A política de formação de professores em Goiás no contexto dos acordos MEC-USAID (1961-1983)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616364 |
Resumo: | Orientador: Ediogenes Aragão Santos |
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A política de formação de professores em Goiás no contexto dos acordos MEC-USAID (1961-1983)The policy of teacher in Goiás in the context of agreements MEC-USAID (1961-1983)Formação de professoresDesenvolvimentoCultura escolarMilitarismoTeacher trainingDevelopmentSchool cultureMilitarismOrientador: Ediogenes Aragão SantosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este texto analisa a formação de professores, realizada no âmbito das políticas públicas decorrentes dos acordos MEC/USAID/UNESCO, no pós Segunda Guerra Mundial, que resultaram na criação dos Centros de Formação de Professores Primários, entre 1961 e 1983, no município de Catalão, Goiás. Estes cursos de formação, de orientação tecnicista na educação, foram iniciados no Governo Mauro Borges após o Golpe Militar de 1964, com o intuito de planejar, racionalizar os investimentos no setor educacional. Os acordos firmados tinham como elemento chave a formação de uma sociedade "massificada" através da democratização da educação, de bens e de consumo para o mercado. O material didático utilizado nesse processo de formação era elaborado por equipes de trabalho orientadas e vinculadas ao Programa Brasileiro-Americano para o Ensino Primário (PABAEE). As especificidades desta formação, em tempo integral, em regime de internato, se propunha a melhorar a produtividade e a qualidade do ensino do 1º grau e Normal. As principais fontes primárias, inéditas, utilizadas nesta pesquisa foram localizadas no arquivo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Catalão (NEPEDUCA), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão, onde pudemos ter acesso aos projetos para instalação dos Centros Experimentais de Formação de Professores, aos planos de cursos, planilhas, avaliações e textos produzidos pelos professores e bolsistas. A análise das referidas fontes evidenciaram conluio de interesses no período de internacionalização da economia brasileira, criando as condições materiais, técnicas e humanas para a execução dos acordos Brasil/USAID. A interpretação das fontes revelaram-nos que as teorias e metodologias usadas pelos Centro reproduzia uma orientação escolanovista, já ultrapassada nos Estados Unidos, mas que passa a ser usada durante a Ditadura Militar como mecanismo de controle social sem recorrer a violência explícita, pois aplicadas nas escolas, lócus de preservação e distribuição cultural. Os relatos dos bolsistas indicam que mudanças foram sutilmente introduzidas alterando seus valores, comportamentos e práticas pedagógicas, assim como sua percepção de escola, da cidade e das relações socioculturais e políticas engendradas entre as instâncias do poder constituído e a sociedade catalana. As representações construídas pelos bolsistas revelam que os conteúdos transmitidos foram assimilados e condicionaram sua percepção de mundo, de sociedade, e que para o bom funcionamento da cidade havia uma hierarquia entre poderes e posições sociais a ser respeitado, sem contestação e cabia ao indivíduo, agora identificado com os valores da pátria, assumir para si os encargos públicos antes atribuídos ao Estado.Abstract: This text analyses the teacher training, carried out according to the public policies reached in MEC/USAID/UNESCO agreements, in the post Second World War, which resulted in the creation of Primary Teaching Training Centers, from 1961 to 1983, in Catalão, Goiás. These training courses, with technical orientation on education, started to run during Mauro Borges' Government after the Military Coup in 1964, in order to plan and rationalize the investments in education. The key element of the agreements signed, was the formation of a "mass" society through the democratization of education, of material goods and through the acquisition of things, the market. The material used in this teaching process was developed by teams which were orientated and linked to the Brazilian-American Program for the Primary Education (PABAEE). The specifics of this formation which took place in boarding schools in a full-time period aimed to improve the productivity and the quality of the Elementary School and the "Normal" School. The main primary sources used in this research were found in the files of the "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Catalão (NEPEDUCA) (Study and Research Center for Education, in Catalão), located in the Federal University of Goiás (UFG), Catalão Campus, where it was allowed our access not only to the projects to set up the Experimental Centers for Teaching Training, but also to the lesson plans, worksheets, evaluations and texts created by teachers and scholars with a scholarship. The analysis of the aforementioned sources made it quite clear that during the period of internationalization of the Brazilian economy, the technical, human and material conditions were settled in order to reach Brazil / USAID agreement. The interpretation of the sources showed that the theories and methodologies used by the Centers reproduced a "escolanovista" orientation which wasn't popular in the United States anymore, but which started being used during Military Coup as a social control mechanism without the necessity to make use of explicit violence, as applied in schools, locus of cultural preservation and distribution. The scholars with a scholarship reported that changes were subtly introduced altering values, behaviors and pedagogical practices. Their perception of the school, of the city and of the political and socio-cultural relationships engendered between the power which was constituted and the Catalana society was also altered. The representations built by the scholars with a scholarship show that the contents taught were learnt and understood. Their perception of the world, and the society were conditioned and in order to make the city works and operates well there was an hierarchy of power and social positions to be respected, without any kind of objection, and the individuals, now identified according to the values of the homeland, had to take over public charges previously attributed to the State.DoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Santos, Ediogenes Aragão, 1949-Silva, Doris Accioly eValdez, DianeMenezes, Maria CristinaBryan, Newton Antonio PaciulliUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASInacio, Fatima Pacheco de Santana2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf421 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616364INACIO, Fatima Pacheco de Santana. A política de formação de professores em Goiás no contexto dos acordos MEC-USAID (1961-1983). 2011. 421 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616364. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/827198porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:24:49Zoai::827198Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:24:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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