Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ariovaldo Lopes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605917
Resumo: Orientador: Joanne Marie McCafrey Busnardo Neto
id UNICAMP-30_febed2195dba7083a1812d13c843eaf5
oai_identifier_str oai::412581
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedadeGender representations in foreign laguage textbooks : effects in classroom discourse and the relationship with gendered discourses circulating in societyLivros didáticosGêneroDiscursoIdeologiaRepresentações sociaisTexbooksGenderDiscourseIdeologySocial representationOrientador: Joanne Marie McCafrey Busnardo NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa desenvolvida no curso de doutorado em Lingüística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no período de 2003 a 2007. Seguindo uma abordagem qualitativa, a pesquisa investiga como livros didáticos de língua estrangeira, especificamente língua inglesa, abordam questões de gênero (gender), através da análise de representações dessa categoria, com o objetivo de identificar discursos ideológicos por elas veiculados, seus efeitos em discursos de professores, professoras, alunos e alunas, e a relação desses discursos com discursos gendrados que circulam na sociedade brasileira. Nossa análise teve como corpus seis coleções de livros didáticos de língua inglesa para o Ensino Fundamental publicados no Brasil, cinco aulas observadas e registradas em escolas da rede estadual de ensino da cidade de Anápolis, Estado de Goiás, região Centro-Oeste do Brasil, quatro entrevistas com alunos e alunas, sendo cada entrevista com dois alunos e duas alunas, e quatro entrevistas com educadoras(es), sendo três professoras e um professor que ministraram as aulas observadas. A análise de textos seguiu as orientações da análise crítica do discurso (ACD), com ampliações propostas a esse procedimento no que se refere à concepção de texto como a integração de diferentes códigos semióticos na construção de significados, aqui considerados especialmente sua parte escrita e seu aspecto visual ou imagético. Na pesquisa de campo foram consideradas, como complemento da análise preliminar de textos, os contextos de circulação e recepção desses textos, ou seja, a agência dos sujeitos envolvidos no processo de interpretação em ambiente de sala de aula. A conclusão a que chegamos é de que os livros didáticos analisados apresentam, em suas formas de representação de gênero, discursos ideológicos que reforçam e legitimam discursos gendrados que circulam na sociedade, discursos esses que são reproduzidos e/ou contestados em sala de aula e em discursos de alunos, alunas, professores e professorasAbstract: This study presents research which was conducted under the auspices of the PhD program in Applied Linguistcs at the Language Studies Institute (IEL) of the State University of Campinas (UNICAMP) between the years 2003 and 2007. Following a qualitative approach, the research investigated how gender issues are dealt with in EFL textbooks. The investigation was carried out through the analysis of gender representations, with the objective of identifying ideological discourses conveyed by these representations, their influence on classroom discourses of teachers and students, and the relation between those discourses and gendered discourses circulating in Brazilian society. The corpus of our analysis was made up of six series of Brazilian EFL textbooks for the elementary level, five classes which were observed and registered in state schools of the city of Anápolis, state of Goiás, Center-Western region of Brazil, four interviews with learners, each interview being with two boys and two girls, and four interviews with teachers, three women and one man. Our analysis of the texts was oriented by the principles of critical discourse analysis (CDA), enriched in what refers to the concept of text as a combination of different semiotic codes in order to construct meaning, in this context being considered its written and visual aspects. In our field research we took into account the context of circulation and reception of texts, that is, the agency of the subjects involved in the process of interpretation of these texts in the classroom environment. We came to the conclusion that gender representations in the analyzed textbooks present ideological discourses which reinforce and legitimate gendered discourses circulating in society and these discourses are reproduced and/or opposed in classroom discourses of teachers and studentsDoutoradoEnsino e Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Braga, Denise BértoliMaher, Terezinha de Jesus MachadoCunha, Maria Jandyra CavalcantiHeberle, Viviane MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Ariovaldo Lopes20072008-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf280p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605917PEREIRA, Ariovaldo Lopes. Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira: reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade. 2007. 280p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605917. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/412581porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:00:59Zoai::412581Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:00:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade
Gender representations in foreign laguage textbooks : effects in classroom discourse and the relationship with gendered discourses circulating in society
title Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade
spellingShingle Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade
Pereira, Ariovaldo Lopes
Livros didáticos
Gênero
Discurso
Ideologia
Representações sociais
Texbooks
Gender
Discourse
Ideology
Social representation
title_short Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade
title_full Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade
title_fullStr Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade
title_full_unstemmed Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade
title_sort Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira : reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade
author Pereira, Ariovaldo Lopes
author_facet Pereira, Ariovaldo Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-
Braga, Denise Bértoli
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Cunha, Maria Jandyra Cavalcanti
Heberle, Viviane Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ariovaldo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Gênero
Discurso
Ideologia
Representações sociais
Texbooks
Gender
Discourse
Ideology
Social representation
topic Livros didáticos
Gênero
Discurso
Ideologia
Representações sociais
Texbooks
Gender
Discourse
Ideology
Social representation
description Orientador: Joanne Marie McCafrey Busnardo Neto
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605917
PEREIRA, Ariovaldo Lopes. Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira: reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade. 2007. 280p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605917. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PEREIRA, Ariovaldo Lopes. Representações de genero em livros didaticos de lingua estrangeira: reflexos em discursos de sala de aula e relação com discursos gendrados que circulam na sociedade. 2007. 280p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605917. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/412581
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
280p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188974147665920