelo estruturante para a análise das práticas do grupo. Conceitos como comunidade, prática, competência, performance e identidade foram abordados a partir de uma narrativa descritiva da rotina do grupo em seu engajamento com o empreendimento compartilhadoAbstract: The present research seeks to look at the work dynamics of the theater group Ponto de Partida and observe how the group carries out negotiations within the enterprise that unites its members, considering music as an intrinsic element to this process - in the realization of their musical theater and in their unique way of existing as a collective. Founded in 1980 in the city of Barbacena, in the interior of Minas Gerais, Ponto de Partida appears with the proposal of creating a nucleus for cultural production and theatrical research outside the great urban centers, valuing local culture. As a premise, the group decided not to move from Barbacena, but also not to accept the limits of the province. It became, then, a "traveling" and independent group, presenting itself throughout Brazil and countries in Africa, Europe and South America. The choice of themes representative of national and regional culture has guided the group's work, and music has played a central role in the expression of this identity, with musicals as a working tool. Music is part of the group's daily life, due to the projects in which it engages, and directly participates in its survival. In this sense, the group's production can be understood literally as a "musical theater" - or "theatering-musicking" - where the act of making music and theater are completely intertwined with each other and with the lives of its members. The field research (ethnography) carried out with the group accompanied the setting up of the company's new show, Vou Voltar, in 2017. The concept of "community of practice" (LAVE AND WENGER, 1991) was used as a structuring model for the analysis of group practices. Concepts such as community, practice, competence, performance and identity were approached from a descriptive narrative of the group's routine in its engagement in the shared enterpriseDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutora em Música[s.n.]Reily, Suzel Ana, 1955-Dawsey, John C.Ulhôa, Martha Tupinambá deMachado, ReginaMachado, CacáUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPimentel, Hellem, 1981-20202020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (234 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641982PIMENTEL, Hellem. Dos bastidores ao palco: o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida. 2020. 1 recurso online (234 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641982. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166717Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-13T07:53:52Zoai::1166717Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-13T07:53:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida
From the backstages to the stage : theatering-musicking of the group Ponto de Partida
title Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida
spellingShingle Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida
Pimentel, Hellem, 1981-
Grupo Ponto de Partida
Musicar local
Teatro musical
Comunidades de prática
Grupo Ponto de Partida
Local musicking
Musical theater
Communities of practice
title_short Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida
title_full Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida
title_fullStr Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida
title_full_unstemmed Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida
title_sort Dos bastidores ao palco : o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida
author Pimentel, Hellem, 1981-
author_facet Pimentel, Hellem, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reily, Suzel Ana, 1955-
Dawsey, John C.
Ulhôa, Martha Tupinambá de
Machado, Regina
Machado, Cacá
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Hellem, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo Ponto de Partida
Musicar local
Teatro musical
Comunidades de prática
Grupo Ponto de Partida
Local musicking
Musical theater
Communities of practice
topic Grupo Ponto de Partida
Musicar local
Teatro musical
Comunidades de prática
Grupo Ponto de Partida
Local musicking
Musical theater
Communities of practice
description Orientador: Suzel Ana Reily
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641982
PIMENTEL, Hellem. Dos bastidores ao palco: o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida. 2020. 1 recurso online (234 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641982. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641982
identifier_str_mv PIMENTEL, Hellem. Dos bastidores ao palco: o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida = From the backstages to the stage: theatering-musicking of the group Ponto de Partida. 2020. 1 recurso online (234 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641982. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166717
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (234 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189175977574400