Desempenho academico dos alunos do turno noturno e suas relações com o ciclo vigilia-sono e cronotipo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreoli, Carla Parada Pazinatto, 1959-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610001
Resumo: Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino
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spelling Desempenho academico dos alunos do turno noturno e suas relações com o ciclo vigilia-sono e cronotipoAcademic performance of the pupils of the night shift and it's relations with sleep-wake cycle and cronotypeSonoCronobiologiaAprendizagemAvaliação educacionalSleepCronobiologyLearningEducational evaluationOrientador: Milva Maria Figueiredo De MartinoDissertação (mestrado) - Universidade EStadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Este estudo analisou o desempenho acadêmico, padrão de sono e o cronótipo dos estudantes universitários do turno matutino e noturno. Participaram dessa pesquisa, alunos do Curso de Graduação de Tecnologia em Estética, num total de (n=139), com média de idade de 23,59. Foram utilizados três questionários: a- um para coleta de informações pessoais e profissionais; b - outro para avaliação do ciclo vigília-sono (diário de sono); c- e o Cronótipo, Questionário de Horne e Ostberg (1976). Verificou-se, por meio do diário de sono, as características individuais e os hábitos de sono, correlacionando com o cronótipo e desempenho escolar. Os resultados da análise dos padrões de sono entre as turmas do matutino e noturno, mostraram dados estatisticamente significativos (teste de Mann-Whitney )para as variáveis hora de deitar (p< 0,001), para a hora de dormir (p< 0,001) e para a hora de acordar (p< 0,001) e duração de cochilo com (p =0,009) Quanto à avaliação dos cronótipos, observou-se que, no turno matutino, 15,09% são do cronotipo matutino, 24,53%, tipo vespertino e 60,38%, para o indiferente. Os resultados quanto às variáveis cronótipo e idade mostraram valores significativos (teste Qui-Quadrado), os sujeitos na faixa etária de ? 30 anos são alunos de cronótipo matutino, destes, 52,38% financiam seus próprios estudos, 81,82% trabalham fora, estudam no turno matutino e demonstraram melhor desempenho acadêmico com (p=0,005) Teste de Kruskal-Wallis. Constatou-se pelo coeficiente de correlação de Spearman, que houve valor significativo para a hora de acordar e nota do SPA (r = - 0,217; p= 0,013). Este dado demonstra que, quanto mais tarde a hora de acordar, menor o desempenho acadêmico, podendo sugerir que existe uma relação com o tempo total do sono noturnoAbstract: This study it analyzed the academic performance, standard of sleep and cronotype of the university students of the morning and nocturnal turn. They had participated of this research, pupils of the course of graduation of Technology in Aesthetic, a total of (n=139), with average of age of 23,59. Three questionnaires had been used: to one for collection of personal and professional information; b - another one for evaluation of the sleep-wake cycle (daily of sleep); c- the cronotype, Questionnaire of Horne and Ostberg (1976). It was verified by means of daily of sleep the individual characteristics and the habits of sleep, correlating with cronotype and pertaining to school performance. The results of the analysis of the sleep standards enter the groups of the day and nocturnal, they had shown statistical given significant (test of Mann-Whitney) for the variable hour to lie down (p< 0,001), for the hour to sleep (p< 0,001) and for the hour to wake up (p< 0,001) and duration of nap with (p =0,009) How much to the evaluation of the cronotype, observed that in day turn 15.09% they are of cronotype morning, 24.53% evening type and 60.38% for the indifferent one. The results how much the variable cronotype and age had shown significant values (Qui-Square test), the citizens in the etaria band of ? 30 years are pupils of cronotype morning, of these 52.38% they finance its proper studies, 81.82% work outside study in the morning turn and had better demonstrated academic performance with (p=0,005) Test of Kruskal- Wallis. It was evidenced for (coefficient of correlation of Spearman), that it had significant value for the hour to wake up and notices of the SPA (r = - 0,217; p= 0,013), given that it demonstrates that the more late the hour to wake up, minor the academic performance, being able to suggest that a relation exists with the total time of nocturnal sleepMestradoEnfermagem e TrabalhoMestre em Enfermagem[s.n.]De Martino, Milva Maria Figueiredo, 1947-Guilherme, Claudia Cristina FiorioCampos, Claudinei José GomesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndreoli, Carla Parada Pazinatto, 1959-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf95 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610001ANDREOLI, Carla Parada Pazinatto. Desempenho academico dos alunos do turno noturno e suas relações com o ciclo vigilia-sono e cronotipo. 2009. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade EStadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610001. 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