Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858 |
Resumo: | Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho |
id |
UNICAMP-30_fab7a81e127d9a512d0e12c10f2c3085 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::95554 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idadeLinguística aplicadaEnsinoAprendizagemOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a construção do processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira com um público adulto de uma faixa etária estigmatizada pela sociedade: a terceira idade. Para realizar esse estudo foi necessário analisar as manifestações dos fatores neurobiológico, lingüístico-cognitivo, afetivo e sociocultural envolvidos no processo. Dado o caráter etnográfico da pesquisa, foram utilizados diversos instrumentos para coleta e triangulação dos dados, tais como gravações de aulas em áudio e/ou vídeo, anotações de campo que foram transformadas em diários do pesquisador, relatos, questionários e entrevistas com os alunos-sujeitos. A análise dos dados revela que a busca de contato social por parte dos alunos sujeitos, a diminuição da sua acuidade auditiva e da sua capacidade de memória e a necessidade de externar as suas emoções e os seus problemas pessoais são indicadores de que a abordagem de ensino do professor, além de refletir os reais objetivos e interesses dos alunos, deve conter um forte elemento de empatia. o nosso estudo propõe, portanto, que através da abordagem comunicativa o professor busque na dimensão afetiva a otimização possível do processo de ensino aprendizagem da língua-alvo com alunos da terceira idadeAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Schmitz, John RobertPreti, DinoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPizzolatto, Carlos Eduardo19951995-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf258f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858PIZZOLATTO, Carlos Eduardo. Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade. 1995. 258f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95554porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:22:00Zoai::95554Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade |
title |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade |
spellingShingle |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade Pizzolatto, Carlos Eduardo Linguística aplicada Ensino Aprendizagem |
title_short |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade |
title_full |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade |
title_fullStr |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade |
title_full_unstemmed |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade |
title_sort |
Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade |
author |
Pizzolatto, Carlos Eduardo |
author_facet |
Pizzolatto, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948- Schmitz, John Robert Preti, Dino Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizzolatto, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Ensino Aprendizagem |
topic |
Linguística aplicada Ensino Aprendizagem |
description |
Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-08-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858 PIZZOLATTO, Carlos Eduardo. Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade. 1995. 258f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858 |
identifier_str_mv |
PIZZOLATTO, Carlos Eduardo. Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade. 1995. 258f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 258f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188780043665408 |