Projeto e implementação da unidade de controle de um sistema de barramento automotivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607997 |
Resumo: | Orientador: Carlos Alberto dos Reis Filho |
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Projeto e implementação da unidade de controle de um sistema de barramento automotivocirculos integradosRedes de computadoresVeiculos - Equipamento eletrônicoComunicações digitaisOrientador: Carlos Alberto dos Reis FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Esse trabalho descreve o projeto, a implementação e a caracterização de parte de um Sistema de Barramento Automotivo voltado para o mercado de veículos populares produzidos pela indústria sul americana. Este barramento é composto de dois elementos básicos: uma Unidade Central, que gerencia o sistema, e um conjunto de Unidades Remotas, que executam as funções específicas de cada ponto do barramento onde se encontram. A Unidade Central é implementada com um microcontrolador comercial e as Unidades Remotas são circuitos integrados de aplicação específica (ASICs) que foram desenvolvidos segundo a metodologia contemporânea de projeto de circuitos digitais. Associado ao hardware há um protocolo de comunicação de dados que também foi desenvolvido neste projeto. A "rede automotiva" resultante incorpora dois ingredientes que a tornam economicamente viável à adoção pela indústria: um mecanismo de endereçamento que dispensa o uso de marcas físicas para a identificação de cada um dos seus componentes e a implementação em forma monolítica das unidades remotas. O projeto foi desenvolvido em parceria e com recursos providos pela empresa Magneti Marelli do Brasil - Divisão Eletrônica. Por esta razão, a rede foi denominada de BAM2, que significa Barramento Automotivo Magneti Marelli. No contexto deste projeto, o presente trabalho focaliza a Unidade de Controle Local, que implementa nas Unidades Remotas o circuito de interpretação do protocolo e de controle do fluxo de dados entre as demais unidades funcionais do ASIC. São detalhadas as principais etapas do projeto: descrição VHDL, síntese do circuito, layout, simulações em ambiente computacional e principais resultados experimentaisMestradoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Reis Filho, Carlos Alberto dos, 1950-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAzevedo, Erico de Lima, 1973-1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607997AZEVEDO, Erico de Lima. Projeto e implementação da unidade de controle de um sistema de barramento automotivo. 1998. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607997. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433782porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-29T15:31:04Zoai::433782Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-29T15:31:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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