O capital financeiro e a educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deitos, Roberto Antonio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599536
Resumo: Orientador: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier
id UNICAMP-30_fdf87477a45e084336ddf6536a560845
oai_identifier_str oai::334855
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O capital financeiro e a educação no BrasilEnsino médio - BrasilEnsino profissional - BrasilEducação e Estado - BrasilLiberalismo (Economia) - BrasilEducação - Financiamento - BrasilPolítica social - BrasilSecondary educationEducation, ProfessionalEducation and stateLiberalismEducation - FinanceSocial policyOrientador: Maria Elizabete Sampaio Prado XavierTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho analisamos as reformas educacionais nacionais empreendidas no Brasil, no período de 1995-2002, particularmente a política educacional nacional para o ensino médio e profissional, com financiamento externo do BID. No primeiro capítulo buscamos compreender o desenvolvimento econômico brasileiro, suas implicações na constituição do Estado e as suas articulações com o capital financeiro, como forma de apreender as relações que o constituíram historicamente. No segundo capítulo pretendemos compreender os pressupostos e justificativas dos nossos liberais, particularmente dos que dirigiam o governo no período de 1995-2002, para desembocar na discussão das implicações e dos desdobramentos gerados com a implementação da política educacional nacional para o ensino médio e profissional. Analisamos especialmente as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e técnico-profissional e os programas nacionais: o PROEP - Programa de Expansão da Educação Profissional, dirigido pelo Ministério da Educação em conjunto com o Ministério do Trabalho e com empréstimo externo contraído junto ao BID no valor de 250 milhões de dólares e com contrapartida nacional de 250 milhões de dólares, totalizando 500 milhões de dólares, aprovado em novembro de 1997 e o PROMED - Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio - Projeto Escola Jovem, dirigido pelo MEC, com recursos da ordem de 1 bilhão de dólares, sendo 500 milhões de dólares oriundos de empréstimo externo com o BID e a contrapartida nacional os outros 500 milhões de dólares, aprovado em novembro de 1999. No terceiro capítulo retomamos o exame das implicações do financiamento externo à educação brasileira, buscando compreendê-lo como um dos componentes dos ajustes estruturais impostos pelas agências financeiras internacionais (BID, Banco Mundial e FMI), e analisamos o financiamento externo para os programas PROEP e PROMED. Por fim, realizamos algumas considerações e questionamentos sobre as determinações da política educacional brasileira, ao examinarmos o como se sustentam e se consolidam as reformas empreendidas, verificando os motivos financeiros e institucionais e as razões econômicas e ideológicas que as engendram, sob a égide do capital financeiro e ancorado numa política estatal e privatizante, sustentada pelos nossos (neo)liberaisAbstract: In this paper we analyze the national education reforms undertaken in Brazil from 1995 to 2002, particularly the national education policies for secondary and professional teaching, with IDB external financing. In the first chapter we seek to understand the Brazilian economic development and its implications in the State constitution and its articulations with the financial capital, as a form of knowing the relationship that constituted it historically. In the second chapter, we intend to understand the presuppositions and liberal justifications, particularly of those who where in power from 1995 to 2002, to lead to the discussion of the implications and of the unfolding generated with the implementation of the national education policies for secondary and professional teaching, especially the national curricular guidelines for high school and technical-professional teaching and the following national programs: PROEP ¿ Program of Expansion of the Professional Education, regulated by the Ministry of Education jointly with the Labor Department and with an approximate 250 million dollars external loan acquired at IDB and with a 250 million dollars national compensation, totaled up 500 million dollars, approved in November of 1997, and PROMED ¿ Program of Improvement and Expansion of the Secondary Teaching - Project Young School, regulated by MEC (Education Ministry), with a 1 billion dollars resource, being 500 million dollars originated from an external loan with IDB and the national compensation and the other 500 million dollars approved in November of 1999. In the third chapter we retake the exam of the implications of the external financing to Brazilian education, looking for understanding it as one of the components of the structural adjustments imposed by the international financial agencies (IDB, World Bank and IMF), and analyze the external financing for the PROEP and PROMED programs. Finally, we accomplish some considerations and discussions about the determinations of the Brazilian educational policies while we examine how the reforms undertaken are sustained and consolidated, verifying the financial and institutional reasons and the economic and ideological reasons that engender them, under the protection of the financial capital and anchored in a state and privatizing policy, sustained by the (neo) liberalsDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Xavier, Maria Elizabete Sampaio Prado, 1948-Dedecca, Cláudio SalvadoriNagel, Lízia HelenaBryan, Newton Antonio PaciulliCastanho, Sérgio Eduardo MontesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDeitos, Roberto Antonio20052005-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf357 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599536DEITOS, Roberto Antonio. O capital financeiro e a educação no Brasil. 2005. 357 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599536. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334855porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:08:28Zoai::334855Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:08:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O capital financeiro e a educação no Brasil
title O capital financeiro e a educação no Brasil
spellingShingle O capital financeiro e a educação no Brasil
Deitos, Roberto Antonio
Ensino médio - Brasil
Ensino profissional - Brasil
Educação e Estado - Brasil
Liberalismo (Economia) - Brasil
Educação - Financiamento - Brasil
Política social - Brasil
Secondary education
Education, Professional
Education and state
Liberalism
Education - Finance
Social policy
title_short O capital financeiro e a educação no Brasil
title_full O capital financeiro e a educação no Brasil
title_fullStr O capital financeiro e a educação no Brasil
title_full_unstemmed O capital financeiro e a educação no Brasil
title_sort O capital financeiro e a educação no Brasil
author Deitos, Roberto Antonio
author_facet Deitos, Roberto Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Maria Elizabete Sampaio Prado, 1948-
Dedecca, Cláudio Salvadori
Nagel, Lízia Helena
Bryan, Newton Antonio Paciulli
Castanho, Sérgio Eduardo Montes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Deitos, Roberto Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - Brasil
Ensino profissional - Brasil
Educação e Estado - Brasil
Liberalismo (Economia) - Brasil
Educação - Financiamento - Brasil
Política social - Brasil
Secondary education
Education, Professional
Education and state
Liberalism
Education - Finance
Social policy
topic Ensino médio - Brasil
Ensino profissional - Brasil
Educação e Estado - Brasil
Liberalismo (Economia) - Brasil
Educação - Financiamento - Brasil
Política social - Brasil
Secondary education
Education, Professional
Education and state
Liberalism
Education - Finance
Social policy
description Orientador: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599536
DEITOS, Roberto Antonio. O capital financeiro e a educação no Brasil. 2005. 357 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599536. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DEITOS, Roberto Antonio. O capital financeiro e a educação no Brasil. 2005. 357 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599536. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334855
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
357 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188920313774080