O Mar de Manchas e a Seta do Tempo : abstração não-geométricas entre as Bienais de 1957 e 1959
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16308 |
Resumo: | Orientador: Gabriel Ferreira Zacarias |
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O Mar de Manchas e a Seta do Tempo : abstração não-geométricas entre as Bienais de 1957 e 1959The Sea of Stains and the Arrow of Time : non-geometric abstraction between the Biennials of 1957 and 1959Pollock, Jackson, 1912-1956Mabe, Manabu, 1924-1997Fundação Bienal de São PauloModernismo (Arte) - BrasilPintura abstrataBiennial of São PauloModernism (Art) - BrazilPainting, AbstractOrientador: Gabriel Ferreira ZacariasTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Na IV Bienal de São Paulo, ocorreu a primeira retrospectiva internacional de Jackson Pollock, o que catalisou mudanças profundas no mundo artístico brasileiro. Essas transformações se manifestaram na valorização de uma arte considerada jovem, representada pela pintura abstrata que recusava a geometria. A tese acompanha três facetas dessa mudança. No âmbito institucional, debruça-se sobre as Bienais, que antes dessa retrospectiva, tendiam a valorizar artistas modernistas cujas carreiras remontavam à primeira metade do século XX, como Fernand Léger e Pablo Picasso. Salta aos olhos que, após a mostra de Pollock, a preferência recaiu sobre artistas absolutamente jovens, que se referenciavam ou tentavam superar o próprio Pollock. No campo da crítica de arte, 1957 marca o início das discussões sobre uma homogeneidade transnacional na forma de se fazer pintura levada a cabo pelos artistas mais novos. Mário Pedrosa argumentava que esse estilo havia nascido com Pollock, mas se desenvolvido com uma geração mais jovem e parisiense. Essa nova geração teria esvaziado o significado das conquistas formais do mestre norte-americano e produzido pinturas conformistas, movidas pelo único desejo de originalidade. Do ponto de vista artístico, esse foi o momento de consagração do pintor Manabu Mabe, premiado na quinta Bienal de São Paulo em 1959. Mabe fazia parte de um grupo de artistas imigrantes que se reuniam para compartilhar conhecimentos e oportunidades artísticas. Após a exposição de Pollock, ele abandonou a pintura de paisagens e passou a produzir abstrações não-geométricas. Entre 1957 e 1959, ele classificou sua produção como "expressionismo abstrato" e experimentou com técnicas norte-americanas referenciadas em Pollock e em Franz KlineAbstract: At the IV São Paulo Biennial, the first international retrospective of Jackson Pollock took place, which catalyzed profound changes in the Brazilian art world. These transformations were evident in the appreciation of a form of art seen as young and represented by abstract painting that rejected geometry. This thesis explores three facets of this change. On the institutional front, it focuses on the São Paulo Biennials, which, before this retrospective, tended to celebrate modernist artists whose careers dated back to the first half of the 20th century, such as Fernand Léger and Pablo Picasso. It is striking that after Pollock's exhibition, the preference shifted towards much younger artists who either referenced or attempted to surpass Pollock himself. In the realm of art criticism, 1957 marked the beginning of discussions about a transnational homogeneity in the way younger artists approached painting. Mário Pedrosa argued that this style had been born with Pollock but had developed with a younger and more Parisian generation. This new generation was said to have emptied the meaning of the formal achievements of the American master and produced conformist paintings driven solely by the desire for originality. From an artistic perspective, this was the moment of recognition for the painter Manabu Mabe, who was awarded at the Fifth São Paulo Biennial in 1959. Mabe was part of a group of immigrant artists who gathered to share knowledge and artistic opportunities. After Pollock's exhibition, he abandoned landscape painting and began to produce non-geometric abstractions. Between 1957 and 1959, he classified his production as "abstract expressionism" and experimented with North American techniques influenced by Pollock and Franz KlineAbertoDoutoradoHistória da ArteDoutor em HistóriaFAPESP2017/17677- 4; 2019/22406-5[s.n.]Zacarias, Gabriel Ferreira, 1984-Ribeiro Vasconcelos, MarceloOkano, MichikoAlambert, FranciscoFarias, Agnaldo Arice CaldasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRosa, Marcos Pedro Magalhães, 1987-20232023-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (252 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16308ROSA, Marcos Pedro Magalhães. O Mar de Manchas e a Seta do Tempo: abstração não-geométricas entre as Bienais de 1957 e 1959. 2023. 1 recurso online (252 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16308. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377350porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-01T00:02:54Zoai::1377350Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-01T00:02:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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