O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616830 |
Resumo: | Orientador: Arlêude Bortolozzi |
id |
UNICAMP-30_fa083bcd041216cb9f60d4b9a1d5222b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::841240 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas?The use of city marketing of the city administration of Paulinia-SP and the transformation of public space : new identities constructed?Planejamento urbano - Paulínia (SP)Geografia humana - Paulínia (SP)Paulinia (SP) - GeografiaCities and towns - Planning - Paulinia (SP)Human geography - Paulinia (SP)Paulinia (SP) - GeographyOrientador: Arlêude BortolozziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Este trabalho analisa a transformação do espaço urbano de Paulínia SP, a partir de autores, como Santos, Carlos, Harvey, Botelho, Bauman e documentos oficiais, questionários, entrevistas, fotos, imagens e observações na cidade e arredores. Alavancado pela renda dos impostos, advindos do polo petroquímico - Refinaria do Planalto - Replan - e grandes indústrias, como Shell do Brasil, Du Pont, Galvani, CBI Industrial, o governo municipal decidiu tornar Paulínia um polo turístico e cinematográfico, construindo grandes obras, como o Paço Municipal, Shopping Center, Rodoviária, Teatro e outras. Esta tese tratou de entender o processo do Citymarketing no espaço público de Paulínia/SP e suas implicações na gestão da cidade, procurando responder aos seguintes questionamentos: Quais as implicações do processo de mercantilização do espaço público em Paulínia/SP na gestão da cidade e o posicionamento da população com relação às megaobras. As respostas a estas questões se somam aos principais objetivos desta tese que foram: entender as novas formas de usos do território e o processo de mercantilização e espetacularização do mesmo, através do Citymarketing. Identificar as recentes intervenções urbanas na gestão da cidade de Paulínia e suas implicações na construção de novas identidades para sua população. As respostas a essas questões somente foram possíveis através de uma pesquisa qualitativa, com enfoque para o método dialético, como uma relação dinâmica entre sujeito e objeto, que teve no espaço da cidade sua base de dados. Participaram da pesquisa, diferentes informantes para obter posições variadas, as quais, por sua vez, contribuíram para uma compreensão mais abrangente da problemática. Foram analisadas as entrevistas com representantes do poder público, com pessoas que têm ligação mais estreita com a cidade, pesquisadores e pessoas ligadas à ONGs. Foram feitas várias imagens, através de fotos dos locais visitados e das novas transformações empreendidas na cidade. Como resultados desta tese, foram apontadas críticas a este estilo urbanista presente hoje em Paulínia, mostrando os aspectos de apropriação, assimilação, estranhamento e alienação por parte da população com respeito à ausência de uma gestão democrática para a cidade de Paulínia-SPAbstract: The present work analyzes the transformation of the urban space of Paulinia/SP, from the perspective of authors such as Santos, Carlos, Harvey, Botelho, Bauman and others, as well as, from official documents, questionnaires, interviews, photos, images and observations in the city and in the surroundings. Driven by the income of the taxes from the petrochemical polo - Refinaria do Planalto - Replan - and big industries, as Shell do Brasil, Du Pont, Galvani, CBI Industrial, the municipality government decided to transform Paulinia in a touristic and cinematographic center, building great works such as Paço Municipal, Shopping Center, Bus Station, Theater and others. This thesis aimed at understanding the process of city marketing, in the public space of Paulinia/SP and its implications in the administration of the city, trying to answer the following questions: 1- What are the processes of commercialization of the public space in Paulinia/SP in the administration of the city? 2 - What is the position of the population in relation to the mega works? The answers to these questions are in agreement with the main objectives of this thesis which were to understand the new forms of the use of the territory and the process of commercialization and magnificentization/spectacularization of it, by means of the city marketing as well as, the identification of the recent urban interventions in the management of the city and its implications in the construction of new identities for its population. The present study was only possible through a qualitative research focusing on the dialectic method, as a dynamic relation between the subject and the object, which had, in the space of the city, its database. Different informants participated of this research to obtain varying positions that contributed to have a more comprising comprehension of the problem. Interviews with representatives of the public power, persons that were closely related to the city, researchers and people linked to the ONGs were analyzed. Several images were produced through photographs of the places that were visited and of the new transformation that happened in the city. As a result this thesis pointed some critical elements to the present urban style in the city, showing the appropriation, assimilation, strangeness and alienation's aspects from its population, all of them related to the lack of a democratic management to the city of Paulinia - SP - BrazilDoutoradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialDoutor em Ciências[s.n.]Bortolozzi, Arlêude, 1947-Matias, Lindon FonsecaSilva, Adriana Maria Bernardes daSchicchi, Maria Cristina da SilvaSaquet, Marcos AurélioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em CiênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBranco, Maria Isabel Vieira2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf200 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616830BRANCO, Maria Isabel Vieira. O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público: novas identidades construídas?. 2011. 200 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616830. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841240porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:29:17Zoai::841240Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:29:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas? The use of city marketing of the city administration of Paulinia-SP and the transformation of public space : new identities constructed? |
title |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas? |
spellingShingle |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas? Branco, Maria Isabel Vieira Planejamento urbano - Paulínia (SP) Geografia humana - Paulínia (SP) Paulinia (SP) - Geografia Cities and towns - Planning - Paulinia (SP) Human geography - Paulinia (SP) Paulinia (SP) - Geography |
title_short |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas? |
title_full |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas? |
title_fullStr |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas? |
title_full_unstemmed |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas? |
title_sort |
O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público : novas identidades construídas? |
author |
Branco, Maria Isabel Vieira |
author_facet |
Branco, Maria Isabel Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortolozzi, Arlêude, 1947- Matias, Lindon Fonseca Silva, Adriana Maria Bernardes da Schicchi, Maria Cristina da Silva Saquet, Marcos Aurélio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Ciências UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Maria Isabel Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento urbano - Paulínia (SP) Geografia humana - Paulínia (SP) Paulinia (SP) - Geografia Cities and towns - Planning - Paulinia (SP) Human geography - Paulinia (SP) Paulinia (SP) - Geography |
topic |
Planejamento urbano - Paulínia (SP) Geografia humana - Paulínia (SP) Paulinia (SP) - Geografia Cities and towns - Planning - Paulinia (SP) Human geography - Paulinia (SP) Paulinia (SP) - Geography |
description |
Orientador: Arlêude Bortolozzi |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616830 BRANCO, Maria Isabel Vieira. O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público: novas identidades construídas?. 2011. 200 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616830. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616830 |
identifier_str_mv |
BRANCO, Maria Isabel Vieira. O uso do Citymarketing na gestão da cidade de Paulínia-SP e as transformações do espaço público: novas identidades construídas?. 2011. 200 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616830. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 200 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189067734122496 |