Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schliemann, Lucila Rey Rocha, 1964-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616396
Resumo: Orientador: Eleonora Cavalcante Albano
id UNICAMP-30_f9346bd4bf04e3ef2b8b7cd3225c61db
oai_identifier_str oai::829921
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmicaVoiceless and voiced consonant production in children between 6-8 yeras old : a dynamic approachFonéticaAquisição de linguagemFonologia gestualFoneticsLanguage AcquisitionGestural PhonologyOrientador: Eleonora Cavalcante AlbanoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Durante muito tempo estudamos na Fonoaudiologia a aquisição de fala das crianças. Aquelas que apresentassem dificuldades de fala eram diagnosticadas dentro de algum quadro. Com os novos estudos da Fonologia Gestual podemos pensar a aquisição de fala de forma diferenciada. Passamos a entender que as crianças fazem distinções entre as categorias fonológicas em aquisição até conseguir atingir o padrão adulto esperado. O presente estudo analisa a produção de fala de seis crianças, entre 6 e 8 anos de idade, com e sem queixa de vozeamento. As crianças foram gravadas individualmente, numa cabine acústica. O corpus era composto de palavras dissílabas, paroxítonas, com as categorias [p], [b], [k], [g], [t] e [d] na posição inicial na palavra, associadas às vogais [a], [i], [u]. Foi usada a frase veículo " Achei _______ bem rapidinho". Em cada uma dessas frases, foi feita a análise de outiva e a análise acústica, através do software Praat. Cada palavra-alvo foi segmentada em closura, plosão, VOT (voice onset time), vogal-alvo e segunda sílaba. Foram então utilizados os seguintes parâmetros para análise: duração absoluta do VOT, da closura e da plosão da consoante-alvo; duração absoluta da palavra-alvo e de seus constituintes (consoante-alvo, vogal-alvo e segunda sílaba) e duração relativa da plosão na sílaba-alvo. Além disso, observamos as características do VOT, da barra de sonoridade, da plosão (burst) e cauda do vozeamento da vogal precedente à consoante-alvo. Foram observadas amplas variações entre todas as crianças quanto aos resultados. Por isso, optamos por uma análise descritiva. As crianças com dificuldades de vozeamento apresentaram VOT positivo para as consoantes vozeadas e desvozeadas e um tempo maior de duração da plosão das consoantes vozeadas. Estas crianças prolongam o tempo de duração da plosão das categorias vozeadas buscando a vibração das pregas vocais. Quanto mais elas seguram a plosão, mais tensão existe nos articuladores, a diferença de pressão supra-glótica e infra-glótica não se mantém, existindo na verdade uma grande pressão intra-oral, as pregas vocais são mantidas abertas e não há vibração das mesmas. Nossos achados apontam no sentido do contraste deslocado, uma vez que as crianças usam estratégias no sentido inverso ao do acerto. Com base em nosso estudo, propomos uma visão dinâmica da aquisição de fala, onde se observe a singularidade de cada criançaAbstract: For a long time, we study language acquisition in children. Those who presented speech difficulties were diagnosed with a certain disability. With the new studies of Gestural Phonology we can think about language acquisition in another way. We understand that children make distinctions between the sounds in acquisition to achieve the expected adult pattern. ThThe present study investigates the speech production of six children, between 6 and 8 years old, with and without voicing difficulties. Children were recorded individually in an acoustic booth. The corpus was composed of two-syllable words, stressed in second syllable, with the categories [p] [b], [k] [g] [t] and [d] in initial position in the word, associated with the vowels [a], [i] ,[u]. The children spoken the carrier phrase "I found - WORD - pretty quickly." In each of these phrases was made auditive analysis and acoustic analysis, using the software Praat. ThThe target word was segmented into closure, burst, VOT (voice onset time), vowel-target and the second syllable. The following parameters were used: absolute duration of the VOT, absolute duration of the closure and absolute duration of the burst in the target consonant; absolute duration of the target word and its constituents (the target consonant, the target vowel and the second syllable) and relative duration of the burst in the target syllable. BBBeside that, we investigated the characteristics of VOT, voicing bar, the burst and the tail of the voicing of the vowel preceding the consonant target. We observed wide variation in results among all children. We chose a descriptive analysis. The children who have difficulties in voicing presented positive VOT for voiced and voiceless consonants and a longer duration of burst in voiced consonants. These children seem to prolong the duration of the burst in voiced categories looking for the vibration of the vocal cords. The more they hold the burst, there is more tension in the articulators. The pressure difference supraglottic and infraglottic is not maintained. There is actually a large intraoral pressure, the vocal cords are held open and there is no vibration of the same. O Our findings indicate the sense of place contrast. The children use strategies in the opposite direction to the target. Based on our study, we propose a dynamic view of language acquisition in children, with a single view of each childMestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Albano, Eleonora Cavalcante, 1950-Wertzner, Haydée FiszbeinPanhoca, IvoneUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSchliemann, Lucila Rey Rocha, 1964-20112011-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf292 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616396SCHLIEMANN, Lucila Rey Rocha. Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos: uma abordagem dinâmica. 2011. 292 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616396. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/829921porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:25:09Zoai::829921Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:25:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica
Voiceless and voiced consonant production in children between 6-8 yeras old : a dynamic approach
title Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica
spellingShingle Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica
Schliemann, Lucila Rey Rocha, 1964-
Fonética
Aquisição de linguagem
Fonologia gestual
Fonetics
Language Acquisition
Gestural Phonology
title_short Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica
title_full Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica
title_fullStr Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica
title_full_unstemmed Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica
title_sort Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos : uma abordagem dinâmica
author Schliemann, Lucila Rey Rocha, 1964-
author_facet Schliemann, Lucila Rey Rocha, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albano, Eleonora Cavalcante, 1950-
Wertzner, Haydée Fiszbein
Panhoca, Ivone
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Schliemann, Lucila Rey Rocha, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Fonética
Aquisição de linguagem
Fonologia gestual
Fonetics
Language Acquisition
Gestural Phonology
topic Fonética
Aquisição de linguagem
Fonologia gestual
Fonetics
Language Acquisition
Gestural Phonology
description Orientador: Eleonora Cavalcante Albano
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-02-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616396
SCHLIEMANN, Lucila Rey Rocha. Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos: uma abordagem dinâmica. 2011. 292 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616396. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616396
identifier_str_mv SCHLIEMANN, Lucila Rey Rocha. Contraste de vozeamento por crianças entre 6-8 anos: uma abordagem dinâmica. 2011. 292 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616396. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/829921
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
292 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189063742193664