Controle ativo de vibrações de rotores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639448 |
Resumo: | Orientador: Katia Lucchesi Cavalca Dedini |
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Controle ativo de vibrações de rotoresActive rotor vibration controlRotores - DinâmicaVibraçãoDispositivos eletromagnéticosControle robustoRotors - dynamicsVibrationElectromagnetic devicesRobust controlOrientador: Katia Lucchesi Cavalca DediniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: O objetivo desta tese e estudar as possibilidades de aplicacao de metodos ativos de controle em feedback e feedforward atraves de atuadores magneticos para estabilizacao e atenuacao da vibracao lateral de rotores suportados por mancais hidrodinamicos cilindricos. Sabe-se que rotores suportados por mancais hidrodinamicos cilindricos comumente tem sua velocidade de operacao limitada a aproximadamente duas vezes sua primeira velocidade critica devido ao fenomeno de auto excitacao conhecido como oil whip (ou instabilidade fluido induzida). Tal comportamento pode ser aproximado linearmente por uma queda nos coeficientes equivalentes de amortecimento direto e aumento da rigidez cruzada no mancal de acordo com a velocidade de rotacao do eixo. Alem da variacao em funcao da velocidade de rotacao, considera-se tambem a possibilidade de incertezas provocadas por desgaste de abrasao no mancal. Dessa forma, sao projetados controladores MIMO por realimentacao de saida que apresentem robustez a tais variacoes parametricas. Especificamente, sao demonstradas aplicacoes de controladores H¿ estaticos linearmente dependentes da velocidade de rotacao. Controladores estaticos sao relativamente faceis de projetar e implementar, porem possuem baixa capacidade de amortecimento, e, consequentemente, atingem faixas de atenuacao de amplitude limitadas. Assim, e proposto aplicar forcas de compensacao em malha aberta para aprimorar o desempenho geral do sistema de controle. O metodo e baseado em modelo e explora a caracteristica periodica do funcionamento do rotor, cuja resposta e comumente composta apenas por componentes harmonicas da frequencia de operacao mesmo quando em condicoes de falha e desgaste. A forca de compensacao em feedforward e calculada buscando a minimizacao das componentes modais da resposta atraves do metodo dos minimos quadrados. Os metodos propostos sao testados e validados em duas bancadas de testes distintas. Sendo a primeira composta por um mancal hidrodinamicos e um mancal magnetico, entre outros componentes auxiliares, o que permitiu testar os controladores em situacao relativamente mais simples. E a segunda bancada, composta por dois mancais hidrodinamicos e um atuador magnetico, a qual apresenta uma configuracao mais desafiadora para o controleAbstract: This thesisf objective is to study the possible applications of feedback and feedforward active control methods through magnetic actuator to stabilize and attenuate the lateral vibration of rotors supported by cylindrical hydrodynamic bearings. Rotors supported by cylindrical hydrodynamic bearings commonly have their operational speed threshold limited at approximately twice their first critical speed due to the auto excitation phenomenon known as oil whip (or fluid induced instability). Such behavior can be linearly described by a loss in the equivalent direct damping coefficients and the rise of bearing cross-coupled stiffness coefficients depending on the shaft rotational velocity. Besides the speed variation, the possibility of uncertainties due to bearing abrasion wear is also considered. Therefore, output feedback MIMO controllers are designed to be robust to such parametrical variations are designed. Specifically, it is demonstrated the application of static H¿ controllers linearly dependent on the rotational speed. Static controllers are relatively easy to design and implement, but they have low damping capability, and, thus, achieving limited attenuation range. Therefore, a feedforward force compensation control is proposed in order to improve the general control system performance. The method is based on model and explores the periodicity, which response is mostly composed of operational frequency harmonics even under fault and wear condition. The feedforward force is calculated to minimize the response modal components by least squared minimization. The proposed methods are tested and validated in two distinct test rigs. The first one is composed by a single journal bearing and an active magnetic bearing, beside other auxiliary components, which allowed to test the controllers in a simpler condition. The second test rig is composed by two journal bearings and a magnetic actuator, which is a more challenging configuration to control. Key Word: Rotating machinery, varying H¿ control, feedforward control, journal bearing, magnetic actuatorDoutoradoMecânica de Sólidos e Projeto MecânicoDoutor em Engenharia MecânicaFAPESP2016/13059-1; 2017/15494-0; 2015/20363-6[s.n.]Dedini, Katia Lucchesi Cavalca, 1963-Serpa, Alberto LuizFioravanti, André RicardoBecker, MarceloCavalini Júnior, Aldemir AparecidoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWu, Matheus Freire, 1991-20202020-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (170 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639448WU, Matheus Freire. Controle ativo de vibrações de rotores. 2020. 1 recurso online (170 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639448. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141238Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T11:08:18Zoai::1141238Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-05T11:08:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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