"Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesser, Audrei, 1971-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602294
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_f8b24122b1d3a876f824c1aee0864f68
oai_identifier_str oai::364373
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinaisAn eye in the deaf teacher and the other in the pen : hearing people learning Brazilian sign languageLíngua brasileira de sinais - Ensino e aprendizagem - OuvintesSurdez - MultilinguismoInteração socialIdentidadeCulturaMinorias linguisticasDeafnessBrazilian Sign language - Teachehing and learning - Hearing peopleIdentifyCultureOrientador: Marilda do Couto CavalcantiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese tem por finalidade descrever as ações e os significados locais na interação social face a face entre um professor surdo e seus alunos ouvintes em um contexto de ensino e aprendizagem de LIBRAS. Nesse contexto sociolingüisticamente complexo focalizo as relações estabelecidas pelos participantes com a Língua Portuguesa e a LIBRAS, com as culturas e as identidades surdas e ouvintes na e através do uso de linguagem. Sendo uma pesquisa de cunho etnográfico (Erickson, 1986, 1987, 1992, 1996; Agar, 1980; Elly, Anzul, Friedman, Garner & Steinmetz, 1991; Winkin, 1998), o corpus provém de pesquisa com observação-participante, e inclui, por exemplo, registros gerados (Mason, 1997) em forma de notas de campo, conversas informais, gravações em áudio/vídeo, diários retrospectivos. A discussão teórica orienta-se pela perspectiva da Sociolingüística Interacional, (Goffman, 1981, 2002; Gumperz, 1982a/b, Jacob & Ochs, 1995; Schiffrin, 1996), e dela utilizo as noções de pistas de contextualização, articulada nos estudos de Gumperz, e alinhamento, de Goffman. A partir de uma análise prévia dos registros gerados, encontro também nos Estudos Culturais de Hall (1992, 2003a/b/c), Pós-Coloniais de Bhabha (1992, 2000, 2003) e do sociólogo e antropólogo De Certeau (1994, 1995, 1996) uma afinidade teórica para contemplar questões de língua, cultura e identidade no contexto da surdez ¿ conceitos relevantes para a discussão também ancorados nas obras de Rajagopalan (1998), Maher (1996) e César & Cavalcanti (no prelo). Além da integração e discussão da tríade língua-identidade-cultura, a partir de tais teóricos, integro também as noções de hibridismo (Bhabha, 2003), diáspora (Hall, 2003a) e táticas e/ou estratégias (De Certeau, 1994, 1996). Os resultados da análise mostram que, ao se relacionarem com a LIBRAS em contexto formal de ensino e aprendizagem, os alunos ouvintes transitam pelas modalidades oral, escrita e de sinal em conformidade com o que é mais significativo no momento interacional: ora porque diferentes identidades estão sendo projetadas, manifestadas e construídas; ora porque diferenças culturais estão em jogo. Embora o professor e algumas alunas sejam usuários da língua portuguesa e da língua de sinais, há momentos de conflito no uso dessas duas línguas, bem como na relação distinta que cada participante estabelece com as variedades em sinais trazidas para a sala de aulaAbstract: This dissertation aims at describing the local meanings and actions in face-to-face interaction between a deaf teacher and his hearing students in a teaching and learning LIBRAS context. I focus on the relations established by the participants with portuguese language and LIBRAS, with deaf and hearing identities and cultures in and through language use. Following ethnographic perspectives, (Erickson, 1986, 1987, 1992, 1996; Agar, 1980; Elly, Anzul, Friedman, Garner & Steinmetz, 1991; Winkin, 1998), the data is generated (Mason, 1997) through participant-observation, including, for instance, field notes, informal talks, audio and video recordings and retrospective diaries. The theoretical discussion is grounded on the Interactional Sociolinguistics perspective (Goffman, 1981, 2002; Gumperz, 1982a/b, Jacob & Ochs, 1995; Schiffrin, 1996), taking the notions of contextualization cues discussed in Gumperz, and footing introduced by Goffman. After a previous analysis of the data, I found in Hall¿s Cultural Studies (1992, 2003a/b/c), Bhabha¿s Post-Colonial studies (1992, 2000, 2003) and in the discussion of the sociologist and anthropologist De Certeau (1994, 1995, 1996) a theoretical affiliation to contemplate issues related to the understanding of language, identity and culture in deaf contexts ¿ concepts also discussed in the works of Rajagopalan (1998), Maher (1996) e César & Cavalcanti (to be published). Besides the integration and discussion of the triad language-identity-culture (in agreement with the researchers and specialists mentioned), I also take into account the notions of hybridity (Bhabha, 2003), diaspora (Hall, 2003a) and tactics and/or strategies (De Certeau, 1994, 1996). The results of the analysis show that the use of oral, written and signed modalities by hearing students in their relation with LIBRAS learning depends on the relevance and meaning of the interactional moment. This is due to the fact that not only different identities are being projected and constructed, but also because cultural differences are at stake. Although the teacher and some hearing students are users of sign and portuguese languages, it is both observed some conflicts regarding these language contact situation, as well as the distinct relation each participant establishes with sign varieties put together in the classroom settingDoutoradoMulticulturalismo, Plurilinguismo e Educação BilingueDoutor em Linguística[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Garcez, Pedro de MoraesSouza, Lynn Mário T. M.Maher, Terezinha de Jesus MachadoSilva, Ivani RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGesser, Audrei, 1971-20062006-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf219 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602294GESSER, Audrei. "Um olho no professor surdo e outro na caneta": ouvintes aprendendo a lingua de sinais. 2006. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602294. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364373porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:28:31Zoai::364373Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:28:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais
An eye in the deaf teacher and the other in the pen : hearing people learning Brazilian sign language
title "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais
spellingShingle "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais
Gesser, Audrei, 1971-
Língua brasileira de sinais - Ensino e aprendizagem - Ouvintes
Surdez - Multilinguismo
Interação social
Identidade
Cultura
Minorias linguisticas
Deafness
Brazilian Sign language - Teachehing and learning - Hearing people
Identify
Culture
title_short "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais
title_full "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais
title_fullStr "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais
title_full_unstemmed "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais
title_sort "Um olho no professor surdo e outro na caneta" : ouvintes aprendendo a lingua de sinais
author Gesser, Audrei, 1971-
author_facet Gesser, Audrei, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Garcez, Pedro de Moraes
Souza, Lynn Mário T. M.
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Silva, Ivani Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesser, Audrei, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua brasileira de sinais - Ensino e aprendizagem - Ouvintes
Surdez - Multilinguismo
Interação social
Identidade
Cultura
Minorias linguisticas
Deafness
Brazilian Sign language - Teachehing and learning - Hearing people
Identify
Culture
topic Língua brasileira de sinais - Ensino e aprendizagem - Ouvintes
Surdez - Multilinguismo
Interação social
Identidade
Cultura
Minorias linguisticas
Deafness
Brazilian Sign language - Teachehing and learning - Hearing people
Identify
Culture
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602294
GESSER, Audrei. "Um olho no professor surdo e outro na caneta": ouvintes aprendendo a lingua de sinais. 2006. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602294. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GESSER, Audrei. "Um olho no professor surdo e outro na caneta": ouvintes aprendendo a lingua de sinais. 2006. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602294. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
219 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188940649857024