A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barthelson, Betina Rezze, 1975-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058
Resumo: Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
id UNICAMP-30_f9c6e659e378cc66012ffb373f605e23
oai_identifier_str oai::1162189
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A fala na educação infantil : um estudo neurolinguísticoSpeech inearly childhood education : a neurolinguistic studyNeurolinguística discursivaEducação infantilRoda de conversaFalaDiscoursive neurolinguisticsChild educationCircle timeSpeechOrientador: Maria Irma Hadler CoudryTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa A fala na Educação Infantil: um Estudo Neurolinguístico é desenvolvida no interior da Neurolinguística Discursiva. Argumentos diferentes dos que associam as dificuldades escolares a patologias são encontradas ao refletirmos sobre a importância da linguagem – verbal – e do conceito de interlocução para processos intimamente vinculados à aprendizagem: objetivo desta pesquisa. A reflexão é proposta através de um trabalho sistematizado com a fala, realizado na roda de conversa (FREINET, 1964/1996), discursivamente orientada. Fundamentada em uma abordagem constitutiva de linguagem (FRANCHI, 1977/1992), a análise dos dados – enunciados e também desenhos das crianças – se dá pela discussão da constituição do sujeito e da subjetividade a partir da Teoria da Enunciação elaborada por Benveniste (1966/2005). A análise é ampliada pela relação entre pensamento e linguagem que alicerça a teoria histórico cultural elaborada por Vygotsky (1934/2009), pela qual o autor explica a formação da cadeia conceitual a partir do significado das palavras, o que envolve a passagem do balbucio para a língua e a constituição dos conceitos espontâneos como alicerce para os conceitos científicos. Pela aproximação aos estudos da Aquisição da Linguagem pela vertente sóciointeracionista, evidenciamos o papel do outro na constituição da narrativa e seus efeitos no processo de deslizamento simbólico (VYGOTSKY, 1979/1998) que, alicerçado pela fala, se inicia no gesto, passando pela brincadeira, pelo desenho, chegando na escrita. A escrita, por sua vez, é tomada como desdobramento da fala e do pensamento e discutida pelo conceito de rascunho mental – a fala interna –, que organiza o pensamento e permite o planejamento do escrever. Respeitando profundamente as especificidades da idade da criança, a análise dos dados produzidos desvelam o potencial do trabalho realizado para despertar a curiosidade, a possibilidade de reflexões e o prazer pelo aprendizado – à contragosto dos dispositivos (FOUCAULT, 1969/2000) – fundamental para a continuidade da trajetória escolar da criança de maneira digna e íntegra.Abstract: This research Speech in Early Childhood Education: a Neurolinguistic study is developed within Discursive Neurolinguistics. Arguments different from those that associate school difficulties with pathologies are found when reflecting on the importance of language - verbal – and the concept of interlocution for processes closely linked to learning: objective of this research. The reflection is proposed through a systematic work with speech, carried out in the conversation circle (Freinet, 1964/1996), discursively oriented. Based on a constitutive approach to language (FRANCHI, 1977/1992), the analysis of the data - statements and also children's drawings - takes place by discussing the constitution of the subject and subjectivity based on the Theory of Enunciation elaborated by Benveniste (1966 / 2005). The analysis is amplified by the relationship between thought and language that underlies the cultural historical theory elaborated by Vygotsky (1934/2009), by which the author explains the formation of the conceptual chain from the meaning of the words, which involves the passage from babbling to the language and the constitution of spontaneous concepts as a foundation for scientific concepts. By approaching the studies of Language Acquisition through the socio-interactionist strand, we highlight the role of the other in the constitution of the narrative and its effects on the symbolic sliding process (VYGOTSKY, 1979/1998) which, based on speech, starts in the gesture, passing through play , by drawing, arriving in writing. Writing, in turn, is taken as an unfolding of speech and thought and discussed by the concept of mental sketching – internal speech – which organizes thinking and allows the planning of writing. Deeply respecting the specificities of the child's age, the analysis of the data produced reveals the potential of the work done to arouse curiosity, the possibility of reflections and the pleasure of learning – against the devices' dislike (FOUCAULT, 1969/2000) – fundamental for the continuity of the child's school trajectory in a dignified and complete manner.DoutoradoLingüísticaDoutora em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Ometto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoRighi Gomes, Maria Judith IsmaelHai, Alessandra ArceMoutinho, Isabella de Cássia NettoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarthelson, Betina Rezze, 1975-20202020-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 219 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058BARTHELSON, Betina Rezze. A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico . 2020. 1 recurso online ( 219 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162189Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-15T14:15:37Zoai::1162189Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-15T14:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
Speech inearly childhood education : a neurolinguistic study
title A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
spellingShingle A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
Barthelson, Betina Rezze, 1975-
Neurolinguística discursiva
Educação infantil
Roda de conversa
Fala
Discoursive neurolinguistics
Child education
Circle time
Speech
title_short A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
title_full A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
title_fullStr A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
title_full_unstemmed A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
title_sort A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico
author Barthelson, Betina Rezze, 1975-
author_facet Barthelson, Betina Rezze, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Righi Gomes, Maria Judith Ismael
Hai, Alessandra Arce
Moutinho, Isabella de Cássia Netto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barthelson, Betina Rezze, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Neurolinguística discursiva
Educação infantil
Roda de conversa
Fala
Discoursive neurolinguistics
Child education
Circle time
Speech
topic Neurolinguística discursiva
Educação infantil
Roda de conversa
Fala
Discoursive neurolinguistics
Child education
Circle time
Speech
description Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058
BARTHELSON, Betina Rezze. A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico . 2020. 1 recurso online ( 219 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058
identifier_str_mv BARTHELSON, Betina Rezze. A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico . 2020. 1 recurso online ( 219 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162189
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 219 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189171680509952