O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639304
Resumo: Orientador: Roberto Greco
id UNICAMP-30_ff5c7dd7e39b8fa0cd04d167b484d4e7
oai_identifier_str oai::1129338
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017The state of the art in the research on climate teaching with emphasis on climate change : analysis of scientific articles in the period from 2000 to 2017PesquisaEstado da arteMudanças climáticasGeografia físicaEducação básicaResearchState of the artClimatic changesPhysical geographyBasic educationOrientador: Roberto GrecoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A educação na atualidade ganha destaque frente às mudanças climáticas na perspectiva do fortalecimento das ações sustentáveis, visando influenciar o comportamento da sociedade em relação aos seus hábitos de consumo e degradação ambiental. Assim, o objetivo desta dissertação foi pesquisar o tema ensino de climatologia com ênfase em mudanças climáticas na educação básica, no período de 2000 a 2017, em artigos científicos nos idiomas inglês e português no banco de dados on-line CAPES-Periódicos, SCOPUS, Sistema de Bibliotecas da Unicamp e Google Acadêmico. A partir disso, esta dissertação abordou o seguinte problema "Como ocorreu a produção de artigos científicos na área de ensino de climatologia com ênfase nas mudanças climáticas na educação básica no período de 2000 a 2017? ". Teve como hipótese inicial o aumento da produção científica de artigos. A metodologia aplicada foi a "Pesquisa Estado da Arte" com abordagem quantitativa e qualitativa sobre a perspectiva da "Análise de Conteúdo" de Bardin. Os descritores gerais analisados foram as editoras, revistas, Fator de Impacto (FI), Qualis-CAPES, artigos, autores, coatores, citações e continentes/regiões. Já os descritores específicos identificados nos artigos foram: "Mudanças climáticas - debate entre causas antrópicas ou naturais", "Conceitos climáticos", "Relação entre escola-comunidade e as mudanças climáticas" e "Metodologia de ensino sobre as mudanças climáticas". Como resultado, ocorreu a análise em 20 editoras, 40 revistas e 73 artigos. Predominaram as publicações internacionais com 65% (13) das editoras, 82,5% (33) das revistas e 85% (62) de artigos. Em relação a área do conhecimento que estuda esta temática, como Educação/Ensino, Geografia, Meio Ambiente, Geociências, Ciências Ambientais, etc., destaca-se a multidisciplinaridade do tema mudanças climáticas. Outra notoriedade é a aplicação das pesquisas que predominaram nos Estados Unidos da América. Observa-se também que o descritor específico "Mudanças climáticas ¿ debate entre causas antrópicas ou naturais" é pouco explorado nos artigos, devido à complexidade conceitual presente ainda no campo acadêmico segundo os autores. Já o descritor específico "Metodologia de ensino sobre as mudanças climáticas" obteve a maior frequência de citações nos artigos, destacando a abordagem pedagógica construtivista, baseada na visão de que o professor deve atuar como mediador e o aluno como aprendiz ativo. A hipótese inicial foi confirmada com o crescimento da produção a partir de 2007 com 1% (1) de artigo publicado, 2013 com 4% (3), 2014 com 7% (5), 2015 com 15% (11), 2016 com 22% (16) e 2017 com 32% (23) de artigos publicados. Este aumento de publicação ocorreu em paralelo com a divulgação dos relatórios do IPCC AR-4 (2007) e do AR-5 (2014) em relação ao futuro climático catastrófico, como também a acentuação dos trabalhos da UNESCO com a criação da "Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável". Concluindo, há um contraste entre as afirmações gerais de que uma educação adequada poderia levar uma população mundial mais consciente das mudanças climáticas e a escassez de pesquisas científicas que analisam o ensino das mudanças climáticas na escolaAbstract: Education today stands out in the face of climate change in the perspective of strengthening sustainable actions, aiming to influence the behavior of society in relation to its consumption habits and environmental degradation. Thus, the objective of this dissertation was to research the theme of climatology teaching with emphasis on climate change in basic education, in the period from 2000 to 2017, in scientific articles in English and Portuguese in the online database CAPES-Periódicos, SCOPUS, Unicamp Library System and Google Academic. From this, this dissertation addressed the following problem "How did the production of scientific articles in the area of climatology teaching occur with an emphasis on climate change in basic education in the period 2000 to 2017?" The initial hypothesis was the increase in the scientific production of articles. The methodology applied was the "State of the Art Research" with quantitative and qualitative approach on the perspective of Bardin's "Content Analysis". The general descriptors analyzed were the publishers, magazines, Impact Factor (IF), Qualis-CAPES, articles, authors, coatores, citations and continents/regions. The specific descriptors identified in the articles were: "Climate change - debate between anthropic or natural causes", "Climate concepts", "Relationship between school-community and climate change" and "Teaching methodology on climate change". As a result, the analysis took place in 20 publishers, 40 magazines and 73 articles. International publications predominated with 65% (13) of publishers, 82.5% (33) of journals and 85% (62) of articles. In relation to the area of knowledge that studies this theme, such as Education/Teaching, Geography, Environment, Geosciences, Environmental Sciences, etc., the multidisciplinarity of the theme climate change stands out. Another notoriety is the application of research that predominated in the United States of America. It is also observed that the specific descriptor "Climate change ¿ debate between anthropic or natural causes" is little explored in the articles, due to the conceptual complexity still present in the academic field according to the authors. The specific descriptor "Teaching methodology on climate change" obtained the highest frequency of citations in the articles, highlighting the constructivist pedagogical approach, based on the view that the teacher should act as mediator and the student as an active apprentice. The initial hypothesis was confirmed with the growth of production from 2007 with 1% (1) of published article, 2013 with 4% (3), 2014 with 7% (5), 2015 with 15% (11), 2016 with 22% (16) and 2017 with 32% (23) of published articles. This increase in publication occurred in parallel with the dissemination of the reports of the IPCC AR-4 (2007) and AR-5 (2014) in relation to the catastrophic climate future, as well as the accentuation of UNESCO's work with the creation of the "United Nations Decade of Education for Sustainable Development". Concluding, there is a contrast between the general claims that a proper education could lead to a world population more aware of climate change, and the scarcity of scientific research that analyzes the teaching of climate change at schoolMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Greco, Roberto, 1973-Megid Neto, JorgeCollischonn, ErikaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Diógenes Aparecido, 1980-20202020-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 165 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639304ALMEIDA, Diógenes Aparecido. O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017. 2020. 1 recurso online ( 165 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639304. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129338Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-20T10:36:59Zoai::1129338Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-20T10:36:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017
The state of the art in the research on climate teaching with emphasis on climate change : analysis of scientific articles in the period from 2000 to 2017
title O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017
spellingShingle O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017
Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-
Pesquisa
Estado da arte
Mudanças climáticas
Geografia física
Educação básica
Research
State of the art
Climatic changes
Physical geography
Basic education
title_short O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017
title_full O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017
title_fullStr O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017
title_full_unstemmed O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017
title_sort O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017
author Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-
author_facet Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Greco, Roberto, 1973-
Megid Neto, Jorge
Collischonn, Erika
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Estado da arte
Mudanças climáticas
Geografia física
Educação básica
Research
State of the art
Climatic changes
Physical geography
Basic education
topic Pesquisa
Estado da arte
Mudanças climáticas
Geografia física
Educação básica
Research
State of the art
Climatic changes
Physical geography
Basic education
description Orientador: Roberto Greco
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639304
ALMEIDA, Diógenes Aparecido. O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017. 2020. 1 recurso online ( 165 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639304. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639304
identifier_str_mv ALMEIDA, Diógenes Aparecido. O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas : análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017. 2020. 1 recurso online ( 165 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639304. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129338
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 165 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189163199627264