Avaliação participativa de um programa de prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis : Participatory evaluation of a prevention and treatment program of non-communicable diseases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Patrícia Asfora Falabella, 1968-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637442
Resumo: Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos
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O processo avaliativo buscou apreender a dinâmica e compreender a forma de interação entre os atores envolvidos, no cotidiano do Programa, a partir do entendimento dos seus grupos de interesse (equipe, usuários, gestores e profissionais encaminhadores).Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter participativo e com dimensão formativa, para ampliar a possibilidade de aperfeiçoamento do Programa pelos sujeitos envolvidos a partir de elementos oriundos de sua prática. A Avaliação de Quarta Geração, desenvolvida por Egon G. Guba e Yvona S Lincoln, e o Método Paideia, desenvolvido por Gastão Wagner de Sousa Campos, foram norteadores do processo teórico- metodológico da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram documentos do Programa, oficinas de avaliação e proposições com equipe,gestores, usuários e profissionais, tanto aqueles que atendem quanto os que encaminham para o Programa; observação não participante, e oficina de negociação e validação. As questões iniciais fizeram emergir do processo avaliativo entendimentos agrupados em três núcleos temáticos: método de trabalho, equipe, e gestão do Programa. Foi constatado, dentre outros consensos, que uma boa escuta reflexiva dos profissionais é considerada fator decisivo para contribuir com a autonomia dos usuários e sua adesão terapêutica; que a realização de grupos educativos no local de trabalho favorece a captação para tratamento e efetiva participação dos usuários, especialmente os do gênero masculino, eque os encontros dos grupos possibilitam diversos ganhos objetivos e subjetivos, como a interação social entre pessoas de diferentes áreas da Universidade. Indicadores foram sugeridos pelos grupos de interesse para monitoramento do ProgramaAbstract: This study deals with the evaluation of a Program for the Prevention and Treatment of Chronic Non communicable Diseases offered to the community of students and staff of the State University of Campinas by an Ambulatory Health Unit located in its premises. The evaluative process sought to understand the dynamics and understand the interaction between the actors involved, in the daily life of the Program, based on the understanding of its stakeholders (staff, managers, users and professionals, both those who attend and those who refer to the Program). A qualitative research was carried out, with a participative character and with a formative dimension, to increase the possibility of improvement of the Program by the individuals involved, based on elements derived from their practice. The Fourth Generation Assessment, developed by Egon G. Guba and Yvona S Lincoln, and the Paideia Method, developed by Gastão Wagner de Sousa Campos, were guiding the theoretical-methodological process of the research. The data collection instruments were Program documents, evaluation workshops and propositions with stakeholders; observation, and negotiation and validation workshop. The initial questions led to emergence of the evaluative process understandings grouped in three thematic nuclei: method of work, team, and management of the Program. It was found, among other consensuses, that a good reflexive listening from professionals is considered a decisive factor to contribute to the autonomy of users and their therapeutic adherence; that the accomplishment of educational groups located in the workplace favors the capture for treatment and effective participation of the users, especially those of the masculine kind, and that the groups meetings make possible several objective and subjective gains, as the social interaction between people of different areas of the University. Indicators were suggested by stakeholders to monitor the ProgramMestradoPolítica, Planejamento e Gestão em SaúdeMestra em Saúde Coletiva[s.n.]Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-Furtado, Juarez PereiraBedrikow, RubensUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeme, Patrícia Asfora Falabella, 1968-20192019-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (208 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637442LEME, Patrícia Asfora Falabella. Avaliação participativa de um programa de prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis: Participatory evaluation of a prevention and treatment program of non-communicable diseases. 2019. 1 recurso online (208 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637442. 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