Atitude face ao lazer de estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634616 |
Resumo: | Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri |
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Atitude face ao lazer de estudantes do ensino superiorLeisure attitude of higher education studentsLazerAtitudesEnsino superiorLeisureAttitudeHigher educationOrientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva MercuriTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O lazer é compreendido como um fenômeno complexo e a literatura não apresenta consenso em relação à sua definição, porém os autores concordam que o lazer auxilia os indivíduos, dentre outros aspectos, na autodescoberta, no desenvolvimento psicossocial, na formação da criticidade e nas interações sociais. Considerando as potencialidades das experiências de lazer, entende-se que elas podem ser inseridas no contexto do ensino superior para oportunizar aos estudantes experiências que promovam a reflexão de si e do mundo no qual estão inseridos, além de auxiliar tanto na formação como no fortalecimento de atitude positiva de lazer dos seus estudantes. Portanto, conhecer atitude face ao lazer dos estudantes constitui-se de ferramenta importante para a elaboração de programas de intervenção capazes de promover atitude cada vez mais positiva de lazer dos estudantes do ensino superior. Assim, este estudo se propôs analisar as propriedades psicométricas da Escala de Atitude Face ao Lazer-r (Teixeira e Freire, 2013) por meio de evidências de validade e precisão, descrever e analisar as características da atitude face ao lazer de estudantes do ensino superior brasileiro, incluindo atitude geral e por componente (cognitivo, afetivo e comportamental) e identificar e analisar a natureza das relações entre os escores da Escala de Atitude Face ao Lazer-r, total e por componente, e variáveis sociodemográficas (idade, sexo, exercício de trabalho remunerado), acadêmicas (curso e etapa de formação) e frequência semanal de atividades de lazer de estudantes do ensino superior. Tratou-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa cuja amostra foi composta por um total de 360 estudantes de 4 cursos de graduação de um dos campi de uma IES confessional localizada na região sudeste brasileira, divididos em fase inicial, intermediária e final do percurso de formação. Para a coleta dos dados foram utilizados a Escala de Atitude Face ao Lazer versão reduzida ¿ EAFL-r e o Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Atividades de Lazer, elaborado para essa investigação. O estudo das propriedades psicométricas da referida escala foi realizado por meio de análise fatorial confirmatória e os resultados apontaram para índices de confiabilidade e validade de constructo satisfatórios para considerá-la confiável e validada para o grupo de estudantes pesquisados e confirmação do modelo tripartido da atitude face ao lazer, composta pelos fatores cognitivo, afetivo e comportamental. A estatística descritiva para a compreensão da atitude face ao lazer dos estudantes pesquisados evidenciou atitude positiva dos participantes tanto no escore total da escala como nos escores dos seus componentes. Por meio de análise univariada (ANOVA) e multivariada (MANOVA), os resultados evidenciaram associação da variável etapa de formação e componentes cognitivo e afetivo da atitude, a variável idade e o componente cognitivo e a variável sexo e componente comportamental da atitude face ao lazer, resultados esses discutidos considerando a influência do percurso escolar na atitude face ao lazer, o lazer em si como elemento importante para a formação dos estudantes e a responsabilidade das IES em assumir um espaço para o lazer nos seus objetivos educacionais visando uma formação acadêmica para além das exigidas no mundo do trabalhoAbstract: Leisure is comprehended as a complex phenomenon, and in spite of the literature not to present a consensus according to its definition, some authors agree that it helps the individuals, among other aspects, in their self-discovery, psychosocial development, in the formation of criticality and in social interactions. Considering the potentialities from the leisure experiences, it is understood that they can be inserted in the college degree context in order to give opportunity to the students to experience moments of reflection about their selves and the world where they are inserted, besides helping them not only in the formation but also strengthening the students¿ positive leisure attitude. Therefore, getting to know the students¿ leisure attitude constitutes an important tool in the elaboration of intervention programs capable of promoting more and more positive leisure attitude in college students. For that reason, this study had the purpose to analyze the psychometrics priorities in the Leisure Attitude Scale (LAS) (TEIXEIRA and FREIRE, 2013) by means of evidences of validity and accuracy, describing and analyzing the Brazilian college students¿ leisure attitude characteristics, including general attitude and by components (cognitive, affective and behavioral), and identifying and analyzing the nature of the relations among the scores of Leisure Attitude Scale, totally and by components, and sociodemographic variables(age, gender, paid work) academic( course, stage of formation , and the weekly frequency in leisure activities of college students) This was a descriptive study of quantitative nature , whose sample was composed of a total of 360 students of 4 under graduation courses in one of the campi of a confessional university situated in the southeast region of Brazil, divided in three phases : initial, intermediate and at the end of the students graduation. In order to collect data, the reduced version of Leisure Attitude Scale was used- LAS and the Questionnaire of Sociodemographic Characterization and Leisure Activities, elaborated for this investigation. The study of the psychometrics priorities of the scale adopted was carried out by means of confirmatory factorial analyses, and the results pointed to reliability indices and the validity of satisfactory construct to consider it reliable and valid to the group of students investigated, and the confirmation of the tripartite model of leisure attitude scale, composed of cognitive, affective, and behavioral factors. The statistics described to the comprehension of the leisure attitude scale of the students investigated highlighted a positive attitude of the participants not only in the total score of the scale, but also in its components score. By means of univariate analyses (ANOVA) and multivariate analyses (MANOVA), the results highlighted the association of the variables present in the period of formation and the components cognitive and affective of the attitude, the age variable, the cognitive component and gender variable and the behavioral leisure attitude scale component, after the results analyzed, considering the influence of the education path in the leisure attitude scale , the leisure itself as an important element to the formation of the students and the responsibility of the colleges in assuming a space for leisure in their educational programs , aiming the academic formation beyond those demanded in the working worldDoutoradoPsicologia EducacionalDoutora em Educação[s.n.]Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-Polydoro, Soely Aparecida JorgeAyoub, ElianaMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaGonçalves, Marcio LeandroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGhiraldello, Luciane, 1973-20182018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (166 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634616GHIRALDELLO, Luciane. Atitude face ao lazer de estudantes do ensino superior. 2018. 1 recurso online (166 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634616. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060731Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-31T14:13:24Zoai::1060731Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-31T14:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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