As estrategias de sedução : mulheres escravas apre(e)ndendo a liberdade (1850-1888)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lúcia Helena Oliveira
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580688
Resumo: Orientador : Olinda Maria Noronha
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spelling As estrategias de sedução : mulheres escravas apre(e)ndendo a liberdade (1850-1888)Escravos - Campinas (SP) - 1850-1888Escravidão - Campinas (SP)JurisdiçãoLiberdadeOrientador : Olinda Maria NoronhaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho procurou resgatar o processo educativo de caráter informal, que existiu na luta pela liberdade, travado pelas escravas junto a seus senhores através dos meios jurídicos. Usando do meio burocrático, que compreendia uma sorte de procedimentos e personagens que lhe eram estranhos, escravas adentraram este mundo aparentemente hostil conquistaram muitas lutas. Obtiveram liberdade, melhores condições de vida, mas, também perderam e foram ameaçadas inclusive na sua integridade física. Nossa proposta foi procurar compreender esse universo, as relações e o aprendizado que ocorria constantemente reinterpretando as ações no Tribunal Judiciário de Campinas. Muitas 1els emancipacionistas eram interpretadas por alguns como meras concessões dos mais poderosos aos escravos, observamos que por parte destes, a interpretação era outra. Cada espaço normatizado pela le1, era visto como uma possibilidade a mais que ¿ apresentava para buscar concretização da liberdade. Assim, procuramos apresentar como ocorreu o nascimento da pesquisa e como o tema foi encarado na historografia no primeiro item. Depois, procuramos localizar historicamente o espaço urbano da cidade, demosntrando como ocorreu sua evolução através do ciclo de açúcar e depois do café, colocando a inserção da mão-de-obra escrava, no capítulo II. No capítulo III, centramo-nos nos processos judiciais que levavam a liberdade, trabalhando a formação do pecúlio para a compra da alforria, as variadas forma de ação e suas entradas em tribunal. A idéia aqui, foi levantar as possibilidades de lutra para copreender a ação educativa que as práticas jurídicas proporcionavam, levando a melher posicionar como boa ou má escrava, conforme a necessidade aparecesse na ação. O último capítulo, procurou levantar mais detidamente o caráter educativo que imbuía-se nas práticas políticas e que desembiocavam nas relações estabelecidas entre senhores e escravas. O tema está longe de ser esgotado e os aspectos aqui levantados demonstraram a necessidades de um aprofunadamento maior que continuará sendo explorado numa etapa posteriorMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Noronha, Olinda Maria, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Lúcia Helena Oliveira19931993-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580688SILVA, Lúcia Helena Oliveira. As estrategias de sedução: mulheres escravas apre(e)ndendo a liberdade (1850-1888). 1993. 117f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580688. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65234porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T01:54:17Zoai::65234Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T01:54:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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