Avaliação da construção e uso de classes autotestaveis
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589371 |
Resumo: | Orientador: Eliane Martins |
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Avaliação da construção e uso de classes autotestaveisSoftware - TestesEngenharia de softwareOrientador: Eliane MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Esta dissertação descreve uma metodologia para a construção e uso de classes autotestáveis. A metodologia busca melhorar a testabilidade de Sistemas Orientados a Objetos, através da adaptação de conceitos consolidados em hardware, como o Projeto para Testabilidade (DFT, do inglês Design for Testability) e o conceito de autoteste, que significa a adição de estruturas especiais a componentes para permitir que testes sejam gerados e avaliados internamente. Além do conceito do autoteste, nosso trabalho faz uso da hierarquia de herança existente para permitir também a reutilização dos testes. Neste sentido, a Técnica Incremental Hierárquica (HIT) [Har92] é usada com o objetivo de permitir que os testes de uma superclasse possam ser reusados para uma subclasse. As vantagens e desvantagens do uso da metodologia são mostradas na dissertação de duas formas: a primeira através de uma apresentação dos passos para a construção e uso de classes autotestáveis baseada nos testes de classes da biblioteca MFC (Microsoft Foundation Classes); e a segunda através do uso da metodologia nos testes de um conjunto de classes de uma aplicação real. Esta dissertação também apresenta uma avaliação empírica feita para determinar se os testes gerados neste trabalho têm um bom potencial para encontrar falhas. Os resultados mostraram que os testes gerados possuem um bom potencial na detecção de falhas. Nossos resultados ainda não oferecem uma evidência definitiva sobre a eficácia do conjunto de requisitos de teste gerado, porém mostram que a estratégia de teste adotada pode ser útil nos testes de classes de sistemas 00.Abstract: This thesis describes a methodology for building and using self-testing classes. The methodology aims to improve the testability of Object Oriented (00) Systems, through the adaptation of concepts consolidated in hardware, as the Design for Testability (DFT) and the self-testing concepts, which means the addition of special structures to the components to allow tests to be generated and evaluated internally. In addition to the self- testing concept, our work makes use of the existing inheritance hierarchy allowing also the tests reuse. In this direction, the Hierarchical Incremental Testing (HIT) approach, proposed in [Har92], allows a test sequence for a parent class to be reused, whenever possible, when testing one of its subclasses. The advantages and disadvantages of the methodology are shown in the thesis in two ways: (1) a presentation of steps that should be carried out in building and using a self- testing class, based on classes from the Microsoft Foundation Class (MFC); and (2) the methodology use in testing a set of classes from a real application. This thesis also presents an empirical evaluation to determine if the tests generated in this work have a good potential for finding faults. The results have shown that the generated tests have a good potential in fault detention. Our results still do not offer a definitive evidence on the effectiveness of a set of generated test cases; however, they show that the adopted strategy of test can be useful in the 00 systems classes tests.MestradoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Martins, Eliane, 1955-Jino, MarioBusato, Luiz EduardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASYanagawa, Rosileny Lie2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf101p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589371YANAGAWA, Rosileny Lie. Avaliação da construção e uso de classes autotestaveis. 2000. 101p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589371. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/201691porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:16:27Zoai::201691Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:16:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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