A solicitação do meio pela literatura e a construção das estruturas lógicas elementares e infralógicas de espaço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/20252 |
Resumo: | Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
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A solicitação do meio pela literatura e a construção das estruturas lógicas elementares e infralógicas de espaçoEnvironment request from literature and constuction of elementary logical and infralogical strutures of spaceDesenvolvimentoEstruturaLógicaEspaçoLiteraturaDevelopmentStructureLogicSpaceLiteratureOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoResumo: Muitas são as crianças que apresentam dificuldades em compreender os conteúdos escolares no Ensino Fundamental. Muitos são os dados de pesquisas que comprovam um atraso no desenvolvimento da inteligência da criança. Considerando esse cenário, esta investigação, sob a ótica da Epistemologia Genética de Jean Piaget, explica o desenvolvimento intelectual por um processo gradual e temporal que se inicia no nascimento, a partir das trocas que o ser humano estabelece com o meio físico e social. O objetivo principal desta investigação foi analisar a psicogênese das estruturas lógicas elementares e das noções infralógicas de espaço, as quais são imprescindíveis para que as crianças de 10 a 12 anos que frequentam o 5º ano do Ensino Fundamental I possam compreender os conteúdos escolares. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, ex-post-facto. A amostra foi composta por 46 participantes que frequentavam uma escola pública no interior de São Paulo. Para a coleta de dados foram realizadas as provas piagetianas para diagnóstico do comportamento operatório concreto, a fim de verificar o nível da construção das estruturas lógicas elementares, a saber: prova da conservação de quantidades descontínuas ou discretas, prova de conservação de quantidades contínuas líquido e massa, prova da inclusão de classes e prova da seriação operatória. Foram utilizadas outras três provas para avaliar a psicogênese da noção de espaço: reta projetiva, da torre (medida) e da perspectiva. O método clínico de Piaget (1926), que foi utilizado na realização das referidas provas, consiste em perguntas feitas aos sujeitos pelo pesquisador com o objetivo de avaliar os argumentos durante as provas. Com o intuito de garantir o rigor científico, todo trabalho com os participantes da amostra foi filmado e transcrito. A análise dos resultados comprovou a existência de um atraso no que se refere à aquisição do raciocínio operatório concreto, que é necessário para um bom desempenho na escola. Sabendo que nenhum participante com idade de 10 a 12 anos estava no período operatório-concreto e, segundo a teoria piagetiana, o pensamento operatório possui condições de se concretizar, isto é, tem condições orgânicas a partir dos 7-8 anos de idade, ou seja, esse atraso pode ser justificado pela falta de solicitação do meio. Assim, inicialmente pensou-se numa proposta de solicitação do meio, que deveria ser realizada com os participantes nas salas de aula da escola, mas com a pandemia da COVID-19 e decretado isolamento mundial a proposta de intervenção não foi realizada. Diante desse fato, decidiu-se extrair implicações pedagógicas que podem propiciar as crianças condições de imaginar, brincar, vivenciar, explorar, e que são uma das possibilidade que permitem a construção de conceitos espontâneos, e assim promover solicitação do meio pela literatura, com a coleção de livros infantis denominada "Coleção Três Meninos": "O menino Rafael – Há tempo para tudo!", "O menino Artur – Há explicação para tudo!" e "O menino Felipe – Há espaço para tudo!", publicados pela Editora Adonis, visto que as histórias desses meninos são acompanhadas de atividades que podem provocar o desequilíbrio cognitivo que desencadeia o processo de equilibração por meio do qual as estruturas de pensamento se constroemAbstract: Many children experience difficulties in comprehending school subjects in Elementary Education. There is a great amount of research data that confirm a delay in a child's intellectual development. Considering this scenario, this investigation, from the perspective of Jean Piaget's Genetic Epistemology, which explains intellectual development through a gradual and temporal process that begins at birth, based on the exchanges a human being establishes with the physical and social environment. The main objective of this investigation was to analyze the psychogenesis of elementary logical structures and infralogical notions of space, which are essential for 10 to 12-year-old children attending the 5th grade of Elementary Education I to understand school subjects. This is a qualitative and quantitative ex-post facto research. The sample consisted of 46 participants who attended a public school in the countryside of São Paulo. For data collection, Piagetian tests were administered to diagnose the concrete operational behavior in order to assess the level of construction of elementary logical structures, namely, tests for the conservation of discrete quantities, tests for the conservation of continuous quantities (liquid and mass), tests for class inclusion and tests for seriation operations. Three additional tests were used to assess the psychogenesis space notion: the projective line test, the tower (measurement) test and the perspective test. Piaget's clinical method (1926), which was used to apply these tests, involves researchers asking questions to their related subjects to evaluate their arguments during the tests. To ensure scientific rigor and standard, all interactions with the sample participants were recorded on film. The analysis of the results confirmed the existence of a delay in the acquisition of concrete operational reasoning, which is necessary for good school performance. Knowing that no participant aged 10 to 12 years was in the concrete operational stage, and according to Piaget's theory, concrete operational thinking has organic conditions to develop from the age of 7-8, so this delay can be justified by a lack of environmental stimulation or request. Initially, there was a consideration of a proposal for environmental stimulation to be conducted with the participants in the school classrooms. However, due to the COVID-19 pandemic and its worldwide isolation, intervention proposal could not be carried out. "In light of this fact, it was decided to extract pedagogical implications that can provide children with conditions to imagine, play, experience, explore, and which are one of the possibilities that allow for the construction of spontaneous concepts, thus promoting the solicitation of the environment through literature, with the collection of children's books called the "Three Boys Collection": "Rafael - There's a time for everything!", "Artur - There's an explanation for everything!" and "Felipe - There's space for everything!", published by Adonis Publisher, since the stories of these boys are accompanied by activities that can provoke cognitive imbalance which triggers the process of equilibration through which thought structures are builtAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Vinha, Telma PileggiParrat-Dayan, SilviaTognetta, Luciene Regina PaulinoGodoy, Eliete Aparecida deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMeneghel, Ana Lúcia Pinto de Camargo, 1974-20242024-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (269 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/20252MENEGHEL, Ana Lúcia Pinto de Camargo. A solicitação do meio pela literatura e a construção das estruturas lógicas elementares e infralógicas de espaço. 2024. 1 recurso online (269 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20252. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1396506Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1396506porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T12:57:41Zoai::1396506Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-20T12:57:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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