A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058 |
Resumo: | Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
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A fala na educação infantil : um estudo neurolinguísticoSpeech inearly childhood education : a neurolinguistic studyNeurolinguística discursivaEducação infantilRoda de conversaFalaDiscoursive neurolinguisticsChild educationCircle timeSpeechOrientador: Maria Irma Hadler CoudryTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa A fala na Educação Infantil: um Estudo Neurolinguístico é desenvolvida no interior da Neurolinguística Discursiva. Argumentos diferentes dos que associam as dificuldades escolares a patologias são encontradas ao refletirmos sobre a importância da linguagem – verbal – e do conceito de interlocução para processos intimamente vinculados à aprendizagem: objetivo desta pesquisa. A reflexão é proposta através de um trabalho sistematizado com a fala, realizado na roda de conversa (FREINET, 1964/1996), discursivamente orientada. Fundamentada em uma abordagem constitutiva de linguagem (FRANCHI, 1977/1992), a análise dos dados – enunciados e também desenhos das crianças – se dá pela discussão da constituição do sujeito e da subjetividade a partir da Teoria da Enunciação elaborada por Benveniste (1966/2005). A análise é ampliada pela relação entre pensamento e linguagem que alicerça a teoria histórico cultural elaborada por Vygotsky (1934/2009), pela qual o autor explica a formação da cadeia conceitual a partir do significado das palavras, o que envolve a passagem do balbucio para a língua e a constituição dos conceitos espontâneos como alicerce para os conceitos científicos. Pela aproximação aos estudos da Aquisição da Linguagem pela vertente sóciointeracionista, evidenciamos o papel do outro na constituição da narrativa e seus efeitos no processo de deslizamento simbólico (VYGOTSKY, 1979/1998) que, alicerçado pela fala, se inicia no gesto, passando pela brincadeira, pelo desenho, chegando na escrita. A escrita, por sua vez, é tomada como desdobramento da fala e do pensamento e discutida pelo conceito de rascunho mental – a fala interna –, que organiza o pensamento e permite o planejamento do escrever. Respeitando profundamente as especificidades da idade da criança, a análise dos dados produzidos desvelam o potencial do trabalho realizado para despertar a curiosidade, a possibilidade de reflexões e o prazer pelo aprendizado – à contragosto dos dispositivos (FOUCAULT, 1969/2000) – fundamental para a continuidade da trajetória escolar da criança de maneira digna e íntegra.Abstract: This research Speech in Early Childhood Education: a Neurolinguistic study is developed within Discursive Neurolinguistics. Arguments different from those that associate school difficulties with pathologies are found when reflecting on the importance of language - verbal – and the concept of interlocution for processes closely linked to learning: objective of this research. The reflection is proposed through a systematic work with speech, carried out in the conversation circle (Freinet, 1964/1996), discursively oriented. Based on a constitutive approach to language (FRANCHI, 1977/1992), the analysis of the data - statements and also children's drawings - takes place by discussing the constitution of the subject and subjectivity based on the Theory of Enunciation elaborated by Benveniste (1966 / 2005). The analysis is amplified by the relationship between thought and language that underlies the cultural historical theory elaborated by Vygotsky (1934/2009), by which the author explains the formation of the conceptual chain from the meaning of the words, which involves the passage from babbling to the language and the constitution of spontaneous concepts as a foundation for scientific concepts. By approaching the studies of Language Acquisition through the socio-interactionist strand, we highlight the role of the other in the constitution of the narrative and its effects on the symbolic sliding process (VYGOTSKY, 1979/1998) which, based on speech, starts in the gesture, passing through play , by drawing, arriving in writing. Writing, in turn, is taken as an unfolding of speech and thought and discussed by the concept of mental sketching – internal speech – which organizes thinking and allows the planning of writing. Deeply respecting the specificities of the child's age, the analysis of the data produced reveals the potential of the work done to arouse curiosity, the possibility of reflections and the pleasure of learning – against the devices' dislike (FOUCAULT, 1969/2000) – fundamental for the continuity of the child's school trajectory in a dignified and complete manner.DoutoradoLingüísticaDoutora em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Ometto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoRighi Gomes, Maria Judith IsmaelHai, Alessandra ArceMoutinho, Isabella de Cássia NettoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarthelson, Betina Rezze, 1975-20202020-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 219 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058BARTHELSON, Betina Rezze. A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico . 2020. 1 recurso online ( 219 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162189Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-15T14:15:37Zoai::1162189Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-15T14:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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