Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615941 |
Resumo: | Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida |
id |
UNICAMP-30_ffbaf634db8aaa11ff12008f741324dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::806260 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90Among drawings and sculptures : works of Amilcar de Castro, Ester Grinspum and Paulo Monteiro from the nineties onDesenhoEsculturaImprovisação (Representação teatral)DrawingSculptureImprovisation (Acting)Orientador: Verônica Fabrini Machado de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho aponta diálogos possíveis entre desenhos e esculturas, obras e artistas, dentro de seus processos de criação. Ele foi construído a partir do olhar de artista, o olhar sensível de quem trabalha com ambas as linguagens e conta com a experiência da arte-educação em museus. Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro são artistas significativos no meu processo de aprendizagem e de relevância no cenário artístico nacional. Trata-se de uma escolha afetiva, mas referendada por exposições onde figuraram juntos. Castro trabalhava a escultura a partir do desenho projetivo, criava a forma bidimensional, recortava-a e estudava maneiras de tridimensionalizá-la a partir do corte e da dobra. Uma geometria sensível domava a rigidez de formas geométricas elementares. Esta mesma geometria era refletida em seus desenhos, ora feitos à régua, ora incorporando o vigor do gesto onde a forma aquiescia o ritmo do corpo. Grinspum possui uma poética traçada na materialização de conceitos. Desenho e escultura dão origem um ao outro através de formas fechadas que engendram o lugar privilegiado das significações. Em ambas linguagens, transita entre o orgânico e o geométrico numa escolha por formas depuradas enlaçadas a uma linha de respiração, de amolecimento. Em Monteiro, escultura e desenho são criados no embate do gesto com a matéria. A organicidade que permeia toda obra traduz a força vital que lhe é aplicada no momento da criação. Através do risco ele reordena massas de um espaço interno, sejam as do plano do papel ou as amorfas da argila. Entre as linguagens percebemos a migração de características de forma, matéria, tempo e espacialidades. Sem a preocupação de uma teoria geral ou mesmo de tentar esgotar as possibilidades, o que temos são estudos de casos dentro da obra destes artistas a partir da década de 90Abstract: This work shows dialogs that may exist between drawings and sculptures, works and artists inside their process of creation. It has been built by the look of the artist, the sensible look of someone who works with both languages and reckons upon the experience of art-education in museums. Amilcar de Castro, Ester Grinspum, and Paulo Monteiro are significant artists in my process of apprenticeship, and prominent in the national art scenario. An affective choice is at stake, but it has been countersigned by expositions in which they figure together. Castro used to mould the sculpture from the projective drawing, create the two-dimensional form, cut it, and then reflected upon ways of three-dimensioning it by cutting and folding. A sensible geometry overcame the rigidity of the elementary geometrical forms. The same geometry was reflected in his drawings, which were sometimes made by ruler, sometimes incorporating the strength of the gesture in which the form acquiesced the rhythm of the body. Grinspum, a poetics delineated in the materialization of concepts. Drawing and sculpture give rise to one another through closed forms which engender the privileged place of significations. In both languages, she transits among the organic and the geometric in order to choose the elementary forms, enlaced to a breath line, a softening line. In Monteiro, sculpture and drawing are created by the clash between the gesture and the matter. The organity which permeates the whole work expresses the vital force that is applied to it in the moment of creation. Through the stroke he rearranges masses of an internal place, even the ones of the paper?s ground or the clay?s amorphous. Among the languages we may perceive the passage of characteristics of form, matter, time, and spaciality. Without the preoccupation of a general theory, or even of trying to deplete the possibilities, what we have are the studies of cases inside the work of these artists from the nineties onMestradoArtesMestre em Artes[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Nardin, ErmelindoCouto, Maria de Fatima MorethyUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGramolelli, Mariana Gambini Damasceno2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed2 v. : il. + 1 Anexo e 2 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615941GRAMOLELLI, Mariana Gambini Damasceno. Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas: obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90. 2008. 2 v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615941. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-25T14:07:54Zoai::806260Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-25T14:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90 Among drawings and sculptures : works of Amilcar de Castro, Ester Grinspum and Paulo Monteiro from the nineties on |
title |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90 |
spellingShingle |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90 Gramolelli, Mariana Gambini Damasceno Desenho Escultura Improvisação (Representação teatral) Drawing Sculpture Improvisation (Acting) |
title_short |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90 |
title_full |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90 |
title_fullStr |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90 |
title_full_unstemmed |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90 |
title_sort |
Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90 |
author |
Gramolelli, Mariana Gambini Damasceno |
author_facet |
Gramolelli, Mariana Gambini Damasceno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960- Nardin, Ermelindo Couto, Maria de Fatima Morethy Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gramolelli, Mariana Gambini Damasceno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Escultura Improvisação (Representação teatral) Drawing Sculpture Improvisation (Acting) |
topic |
Desenho Escultura Improvisação (Representação teatral) Drawing Sculpture Improvisation (Acting) |
description |
Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615941 GRAMOLELLI, Mariana Gambini Damasceno. Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas: obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90. 2008. 2 v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615941. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615941 |
identifier_str_mv |
GRAMOLELLI, Mariana Gambini Damasceno. Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas: obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90. 2008. 2 v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615941. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed 2 v. : il. + 1 Anexo e 2 CD-ROM. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138486194798592 |