Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzolatto, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_fab7a81e127d9a512d0e12c10f2c3085
oai_identifier_str oai::95554
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idadeLinguística aplicadaEnsinoAprendizagemOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a construção do processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira com um público adulto de uma faixa etária estigmatizada pela sociedade: a terceira idade. Para realizar esse estudo foi necessário analisar as manifestações dos fatores neurobiológico, lingüístico-cognitivo, afetivo e sociocultural envolvidos no processo. Dado o caráter etnográfico da pesquisa, foram utilizados diversos instrumentos para coleta e triangulação dos dados, tais como gravações de aulas em áudio e/ou vídeo, anotações de campo que foram transformadas em diários do pesquisador, relatos, questionários e entrevistas com os alunos-sujeitos. A análise dos dados revela que a busca de contato social por parte dos alunos sujeitos, a diminuição da sua acuidade auditiva e da sua capacidade de memória e a necessidade de externar as suas emoções e os seus problemas pessoais são indicadores de que a abordagem de ensino do professor, além de refletir os reais objetivos e interesses dos alunos, deve conter um forte elemento de empatia. o nosso estudo propõe, portanto, que através da abordagem comunicativa o professor busque na dimensão afetiva a otimização possível do processo de ensino aprendizagem da língua-alvo com alunos da terceira idadeAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Schmitz, John RobertPreti, DinoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPizzolatto, Carlos Eduardo19951995-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf258f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858PIZZOLATTO, Carlos Eduardo. Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade. 1995. 258f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95554porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:22:00Zoai::95554Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
title Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
spellingShingle Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
Pizzolatto, Carlos Eduardo
Linguística aplicada
Ensino
Aprendizagem
title_short Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
title_full Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
title_fullStr Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
title_full_unstemmed Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
title_sort Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
author Pizzolatto, Carlos Eduardo
author_facet Pizzolatto, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Schmitz, John Robert
Preti, Dino
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzolatto, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Ensino
Aprendizagem
topic Linguística aplicada
Ensino
Aprendizagem
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858
PIZZOLATTO, Carlos Eduardo. Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade. 1995. 258f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858
identifier_str_mv PIZZOLATTO, Carlos Eduardo. Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade. 1995. 258f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582858. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
258f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188780043665408