A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brugliato, Érica Talita, 1990-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627678
Resumo: Orientadora: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
id UNICAMP-30_fbe08c560edd83e8d7fddbab83b4a24e
oai_identifier_str oai::964182
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursosThe production of senses about the atomic bomb on different types of discoursesEnsino médioBomba atômicaAnálise do discursoHigh schoolAtomic bombDiscourse analysisOrientadora: Maria José Pereira Monteiro de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Nosso objetivo foi analisar o funcionamento de uma unidade de ensino que proporcionasse a alunos do Ensino Médio uma aproximação com diferentes tipos de discurso e possibilitasse a produção de sentidos sobre elementos da bomba atômica, além de ajuda-los a desenvolverem a habilidade de leitura. Nossa questão de estudo foi elaborada de forma a condizer com esse objetivo, sendo apresentada da seguinte forma: Como os diferentes tipos discursivos contribuem para a produção de sentidos dos estudantes do Ensino Médio sobre elementos relacionados à bomba atômica? O apoio teórico-metodológico se baseia em noções da análise do discurso de vertente francesa, iniciada por Michel Pêcheux, e divulgada no Brasil principalmente por Eni Orlandi publicados no Brasil. A unidade foi aplicada numa escola pública do interior de São Paulo com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os diferentes tipos de discursos sobre o desenvolvimento da bomba atômica utilizados foram: filme, história em quadrinhos, divulgação científica, livro paradidático e roteiro teatral. Realizamos a análise de discursos construídos a partir das informações coletadas por meio de questionários aplicados ao final das aulas e de gravações das mesmas. Essa análise apresentou indícios de que cada tipo de discurso teve um efeito diferenciado sobre os alunos. O filme foi importante para que eles se envolvessem com o tema, permitindo uma ampla discussão em sala de aula. A história em quadrinhos, causou uma reação inicial positiva nos alunos, porém, possivelmente, devido à sua extensão e tipo de conteúdo, acabou contribuindo para que os leitores se dispersassem e não participassem das discussões. A divulgação científica possibilitou que os alunos quisessem ir além do texto para compreender os fenômenos da bomba atômica e com isso os estudantes participaram mais da aula. Já o roteiro teatral foi muito bem aceito por parte dos alunos, isso porque muitos deles gostavam de teatro e o tipo de discurso permitiu uma aproximação maior entre o que estava sendo discutido em sala e as histórias de vida deles. Podemos observar que uma proposta como essa, na qual estejam presentes diferentes tipos de discursos pode contribuir para que os alunos participem mais da aula. Isso porque os alunos são diferentes entre si, de maneira que a produção de sentidos tende a ser diferente para cada um. Além disso, cada aluno pode se identificar mais com um tipo de discurso do que com outro. A proposta com esses diferentes tipos possibilita que a maioria dos alunos em algum momento da aula se sintam atendidos e participem buscando interpretar o conteúdoAbstract: Our objective was to analyze the operation of an educational unit that provide the high school students an approach with different types of discourse and would enable the production of senses about elements of the atomic bomb, as well as help them develop the ability to read. Our study question was elaborated in order to match this goal, being presented as follows: As the different discursive types contribute to the production of senses of the high school students on elements related to the atomic bomb? The theoretical-methodological support is based on notions of discourse analysis of French side, initiated by Michel Pêcheux, and released in Brazil mainly for Eni Orlandi published in Brazil. The unit has been applied in a public school in the State of São Paulo with students of the third year of high school. The different types of discourse on the development of the atomic bomb used were: movie, comics, science, book reader and theatrical script. We performed the analysis of discourses constructed from information collected through questionnaires applied to the end of classes and recordings thereof. This analysis presented evidence that each type of speech had a differential effect on the students. The film was important to them to engage with the subject, allowing a wide discussion in the classroom. The comic strip, caused an initial positive reaction in the students, but, possibly, due to its length and content type, just contributing to readers if disperse and not participate in the discussions. The scientific dissemination allowed students wanted to go beyond the text to understand the phenomena of the atomic bomb and the students more class. Already the theatrical script was very well accepted by the students, because many of them liked theater and the type of speech enabled a greater approach between what was being discussed in class and the stories of their lives. We can observe that a proposal like this, in which are present different types of speeches can help students to participate more in class. That's because students are different from each other, so that the production of senses tends to be different for each. In addition, each student can identify more with a kind of speech than with another. The proposal with these different types makes it possible for most students at some point in the class feel taken care of and participate in seeking to interpret the contentMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Bozelli, Fernanda CátiaKemp, ErnestoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrugliato, Érica Talita, 1990-20162016-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (152 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627678BRUGLIATO, Érica Talita. A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos. 2016. 1 recurso online (152 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627678. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/964182Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:58:28Zoai::964182Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:58:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
The production of senses about the atomic bomb on different types of discourses
title A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
spellingShingle A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
Brugliato, Érica Talita, 1990-
Ensino médio
Bomba atômica
Análise do discurso
High school
Atomic bomb
Discourse analysis
title_short A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
title_full A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
title_fullStr A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
title_full_unstemmed A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
title_sort A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
author Brugliato, Érica Talita, 1990-
author_facet Brugliato, Érica Talita, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Bozelli, Fernanda Cátia
Kemp, Ernesto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brugliato, Érica Talita, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Bomba atômica
Análise do discurso
High school
Atomic bomb
Discourse analysis
topic Ensino médio
Bomba atômica
Análise do discurso
High school
Atomic bomb
Discourse analysis
description Orientadora: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-12-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627678
BRUGLIATO, Érica Talita. A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos. 2016. 1 recurso online (152 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627678. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627678
identifier_str_mv BRUGLIATO, Érica Talita. A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos. 2016. 1 recurso online (152 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627678. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/964182
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (152 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189115196866560